Não há em língua portuguesa um manual que aborde a alfabetização em hebraico dentro da Tradição Sefaradita Hispano-Portuguesa. O Brasil possui milhares de descendentes de judeus sefaraditas, descendentes de Anussim (judeus forçados a se converter pela Inquisição), mas se algum deles deseja retornar e aprender hebraico, será ensinado apenas a pronúncia simplificada do hebraico moderno falado hoje no moderno Estado de Israel.
A proposta deste projeto é exatamente oferecer uma opção acessível aos judeus, descendentes de judeus ou interessados em língua hebraica, que desejam aprender uma pronúncia livre de influências modernas, tal qual ainda é usada pelas poucas comunidades sefaraditas tradicionais ainda existentes. A pronúncia preservada pelas comunidades Judaicas Sefaraditas de tradição Hispano-Portuguesa era utilizada em Israel ainda durante o período do Segundo Templo, como será melhor explicado no manual que será oferecido.
Produzir conteúdos como estes consomem muito tempo. Não é fácil elaborar um manual para ensino de idiomas, muito menos em uma língua como o hebraico, ainda mais o hebraico dentro de uma tradição histórica (que é diferente do falado hoje). Assim sendo, é preciso que um profissional se dedique na elaboração do material. O dinheiro arrecadado será usado para custear tradução de materiais em outros idiomas (como inglês e hebraico), assim como a elaboração de um manual didático e a gravação de vídeos/áudios contendo a pronúncia correta do hebraico conforme a tradição sefaradita (que em alguns casos possui diferenças significativas em relação ao hebraico moderno). Claro, além de ensinar a pronúncia do Hebraico conforme a tradição sefaradita tradicional, o curso oferecerá também orientações sobre a leitura do Hebraico Moderno, tal qual usado hoje no Estado de Israel. Assim sendo, quem tiver acesso ao manual e aos vídeos/áudios terá a possibilidade de ler e diferenciar entre as duas formas de pronuncia.
O trabalho será feito por um linguista, especialista em tradução e conhecedor da pronuncia do hebraico sefaradita, tal qual é mantida tradicionalmente nas Comunidades Sefaraditas Hispano-Portuguesas de Amsterdam, Londres e New York. É também especialista em desenvolvimento de materiais didáticos e em ensino de idiomas.