Longa-Metragem (Aproximadamente 120 minutos)
Gênero Suspense/Romance/Fantasia
Direção e Produção: Joice Oliver, Juli Torquato e Josh Gutiérrez.
Produtora: Catrina Films
O PROJETO
A Catrina Films é uma produtora audiovisual sediada em Porto Alegre e é a idealizadora de O Pacto, este projeto que apresentamos a você! Este é um filme que nasce através do sonho de transformar uma narrativa inovadora em uma missão de apoio ao meio ambiente e o combate à insegurança alimentar. O intuito é produzir uma obra ímpar em técnicas de som, arte, efeitos especiais e maquiagem FX, realizando um filme cativante, destinado principalmente para a América latina. Este é o primeiro filme brasileiro tendo sereias como protagonistas e sendo representadas por um perfil exclusivamente animalizado. E para produzirmos este filme, estamos em busca de pessoas que enxerguem que a Arte pode mudar o mundo para melhor!
A trama foi escrita com base em estudos e relatos de pescadores de várias regiões do mundo. As sereias em O Pacto são defensoras das águas contra os predadores humanos que poluem, caçam, matam e exploram os mares e seus habitantes. Desta forma, o filme vai levantar uma bandeira ambiental por meio da trama de forma didática e sedutora. A originalidade de O Pacto está exatamente na forma em que mantém a figura genuína das sereias sem romantizar ou transformá-las em espécies humanizadas, trazendo informações científicas que poderiam explicar sobre esses seres míticos.
Esta obra foi pensada para ser um produto audiovisual forte e completamente artístico, construído a partir de elementos pouco usados no cinema brasileiro nas técnicas de som e efeitos (técnicas e criações em VFX e maquiagem FX) - pontos imprescindíveis para cativar o público, por meio de uma história densa e complexa. O Pacto é um projeto que tem em seu corpo técnico, excelentes profissionais brasileiros que estão em completa sintonia com a história e que planejam criar elementos revolucionários ao cinema brasileiro, a partir dos efeitos especiais e visuais, principalmente relacionados a produzir as sereias de forma fidedigna às pesquisas realizadas.
Esse projeto tem seu DNA e alma femininos. Sua história é escrita a partir da imaginação de duas mulheres, e também, produzida pelo trabalho preciso e minucioso, também, de duas mulheres que estão empenhadas em fazer desta obra, um marco no cinema brasileiro. Aliás, a história está focada em quatro personagens femininas com características muito fortes e diversas. É um projeto que tem mulheres exercendo diversas funções na pré-produção, produção e pós-produção.
O filme será gravado no Brasil e no México trazendo a relevância da representatividade, elemento fundamental para combatermos os estereótipos impostos aos latinos e povos originários. O Pacto almeja abrir espaço para a percepção daquilo que somos realmente, com nossas diferenças e similaridades, respeitando nossos valores e ancestralidade, unindo este lindo continente e sua diversidade, através de sua equipe e elenco. E, também, mostrar ao mundo e ao Brasil que, sim, o brasileiro é latino e que somos integrantes de um continente multifacetado, firmando o reconhecimento da identidade latina em nosso povo.
O filme gerará empregos, oportunidades na Cultura, na Economia, parcerias internacionais, porém a sua distribuição, poderá ofertar ações muito maiores e com resultados mais expressivos. É um projeto que tem um leque de ações de transformação, nos quais você poderá ter seu nome ou marca vinculada nestas ações. O Pacto tem excelentes elementos que podem favorecer sua distribuição e sucesso. É um filme que nasce com uma missão: transformar o mundo. É uma obra que transcende o mundo do entretenimento e que carrega em seu DNA, uma missão de transformações socioeconômicas e ambientais em regiões do Brasil e México (podendo ser expandida para outras regiões) propondo que com parte dos lucros da distribuição e licenciamento de O Pacto, possa ser feita a criação de projetos que visam a preservação das águas com a instalação de lixeiras ao longo do litoral brasileiro e mexicano com o intuito de conscientizar moradores e turistas sobre a importância de não jogar lixo (em especial, plástico) nos oceanos. Além destas iniciativas, poderemos dar suporte a um projeto já existente, feito de forma voluntária por uma equipe de mergulhadores do Rio Grande do Sul, o projeto Água Limpa da Extremosul mergulhos.
A lenda das sereias é a força motriz do enredo desta produção que, conta de maneira dinâmica, várias histórias que acabam sendo afetadas pelos assassinatos que ocorrem em Isla Mujeres. É uma trama sobre vida, morte, caráter, amizade, mentira, redenção, mas principalmente sobre amor e o seu poder. O Pacto encanta pela forma com que trata o instinto humano e suas nuances diante de diferentes situações. O casal protagonista, formado por Ana e León, representa a linha tênue entre o certo e o errado, até porque, quando se trata de amor, quem pode julgar as ações do outro quando seu coração está voltado apenas ao mais belo e completo dos sentimentos? É uma história sedutora do início ao fim que mexe com os instintos, faz refletir e entretém.
OBJETIVOS
Esta obra tem diversos objetivos para sua produção, a destacar:
1) Produzir um longa-metragem cativante, forte e completamente artístico, construído a partir de elementos pouco utilizados no cinema brasileiro nas técnicas de efeitos (VFX e maquiagem FX) e som.
2) Agregar talentos que buscam exibir a excelência de seus trabalhos, tendo a oportunidade de estarem inseridos na equipe de produção periféricos, mulheres, negros, pardos, asiático, LGBTQIAP+, TDAH, Dislexia e surdez.
3) Produzir uma obra para fortalecer o audiovisual brasileiro com um projeto rico em arte e cultura.
4) Dar suporte a um grande projeto social que ajudará na conscientização e limpeza dos oceanos, rios e mares no Brasil e México - primeiramente - e no combate à insegurança alimentar, criando hortas orgânicas.
UM PROJETO ORIGINAL
O Pacto é a primeira obra cinematográfica brasileira a trazer as sereias como protagonistas e esta temática é de alto consumo, visto que o público ama produtos que tenham sereísmo como foco - inclusive o Brasil é o país com maior adeptos e fãs do assunto no mundo. Por mais que a temática "Sereia" não seja original, a forma com que será contada a história a torna original. Utilizou-se a liberdade criativa para trazer características peculiares baseadas em pesquisas sobre diversas espécies marinhas, buscando elementos para construir um processo comparativo, com intuito de criar uma justificativa científica para o que sempre foi narrado como místico. Além de manter as sereias com um perfil exclusivamente animalizado, são trazidas características científicas para seu sangue, modo de reprodução e outros elementos que não foram registrados em nenhuma outra obra, seja literária, seja cinematográfica e assim, agregando valor artístico e cultural a esta narrativa fantástica.
A trama foi escrita com base em estudos e relatos de pescadores de várias regiões do mundo. A maioria dos povos que vivem perto dos mares, possuem lendas e histórias com características próprias envolvendo essas criaturas quase sempre descritas como metade mulher, metade peixe e com um canto hipnótico capaz de arrastar os homens até a água para seduzi-los e matá-los - e este encanto da voz das sereias será realizado por meio de uma técnica de som inovadora, que “brincará” com o espectador através do uso de uma determinada frequência. Nas produções vistas no mundo do Cinema e da Literatura é predominante ver as sereias sendo apresentadas com um perfil humanizado. Já neste projeto, elas são exibidas como animais marinhos em busca de alimentos em um momento muito especial em suas vidas: a gestação. A procriação das sereias mostrará o poder de restauração através das suas Células-tronco, sua migração para águas mais quentes com a finalidade de uma gestação segura e a satisfação de seus desejos peculiares que se tornam um pesadelo na vida dos navegantes.
SINOPSE
Ana é diagnosticada com a síndrome de Goodpasture e possui pouco tempo de vida. Ela resolve ir embora do Brasil e passar seus últimos momentos em Isla Mujeres (México) onde mora sua amiga de infância (Julia). Ana chega à ilha, debilitada e triste, vivendo um dia após o outro com a incerteza de um futuro. Tudo muda quando Ana conhece León, um jovem impulsivo que coloca tudo o que acredita à prova. León leva Ana até uma ilha distante, onde faz um Pacto com mulheres que dão para ela a oportunidade de ter sua vida prolongada. Enquanto a brasileira se adapta com sua nova vida, os moradores da ilha tentam decifrar os acontecimentos estranhos que começam a ocorrer no Mar no Caribe. À medida que as notícias se espalham, os fatos atraem a atenção de Fermín, um cientista e escritor muito ambicioso. Fermín percebe que está a um passo de chegar ao que sempre buscou e honrar a memória de seu irmão, que morreu como louco em um sanatório, após afirmar a existência de uma das lendas mais antigas do mundo: as sereias.
MEIO AMBIENTE
Está inserido no contexto da obra, um tópico que é extremamente atual e, sem sombra de dúvidas, um dos assuntos mais importantes no cotidiano mundial e sobre o futuro, que é a questão ambiental. O projeto quer levar ao público o debate sobre a conscientização, preservação e proteção dos oceanos e da vida marinha, visto que a história se passa em duas regiões peculiares do planeta: Brasil e México.
QUEM ESTÁ POR TRÁS DE O PACTO
Este projeto nasceu através de duas mulheres que estão juntas trilhando um caminho muito especial no audiovisual: Joice Oliver e Juli Torquato. Duas brasileiras apaixonadas pela sétima arte e que levam o amor como bandeira em seus trabalhos através de histórias que trazem impacto na vida das pessoas. Durante os últimos anos, produziram diversos curtas-metragens, um longa-metragem documental “A esperança vem da música”, uma websérie “Sob o mesmo céu” e o longa-metragem "Lição de casa", que é primeiro longa-metragem sobre Dislexia da América Latina. Com a produção de O Pacto, desejam levar o nome do cinema brasileiro aos quatro cantos do mundo e honrar este presente dado que é contar a história da lenda das sereias de maneira única.
CATRINA FILMS
A Catrina Films é uma produtora audiovisual sediada em Porto Alegre (Rio Grande do Sul, Brasil) que tem em seu currículo diversos curtas-metragens como: "Um conto de Natal"; “O silêncio do Mundo"; "Fome"; "#Quem luta, ocupa" (prêmio de melhor curta-metragem documentário no Super 9 Mobile Film Fest 2017 (Portugal)) e "Notas da vida" - sendo esses dois últimos com maior destaque, visto que participaram de festivais em todos os continentes.
Websérie
"Sob o mesmo céu" (2021) – As questões da imigração e do refúgio são tratadas a partir da história de vida de brasileiros na Europa e de estrangeiros no Brasil. Websérie em 4 capítulos.
Longas-metragens
"A esperança vem da música" (2020) – Documentário que narra a história da Orquestra Villa-Lobos. A Orquestra surgiu através de um projeto na rede pública de ensino, no qual a música transformou a vida de muitas crianças e adolescentes na periferia da zona leste de Porto Alegre. Filme e websérie em 10 capítulos.
"Afroativos" (pós-produção) – Projeto criado em uma escola pública no bairro Lomba do Pinheiro (Porto Alegre) que transforma a vida de diversas crianças e adolescentes ao combater o preconceito e o racismo a partir da conscientização, empoderamento e ressignificação da cultura afro. Lançamento em 2023.
"Lição de casa" (2023). A trajetória de um menino disléxico tentando se encaixar ao sistema de ensino em uma escola pública. Ficção que é considerada o primeiro longa-metragem sobre Dislexia do Brasil.
Mais informações em sobre longa Lição de Casa:
Instagram oficial Lição de Casa
www.instagram.com/licaodecasaofilme/