version: 240409-014dd99d
O Pacto - Filme
O Pacto - Filme
O Pacto - Filme
Porto Alegre - RS
CrowdfundingCinema, Vídeos e TVMeio ambiente
Captação Privada
O Pacto - Filme

O Pacto - Filme

A plataforma mais premiada do Brasil

O Pacto é um projeto que visa produzir um longa-metragem e que tem em sua alma uma missão socioambiental. É um projeto cinematográfico que gerará renda e oportunidade para a periferia, além de investir no combate à insegurança alimentar e na preservação das águas em diversas regiões do Brasil e América Latina.

É muito fácil participar.

Finalize em segundos!

Mais de 2 milhões de brasileiros

Pagamento seguro

Parcele em até 12X

Longa-Metragem (Aproximadamente 120 minutos)
Gênero Suspense/Romance/Fantasia
Direção e Produção: Joice Oliver, Juli Torquato e Josh Gutiérrez.
Produtora: Catrina Films

O PROJETO

A Catrina Films é uma produtora audiovisual sediada em Porto Alegre e é a idealizadora de O Pacto, este projeto que apresentamos a você! Este é um filme que nasce através do sonho de transformar uma narrativa inovadora em uma missão de apoio ao meio ambiente e o combate à insegurança alimentar. O intuito é produzir uma obra ímpar em técnicas de som, arte, efeitos especiais e maquiagem FX, realizando um filme cativante, destinado principalmente para a América latina. Este é o primeiro filme brasileiro tendo sereias como protagonistas e sendo representadas por um perfil exclusivamente animalizado. E para produzirmos este filme, estamos em busca de pessoas que enxerguem que a Arte pode mudar o mundo para melhor!
 A trama foi escrita com base em estudos e relatos de pescadores de várias regiões do mundo. As sereias em O Pacto são defensoras das águas contra os predadores humanos que poluem, caçam, matam e exploram os mares e seus habitantes. Desta forma, o filme vai levantar uma bandeira ambiental por meio da trama de forma didática e sedutora. A originalidade de O Pacto está exatamente na forma em que mantém a figura genuína das sereias sem romantizar ou transformá-las em espécies humanizadas, trazendo informações científicas que poderiam explicar sobre esses seres míticos.
Esta obra foi pensada para ser um produto audiovisual forte e completamente artístico, construído a partir de elementos pouco usados no cinema brasileiro nas técnicas de som e efeitos (técnicas e criações em VFX e maquiagem FX) - pontos imprescindíveis para cativar o público, por meio de uma história densa e complexa. O Pacto é um projeto que tem em seu corpo técnico, excelentes profissionais brasileiros que estão em completa sintonia com a história e que planejam criar elementos revolucionários ao cinema brasileiro, a partir dos efeitos especiais e visuais, principalmente relacionados a produzir as sereias de forma fidedigna às pesquisas realizadas.
Esse projeto tem seu DNA e alma femininos. Sua história é escrita a partir da imaginação de duas mulheres, e também, produzida pelo trabalho preciso e minucioso, também, de duas mulheres que estão empenhadas em fazer desta obra, um marco no cinema brasileiro. Aliás, a história está focada em quatro personagens femininas com características muito fortes e diversas. É um projeto que tem mulheres exercendo diversas funções na pré-produção, produção e pós-produção.
O filme será gravado no Brasil e no México trazendo a relevância da representatividade, elemento fundamental para combatermos os estereótipos impostos aos latinos e povos originários. O Pacto almeja abrir espaço para a percepção daquilo que somos realmente, com nossas diferenças e similaridades, respeitando nossos valores e ancestralidade, unindo este lindo continente e sua diversidade, através de sua equipe e elenco. E, também, mostrar ao mundo e ao Brasil que, sim, o brasileiro é latino e que somos integrantes de um continente multifacetado, firmando o reconhecimento da identidade latina em nosso povo.
O filme gerará empregos, oportunidades na Cultura, na Economia, parcerias internacionais, porém a sua distribuição, poderá ofertar ações muito maiores e com resultados mais expressivos. É um projeto que tem um leque de ações de transformação, nos quais você poderá ter seu nome ou marca vinculada nestas ações. O Pacto tem excelentes elementos que podem favorecer sua distribuição e sucesso. É um filme que nasce com uma missão: transformar o mundo. É uma obra que transcende o mundo do entretenimento e que carrega em seu DNA, uma missão de transformações socioeconômicas e ambientais em regiões do Brasil e México (podendo ser expandida para outras regiões) propondo que com parte dos lucros da distribuição e licenciamento de O Pacto, possa ser feita a criação de projetos que visam a preservação das águas com a instalação de lixeiras ao longo do litoral brasileiro e mexicano com o intuito de conscientizar moradores e turistas sobre a importância de não jogar lixo (em especial, plástico) nos oceanos. Além destas iniciativas, poderemos dar suporte a um projeto já existente, feito de forma voluntária por uma equipe de mergulhadores do Rio Grande do Sul, o projeto Água Limpa da Extremosul mergulhos.
A lenda das sereias é a força motriz do enredo desta produção que, conta de maneira dinâmica, várias histórias que acabam sendo afetadas pelos assassinatos que ocorrem em Isla Mujeres. É uma trama sobre vida, morte, caráter, amizade, mentira, redenção, mas principalmente sobre amor e o seu poder. O Pacto encanta pela forma com que trata o instinto humano e suas nuances diante de diferentes situações. O casal protagonista, formado por Ana e León, representa a linha tênue entre o certo e o errado, até porque, quando se trata de amor, quem pode julgar as ações do outro quando seu coração está voltado apenas ao mais belo e completo dos sentimentos? É uma história sedutora do início ao fim que mexe com os instintos, faz refletir e entretém.
 
OBJETIVOS
 
Esta obra tem diversos objetivos para sua produção, a destacar:
 
 1) Produzir um longa-metragem cativante, forte e completamente artístico, construído a partir de elementos pouco utilizados no cinema brasileiro nas técnicas de efeitos (VFX e maquiagem FX) e som.
2) Agregar talentos que buscam exibir a excelência de seus trabalhos, tendo a oportunidade de estarem inseridos na equipe de produção periféricos, mulheres, negros, pardos, asiático, LGBTQIAP+, TDAH, Dislexia e surdez.
3) Produzir uma obra para fortalecer o audiovisual brasileiro com um projeto rico em arte e cultura.
4) Dar suporte a um grande projeto social que ajudará na conscientização e limpeza dos oceanos, rios e mares no Brasil e México - primeiramente - e no combate à insegurança alimentar, criando hortas orgânicas.
 
UM PROJETO ORIGINAL
 
O Pacto é a primeira obra cinematográfica brasileira a trazer as sereias como protagonistas e esta temática é de alto consumo, visto que o público ama produtos que tenham sereísmo como foco - inclusive o Brasil é o país com maior adeptos e fãs do assunto no mundo. Por mais que a temática "Sereia" não seja original, a forma com que será contada a história a torna original. Utilizou-se a liberdade criativa para trazer características peculiares baseadas em pesquisas sobre diversas espécies marinhas, buscando elementos para construir um processo comparativo, com intuito de criar uma justificativa científica para o que sempre foi narrado como místico. Além de manter as sereias com um perfil exclusivamente animalizado, são trazidas características científicas para seu sangue, modo de reprodução e outros elementos que não foram registrados em nenhuma outra obra, seja literária, seja cinematográfica e assim, agregando valor artístico e cultural a esta narrativa fantástica.
A trama foi escrita com base em estudos e relatos de pescadores de várias regiões do mundo. A maioria dos povos que vivem perto dos mares, possuem lendas e histórias com características próprias envolvendo essas criaturas quase sempre descritas como metade mulher, metade peixe e com um canto hipnótico capaz de arrastar os homens até a água para seduzi-los e matá-los - e este encanto da voz das sereias será realizado por meio de uma técnica de som inovadora, que “brincará” com o espectador através do uso de uma determinada frequência. Nas produções vistas no mundo do Cinema e da Literatura é predominante ver as sereias sendo apresentadas com um perfil humanizado. Já neste projeto, elas são exibidas como animais marinhos em busca de alimentos em um momento muito especial em suas vidas: a gestação. A procriação das sereias mostrará o poder de restauração através das suas Células-tronco, sua migração para águas mais quentes com a finalidade de uma gestação segura e a satisfação de seus desejos peculiares que se tornam um pesadelo na vida dos navegantes.
 
SINOPSE
 
Ana é diagnosticada com a síndrome de Goodpasture e possui pouco tempo de vida. Ela resolve ir embora do Brasil e passar seus últimos momentos em Isla Mujeres (México) onde mora sua amiga de infância (Julia). Ana chega à ilha, debilitada e triste, vivendo um dia após o outro com a incerteza de um futuro. Tudo muda quando Ana conhece León, um jovem impulsivo que coloca tudo o que acredita à prova. León leva Ana até uma ilha distante, onde faz um Pacto com mulheres que dão para ela a oportunidade de ter sua vida prolongada. Enquanto a brasileira se adapta com sua nova vida, os moradores da ilha tentam decifrar os acontecimentos estranhos que começam a ocorrer no Mar no Caribe. À medida que as notícias se espalham, os fatos atraem a atenção de Fermín, um cientista e escritor muito ambicioso. Fermín percebe que está a um passo de chegar ao que sempre buscou e honrar a memória de seu irmão, que morreu como louco em um sanatório, após afirmar a existência de uma das lendas mais antigas do mundo: as sereias.
 
MEIO AMBIENTE
 
Está inserido no contexto da obra, um tópico que é extremamente atual e, sem sombra de dúvidas, um dos assuntos mais importantes no cotidiano mundial e sobre o futuro, que é a questão ambiental. O projeto quer levar ao público o debate sobre a conscientização, preservação e proteção dos oceanos e da vida marinha, visto que a história se passa em duas regiões peculiares do planeta: Brasil e México.
 
MISSÃO: PROJETO SIRENA
O Pacto é uma proposta artístico-cultural aliada a uma ação didática da importância de preservação do Meio Ambiente. Esta missão leva o nome do maior símbolo do projeto, valorizando o feminino e o tema central do nosso filme. A iniciativa traz em seu cerne o elemento que dá vida ao planeta. A água simboliza origem, transformação e purificação. Neste projeto ela é o grande foco. O propósito é ajudar e educar a população sobre a importância de se cuidar das águas.
 
- Lixeiras ecológicas no litoral:
 
Uma parte dos lucros, referentes ao licenciamento e distribuição da obra, será investida na produção de lixeiras sustentáveis que serão distribuídas em regiões litorâneas do Brasil (iniciando por Arambaré e Torres - RS) e México (iniciando por Isla Mujeres), para que assim, seja possível apoiar a limpeza pública e preservação das praias. Moradores e veranistas poderão descartar os resíduos com segurança, evitando que plásticos e outros lixos parem nos oceanos.

Hortas orgânicas

Esta é uma contrapartida que se concentra em ser uma ação permanente e que atingirá diversas regiões, iniciando pelo Rio Grande do Sul e Isla Mujeres (México) e expandindo para outras regiões ao longo do tempo. Através de um profissional especializado em hortas orgânicas, serão realizados:

- Qualificação:

Capacitação dos agricultores para o uso sustentável dos recursos naturais mediante cursos teóricos e práticos de como desenvolver hortas orgânicas (0% de uso de agrotóxicos);

- Economia:

Promoção da segurança alimentar e da geração de renda, a partir da venda do excedente das produções originadas das hortas domésticas e comunitárias;

- Meio ambiente: 

Incentivar a fertilização do solo com insumos orgânicos provenientes de composteiras, a conservação dos recursos naturais e aumento da biodiversidade através da agricultura orgânica. 

 

 




QUEM ESTÁ POR TRÁS DE O PACTO

Este projeto nasceu através de duas mulheres que estão juntas trilhando um caminho muito especial no audiovisual: Joice Oliver e Juli Torquato. Duas brasileiras apaixonadas pela sétima arte e que levam o amor como bandeira em seus trabalhos através de histórias que trazem impacto na vida das pessoas. Durante os últimos anos, produziram diversos curtas-metragens, um longa-metragem documental “A esperança vem da música”, uma websérie “Sob o mesmo céu” e o longa-metragem "Lição de casa", que é primeiro longa-metragem sobre Dislexia da América Latina. Com a produção de O Pacto, desejam levar o nome do cinema brasileiro aos quatro cantos do mundo e honrar este presente dado que é contar a história da lenda das sereias de maneira única. 

CATRINA FILMS

A Catrina Films é uma produtora audiovisual sediada em Porto Alegre (Rio Grande do Sul, Brasil) que tem em seu currículo diversos curtas-metragens como: "Um conto de Natal"; “O silêncio do Mundo"; "Fome"; "#Quem luta, ocupa" (prêmio de melhor curta-metragem documentário no Super 9 Mobile Film Fest 2017 (Portugal)) e "Notas da vida" - sendo esses dois últimos com maior destaque, visto que participaram de festivais em todos os continentes.

Websérie

"Sob o mesmo céu" (2021) – As questões da imigração e do refúgio são tratadas a partir da história de vida de brasileiros na Europa e de estrangeiros no Brasil. Websérie em 4 capítulos.

 

Longas-metragens

"A esperança vem da música" (2020) – Documentário que narra a história da Orquestra Villa-Lobos. A Orquestra surgiu através de um projeto na rede pública de ensino, no qual a música transformou a vida de muitas crianças e adolescentes na periferia da zona leste de Porto Alegre. Filme e websérie em 10 capítulos.

 

"Afroativos" (pós-produção) – Projeto criado em uma escola pública no bairro Lomba do Pinheiro (Porto Alegre) que transforma a vida de diversas crianças e adolescentes ao combater o preconceito e o racismo a partir da conscientização, empoderamento e ressignificação da cultura afro. Lançamento em 2023.

 

"Lição de casa" (2023). A trajetória de um menino disléxico tentando se encaixar ao  sistema de ensino em uma escola pública.  Ficção que é considerada o primeiro longa-metragem sobre Dislexia do Brasil.

 

Mais informações em sobre longa Lição de Casa:

Instagram oficial Lição de Casa

www.instagram.com/licaodecasaofilme/

Participe agora com total segurança
porque na Kickante cada pessoa faz uma grande diferença!

Fale com a Kickante

A mais completa plataforma de
Crowdfunding do Brasil

Captação Privada

O Pacto - Filme

Porto Alegre - RS

Crowdfunding

Cinema, Vídeos e TV

Meio ambiente

Campanha lançada em 04/03/2024

Campanha Flexível

R$ 25,00
0 Kicks
R$ 50,00
0 Kicks
R$ 120,00
0 Kicks
R$ 300,00
0 Kicks

+ 2 milhões

de brasileiros participando na Kickante

Meta: 1 bilhão para o Brasil.

Faça parte do movimento Kickante.

+ 100 mil projetos

São milhões de brasileiros impactados!

Painel Transparente

Veja o status real de toda contribuição.