version: 240705-7bf660a8
O impacto
O impacto
O impacto
Porto Alegre - RS
CrowdfundingCinema, Vídeos e TVCaridade e Filantropia
Captação Privada
O impacto

O impacto

A plataforma mais premiada do Brasil

O Impacto” é um longa-metragem de 100 minutos que contará a história da maior tragédia climática do sul do Brasil através da trama desenvolvida pela perspectiva de um bombeiro civil e sua família. O roteiro traz a história de diversos personagens que retratam os milhões de residentes do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes, fazendo do filme um registro importante sobre esse acontecimento.

O principal objetivo do nosso projeto, é uma iniciativa independente que busca fazer do filme um instrumento de suporte e ajuda para diversos bombeiros civis. Esse grupo de heróis é formado por cidadãos que exerceram essas ações de forma voluntária durante essa grande tragédia.

 Estes homens e mulheres estiveram na linha de frente do salvamento e resgate de milhares de pessoas no nosso Estado, ajudaram na distribuição de alimentos e atualmente ajudam famílias que estão buscando alguma alternativa de recomeço. A nossa percepção é de que se levará muito tempo para a reconstrução de muitos lares e cidades. Desta forma, sabemos que cada ajuda, por mínima que seja, se torna fundamental nesse processo e os bombeiros civis voluntários seguem atuando ativamente em prol da população afetada, inclusive distribuindo alimentação e água potável.

A parte da história desses heróis que poucas pessoas sabem, é que eles atuaram com equipamentos escassos e muitas vezes com roupas e acessórios com numerações menores, afetando sua integridade física e psicológica.

Com a produção de “O impacto”, a Catrina Films, por meio da distribuição e venda do filme, almeja que com os lucros, possa ajudar diversas iniciativas desse grupo, seja dentro ou fora do Estado, futuramente.

E para produzirmos este filme, estamos em busca DO SEU APOIO que acredita que a Arte pode ajudar a mudar o mundo para melhor! É uma obra que transcende o mundo do entretenimento e que carrega em seu DNA, uma missão de apoio à população gaúcha assolada pelas enchentes de maio de 2024.



R$ 25,00

Bronze

Agradecimento especial por email + Link do documentário sobre a perspectiva dos bombeiros civis diante da tragédia.

Kick único

Entrega prevista 09/2024

Produto Digital

É muito fácil participar.

Finalize em segundos!

Mais de 2 milhões de brasileiros

Pagamento seguro

Parcele em até 12X

PRODUÇÃO

“O Impacto” é um projeto de um filme que se baseia em muitos relatos reais, em notícias e em registros das próprias produtoras e do protagonista do filme para contar este triste episódio que o solo gaúcho está vivenciando. É impossível não conhecer alguém que tenha perdido tudo ou que teve de sair de casa para se proteger das chuvas que caíram no Rio Grande do Sul, no mês de maio. O processo dos resgates foi roteirizado conforme a vivência do ator Naian Meneghetti que será o protagonista da história e que trabalha, também, como bombeiro civil. Naian resgatou centenas de pessoas ininterruptamente, na cidade de Canoas, durante semanas. Canoas teve 2/3 de seu território tomado pelas águas e atingindo mais de 180 mil moradores. Os relatos do ator na linha de frente são de arrepiar e estão presentes na trama, juntamente com registros televisivos e de redes sociais que comoveram o Brasil e o mundo. As produtoras tiveram amigos e familiares que perderam tudo e suas histórias também serviram para criar o roteiro - além de histórias de diversos civis da região metropolitana.



Naian Meneghetti

Além de relato histórico, esta obra foi pensada para ser um produto audiovisual forte, impactante e completamente artístico, construído a partir de elementos, técnicas e criações em efeitos especiais e maquiagem FX - pontos imprescindíveis para cativar o público, por meio de uma história densa e dramática. “O Impacto” é um projeto que tem em seu corpo técnico, excelentes profissionais que planejam criar elementos primordiais em efeitos especiais e visuais, principalmente relacionados a produzir de maneira fidedigna algumas locações que recriarão a enchente.



Naian Meneghetti em ação como bombeiro civil nos salvamentos e resgates

RELEVÂNCIA

A tragédia sem precedentes que atinge o Rio Grande do Sul desde o dia 27 de abril de 2024 e que abarca cerca de 90% dos municípios gaúchos é algo que jamais imaginamos que iríamos passar. São milhões de pessoas afetadas diretamente, dezenas de mortos, milhares de pessoas desabrigadas e desalojadas, cidades completamente devastadas, estradas e pontes levadas pelas enxurradas e muita incerteza de um futuro breve com oportunidade de reconstrução e de normalidade. Usar a Arte para ajudar a população gaúcha é uma forma de registrar o ocorrido para contar histórias comoventes, de superação, milagres e uma das maiores ondas de solidariedade que o nosso país criou para ajudar uma população que está insegura, perdida e necessitando do básico para seguir em frente. São muitas pessoas que perderam tudo: sua casa, seu ganha-pão, familiares e bichinhos de estimação. Entretanto, milhares de atos de amor são demonstrados a cada segundo nas cidades atingidas. São civis ajudando civis, celebridades, influencers, jogadores de futebol, atletas em geral, artistas e empresários se unindo para amenizar o impacto do desastre nas milhares de vidas afetadas pelas águas. É um projeto que exaltará o povo brasileiro e sua solidariedade aos milhões de gaúchos atingidos por esta catástrofe. 


JUSTIFICATIVA

Produzir este filme é mostrar ao mundo esta tragédia e as histórias por trás dela, que por mais que sejam desoladoras a todos nós, é uma mostra de quanto o ser humano unido é forte e pode fazer a diferença através da solidariedade, do amor e da empatia. O foco é exatamente este: mostrar nossa união através do amor ao próximo. O quanto podemos sentir a dor do nosso próximo e termos capacidade de ajudar pessoas desconhecidas e muitas vezes, longe, até mesmo, de nossas cidades.  Algumas das situações trágicas e de muito amor e solidariedade foram base para a escrita do roteiro porque são histórias tocantes e imprescindíveis de serem contadas.

Além disso, este projeto irá empregar muitos profissionais que perderam seus trabalhos e acabaram migrando para outras áreas laborais como meio de subsistência durante a pandemia e que ainda hoje estão tentando se reerguer. Todavia, com as incertezas econômicas resultantes das enchentes, muitos estão aflitos com o futuro na área audiovisual e cultural gaúcha. São pessoas qualificadas que abraçaram este projeto com o objetivo de produzi-lo e de ter esperanças de dias melhores no âmbito profissional.


O IMPACTO DA TRAGÉDIA

Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, mais de 469 foram atingidos pelas chuvas, foram cerca de 50 bloqueios de estradas, pontes destruídas e muitas regiões precisando de atenção ou completamente isoladas. E com um agravamento deste cenário, o frio intenso tomou conta do Estado dias após as enchentes, causando milhares de casos de hipotermia em pessoas e animais.

Água potável, alimentos, colchões, cobertores, produtos de limpeza, roupas de frio e medicamentos são os pedidos mais urgentes solicitados pelos prefeitos nestes municípios. O número da Defesa Civil são estarrecedores:

- Mais de 581 mil de pessoas desalojadas;

- Mais de 81 mil em abrigos;

- Mais de 76 mil pessoas resgatadas por barcos, jet skis ou helicópteros;

- Cerca de 2,4 milhões de habitantes atingidos.

- Infelizmente mais de 172 pessoas perderam a vida e dezenas continuam desaparecidas;

- Mais de 800 feridos;

- Mais de 11 mil animais resgatados.

O impacto visual de regiões inteiras é impressionante de se ver “o antes e o depois”. Cidades turísticas como Gramado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Canela, sofreram danos muito fortes com alagamentos, rachaduras em estradas, deslizamentos e óbitos. Rios transbordaram com violência, engolindo cidades inteiras sem tempo de evacuação, como foi o caso da cidade de Eldorado do Sul na região Metropolitana de Porto Alegre. Estudiosos falam que não será possível reconstruir a cidade no local onde está pelo tamanho da destruição. 


A HISTÓRIA DO FILME

” O Impacto” é um drama que será gravado em Porto Alegre e retratará através de todos os personagens muitas histórias e acontecimentos que nos impactaram ao longo de semanas nas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul.

A trama vai estar focada em três personagens principais que representarão os três pilares que alicerçam o episódio:

- Matheus Adib: bombeiro civil que representa os heróis que arriscaram suas vidas para salvar pessoas e animais. Matheus trabalhará no resgate em Canoas. Além disso, sofrerá o drama que ter sua esposa (Olívia) entre os desaparecidos pelas enchentes no Estado;

Olívia Adib: técnica de enfermagem que trabalha com “homecare”. Esposa de Matheus, ela representa as milhares de pessoas que necessitaram de salvamento para sobreviver;

- Gabriela Adib: assistente social, irmã de Matheus. Representa os milhões de cidadãos que ajudaram as vítimas das enchentes. Gabriela trabalhará como voluntária em um abrigo.

Outros personagens coadjuvantes terão muita importância na história, pois representarão os diversos civis brasileiros, como pessoas influentes que fizeram vaquinhas para ajudar o povo gaúcho, repórteres que trabalharam arriscando suas vidas para levar informação para as pessoas, empresários que doaram toneladas de alimentos aos atingidos e personagens que representarão os moradores que sofreram com as enchentes. O foco é enaltecer o povo brasileiro e a onda de solidariedade que tomou conta do nosso país. De pessoas que largaram o conforto de suas vidas para ajudar no resgate, levar doações e medicamentos. Além dos próprios moradores que mesmo perdendo tudo tiveram força para ajudar outras pessoas.

                                  
SINOPSE

Diante da maior catástrofe climática do Rio Grande do Sul, o bombeiro civil, Matheus, é convocado para trabalhar no resgate da população nas enchentes da região metropolitana de Porto Alegre. Voltando para casa, ele é comunicado que um dique da região onde mora se rompeu. Ao buscar sua esposa, Olívia, uma forte corrente de água os arrasta em direções opostas, fazendo com que ela fique desaparecida na enchente causada pelas fortes chuvas. Enquanto Matheus e sua irmã Gabriela ajudam a população afetada, os irmãos trabalham juntos para encontrar Olivia que está grávida de 07 meses.


PROJETO IMPACTO

Como já salientado, com a venda e distribuição do filme, grande parte dos lucros será destinado para o Projeto Impacto, projeto este, criado pela Catrina Films para ajudar os bombeiros civis e suas iniciativas voluntárias que vão desde:

Salvamento e resgate de humanos e animais até fornecimento de alimentos e água potável, além do auxílio na limpeza de residências para que a população possa retornar para suas casas.


LOCAÇÕES E ÁREAS RETRATADAS

Porto Alegre servirá como locação principal para o filme “O Impacto”. A equipe do filme, assim como o elenco, serão profissionais residentes do Estado, em sua maioria. A obra irá focar nas enchentes ocorridas nas cidades da região metropolitana de Porto Alegre, como: Canoas e a própria capital - que registraram no mês de maio de 2024 a maior enchente de suas histórias. Porém, a história do filme trará o desastre em outras cidades do interior do Estado e da região.   


 

OBJETIVOS

Este projeto cinematográfico tem diversos objetivos para sua produção, a destacar:

1) Produzir um longa-metragem impactante, forte e completamente artístico sobre a maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul;

2) Agregar talentos e excelência por meio de uma equipe diversa e unida com profissionais periféricos, mulheres, negros, pardos, LGBTQIAP+, TDAH, Dislexia e surdez;

3) Dar suporte contínuo a um grande projeto social chamado Impacto que dará suporte aos bombeiros civis em suas ações de salvamento e resgate, além de suas ações em prol da reconstrução da vida de muitas famílias gaúchas atingidas pelas enchentes.

4) Oportunizar que os bombeiros civis possam ter equipamentos e roupas adequadas para diversas situações de salvamento.




Naian Meneghetti



Bombeiros civis ajudando a população com distribuição de água potável e alimentos

CATRINA FILMS

 

A Catrina Films é uma produtora audiovisual sediada em Porto Alegre (Rio Grande do Sul, Brasil) que tem em seu currículo diversos curtas-metragens que participaram de festivais em todos os continentes e tem em seu DNA a prática de utilizar o audiovisual como instrumento de transformação social. A Catrina films é a realizadora de “Lição de casa”, o primeiro filme sobre Dislexia da América latina. Para conhecer mais o nosso trabalho acesse nossas redes sociais:

LINK FACE  www.facebook.com/catrinafilms

LINK INSTAGRAM www.instagram.com/catrinafilmsbr/


Participe agora com total segurança
porque na Kickante cada pessoa faz uma grande diferença!

Fale com a Kickante

A mais completa plataforma de
Crowdfunding do Brasil

Captação Privada

O impacto

Porto Alegre - RS

Crowdfunding

Cinema, Vídeos e TV

Caridade e Filantropia

Campanha lançada em 04/06/2024

Campanha Flexível

R$ 25,00

Bronze

Agradecimento especial por email + Link do documentário sobre a perspectiva dos bombeiros civis diante da tragédia.

Kick único

Entrega prevista 09/2024

Produto Digital

R$ 50,00

Prata

Agradecimento especial por email + Agradecimento nas redes sociais do projeto + Link do documentário sobre a perspectiva dos bombeiros civis diante da tragédia.

Kick único

Entrega prevista 09/2024

Produto Digital

R$ 10.000,00

Ouro

Agradecimento nas redes sociais + nome nos créditos finais do filme + Link do documentário sobre a perspectiva dos bombeiros civis diante da tragédia.

Kick único

Entrega prevista 04/2025

Produto Digital

R$ 100.000,00

Diamante

Agradecimento nas redes sociais + nome nos créditos finais do filme + Vídeo de agradecimento por se tornar padrinho ou madrinha da nossa missão + Link do documentário sobre a perspectiva dos bombeiros civis diante da tragédia.

Kick único

Entrega prevista 04/2025

Produto Digital

+ 2 milhões

de brasileiros participando na Kickante

Meta: 1 bilhão para o Brasil.

Faça parte do movimento Kickante.

+ 100 mil projetos

São milhões de brasileiros impactados!

Painel Transparente

Veja o status real de toda contribuição.