De acordo com dados da Statista, apenas 17.4% do lixo eletrônico do mundo foi propriamente reciclado em 2019. Além disso, segundo o "Global E-waste Monitor" de 2017, o mundo produz cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico atualmente. São dados alarmantes, mas venho por meio desta campanha tentar alterar um pouco isso.
O "Obsoletech" será um site no qual as pessoas poderão comercializar seus "desapegos" tecnológicos. Você com certeza tem alguma tecnologia obsoleta em casa, e acredite se quiser, há quem tenha interesse nelas. A lista é longa: DVDs, CDs, Walkman, vinis, videogames antigos, vitrolas, televisões, fitas VHS, câmeras, computadores antigos (e suas peças), dentre muitos outros. Por que não tentar vendê-los, e, consequentemente, não deixá-los aumentar ainda mais o número alarmanete de lixo eletrônico no mundo?
Contratação de um (ou mais) programador(es) para a criação e montagem do site, além da compra do domínio.
Sou estudante de jornalismo e entusiasta da tecnologia e do meio ambiente. Após assistir ao documentário "The Light Bulb Conspiracy", cujo tema é a obsolescência programada, me senti inspirado para fazer algo sobre.