Negritude - Temos Consciência
Negritude- Temos Consciência
Pirenópolis - GO
CrowdfundingQuestões RaciaisEventos
Captação privada

NEGRITUDE - TEMOS CONSCIÊNCIA  é uma evento idealizado e produzido por Gil Tobias, produtora e educadora cultural do município de Pirenópolis/GO desde 2018, no intuito de apresentar a cultura afro brasileira pirenopolina para a comunidade.

Um evento que trata sobre ancestralidade, identidade, espiritualidade e cultura negra, através de apresentações artísticas e oficinas para crianças, adolescentes e adultos pirenopolinos.

Nesses quatro anos de existência e de resistência, o evento acontece sem nenhum subsídio até o momento, porém para esse ano de 2022 houve a necessidade de expandir na intenção de trazer mais representatividade cultural negra para o evento e para a comunidade.

Por isso, pedimos o seu apoio. Ajude esse evento a se manter vivo, Seja um apoiador.


Gratidão pela sua ajuda!!


Axé!!!

É muito fácil participar.

Finalize em segundos!

Mais de 2 milhões de brasileiros

Pagamento seguro

Parcele em até 12X

Em Novembro é comemorado uma data importante para a comunidade negra, o dia 20 de Novembro. Um marco onde temas como racismo, preconceito e negritude possam ser discutidas não somente pela comunidade negra, mas por toda a sociedade brasileira.  Porém, precisa -se abranger  tornando o mês de Novembro o mês Negro, na qual, a cultural afro brasileira possa ser apreciada, disseminada e reconhecida. Uma cultura que antes era vista como marginalizada, hoje faz parte do patrimônio imaterial brasileira que é o caso da capoeira.

A comunidade negra está tomando força e espaço, tornando-se conhecida pelo seu valor histórico e cultural e o projeto Negritude - Temos Consciência vem para fortalecer ainda mais esse crescimento de afirmação, aceitação e identidade negra, através das oficinas e palestras tendo como foco central a cultura afro-brasileira.

O Projeto “ Negritude - Temos Consciência", teve início em 2018 partindo de uma ideia onde foi observado que no município de Pirenópolis- GO até aquele momento, não existia nenhum eventos e/ou manifestações comemorativas ao dia 20 de Novembro efetivas na cidade, surgindo daí a ideia de promover uma evento nessa data na qual se poderia conversar, conhecer, aprimorar e/ou trocar conhecimento sobre a cultura afro brasileira e afro pirenopolina. 

No dia dia 20 de Novembro de 2018 foi realizado a primeira edição do evento “ Negritude- Temos Conciência”, apresentando uma coletanea de documentarios tendo como protagonista o(a) negro(a) finalizando com uma roda de conversa com o convidado palestrante e coach Iradj Eghrari. O evento desse a estimativa de 40 pessoas presentes. Foi realizado no Cine Pireneus no município de Pirenópolis-O com entrada gratuita. O evento não obteve recursos financeiros e/ou apoio da prefeitura, das secretarias municipais, estadual e de terceiros.

Em 2019, aconteceu a segunda edição do evento já obtendo o apoio das Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e da Secretaria de Cultura das do município de Pirenópolis-GO. Neste ano o evento ofereceu nas escolas municipais de Pirenópolis-GO, oficinas de confecção da boneca Abayomi  de contação de histórias Afro Brasileira ( todas as histórias foram escritas por autores brasileiros). Esse trabalho foi feito durante uma semana, agraciando sete(7) escolas. As profissionais convidadas a  darem as oficinas e a contação de história foram Adelina Benedita, professora aposentada do DF, palestrante, coordenadora do projeto ‘ Rainha Coroadas’( projeto voltado para a valorização das mulheres negras) e integrante do Coletivo de Mulheres Negras do DF e Entorno Baobás e do Coletivo de Mulheres Negras Ominira, Gil Tobias, professora primária e de dança afro, produtora e educadora cultural, atriz formada e contadora de história. E foi através dessa ação iniciou uma parceria junto a Secretaria de educação e a Secretaria de Cultura do município de Pirenópolis. No dia 20 de Novembro do mesmo ano houve o evento “ Negritude - Temos Consciência", com a participação de artistas locais e do estado, tendo: Exposição de arte Gráfica com o artista gráfico goiano Hector Angelo, apresentação de dança, música, canto e teatro. O evento teve em média 20 artistas artistas envolvidos e mais 10 voluntários na equipe técnica, tendo com estimativa de público 150 pessoas presentes no Cine Pireneus na cidade de Pirenópolis - GO. O evento não obteve financiamento da prefeitura, das secretarias municipais e estadual, foi realizado somente com apoiadores e voluntários.

Em 2020 o evento foi premiado pela Fundação Palmares com o prêmio “ Arte do Quilombo”.

Nesse mesmo ano houve a terceira edição do evento, porém, devido a pandemia ocorreu de uma forma online com transmissão ao vivo pela página do Facebook Gil Tobias Produtora Cultura, com a apresentação de artistas locais. Seguindo as normas de distanciamento, o elenco de artistas e de voluntários foi reduzido e a transmissão foi feita na casa da produtora cultural Gil Tobias. Mesmo sem ter o recurso de impulsionamento do Facebook o evento foi assistido até o momento por quase 2.000 pessoas, pode chegar até mais pois está disponível ao publico na página do facebook Gil Tobias Produtora Cultural.

Em 2021, na sua quarta edição, o evento aconteceu presencialmente seguindo todo os protocolos da OMS, tendo a participação de artistas voluntarios como Maracatu Baque de Rocha de Pirenópolis, Capoeira Só Angola, poetisa e escritora Marieta de Sousa e Contação de História Afro Brasiliera com Gil Tobias. Nesse mesmo do ano o evento foi premiado novamente pela Fundação Palmares no Edital " Arte de Palmares".

Todas as iniciativas desde 2018 acontece sem nenhum tipo de recurso financeiro ate o momento, porém, a cada ano se torna mais complicado manter o evento. Por isso, posso o seu apoio para o evento continuar na existencia e na resistencia.

Com o Valor arrecadado iremos:
Comprar material para realização de oficinas de artesanato afro brasileiro para crianças e adolescentes da comunidade de Pirenopolis;
Dar um contribuição financeira para os artistas e tecnicos envolvidos como ajuda no transporte e cachê;
Oferecer um kit lanche para todos os envolvidos como artistas e tecnicos.




 
Me Gil Tobias, sou produtora, educadora cultural, professora, coordenadora do Coletivo de Mulheres Negras Ominira de Pirenópolis e atriz.
Atrapalho com evento a 10 anos, como produtora, assistente de produção e atriz.
Falar sobre a negritude é necessario e urgente, e discurtir sobre isso para mim e uma honra.
Trabalhar com eventos é um prazer.

Contribua com o que puder porque no financiamento
coletivo 20 reais de cada pessoa faz uma grande diferença!

Fale com a Kickante

A mais completa plataforma de
Crowdfunding do Brasil

Captação Privada
Negritude- Temos Consciência
Pirenópolis - GO
CrowdfundingQuestões RaciaisEventos
Campanha lançada em 25/01/2022

Campanha Flexível

Destaque

Victor Henrique Fernandes

1º Kick

R$ 15,00

Alexandre Pereira Medeiros

Maior Kick

Daniel Cabral Ferreira da Costa

+ Recente

+ 2 milhões

de brasileiros participando na Kickante

Mais de 300 milhões de reais

Contribuídos para projetos variados

+ 100 mil projetos

São milhões de brasileiros impactados!

Painel Transparente

Veja o status real de toda contribuição.