O Programa Amigos da Onça (PAO) conta com uma equipe de pesquisadoras, colaboradores e parceiros que trabalham de forma interdisciplinar em um dos biomas brasileiros mais desafiadores do ponto de vista ambiental, institucional e social, e altamente vulnerável às mudanças climáticas – a Caatinga.
Nossas bandeiras são os dois maiores felinos das Américas, a onça-pintada e a onça-parda, ameaçadas de extinção. O Programa atua desde 2012 pelo Instituto Pró-Carnívoros, em várias localidades na região do Parque Nacional e da Área de Proteção Ambiental do Boqueirão da Onça e seus entornos, no norte da Bahia.
É muito fácil participar.
Finalize em segundos!
Mais de 2 milhões de brasileiros
Pagamento seguro
Parcele em até 12X
O PAO já construiu 18 currais anti-predação (localmente chamados de chiqueiros) em parceria com a Tetrapak® em duas comunidades do Boqueirão da Onça, Lagoa do Mari, em Sento Sé, e Queixo Dantas, Campo Formoso, ambas na Bahia, entre 2014 e 2015.
Precisamos da sua colaboração para finalizar as construções de Lagoa do Mari, que são fundamentais para a convivência entre as onças e as comunidades locais do Boqueirão da Onça.
Em termos práticos precisamos:
Participe da nossa campanha, sua doação é muito importante para a continuidade do trabalho do PAO e a conservação das onças-pardas e pintadas na Caatinga! Junte-se à nossa causa!
Uma das maiores ameaças às onças da Caatinga é a caça por retaliação em decorrência de predações de rabanhos de caprinos e ovinos. Entenda como a melhoria dos currais pode salvar as onças:
CONHEÇA AS AÇÕES DO PROGRAMA
As pesquisas e as ações do PAO buscam promover a conservação das populações de onças da Caatinga, por meio de dois eixos de pesquisas: biologia e ecologia e dimensões humanas da conservação das espécies.
Eixo de Ecologia e Biologia
Objetivos
Estudar e monitorar as populações de onças-pintadas e onças-pardas (e suas presas naturais), identificar as áreas prioritárias para a execução de ações de conservação destes felinos na área das Unidades de Conservação do Boqueirão da Onça e seu entorno, e compreender qual a influência da atividade humana sobre esses animais silvestres.
Eixo de Dimensões Humanas
Objetivos
Identificar, descrever, entender e, quando possível, influenciar comportamentos humanos a favor da conservação das espécies em seus habitats. Favorecer o desenvolvimento humano como meio de promover a coexistência (e diminuir os conflitos) humanos-fauna silvestre.
As pesquisas e ações do Programa Amigos da Onça são realizadas pelas pesquisadoras Carolina Esteves, Daiana Polli e Francine Schulz, pelas colaboradoras externas Cláudia Campos e Maísa Ziviani, Sylvia Hiromi na coordenação de comunicação, e pelos estagiários e auxiliares de campo Neto e Ismael!
A nossa equipe busca ser reconhecida pela excelência e rigor de suas realizações, honestidade e transparência no uso e administração dos recursos materiais e apoios recebidos. Pretende também trazer contribuição efetiva e duradoura de suas ações para a conservação das onças na Caatinga. Sua interlocução e articulação com as pessoas e instituições da região, seu pioneirismo, acessibilidade e visão orgânica do contexto local, são fatores que a equipe considera como determinantes para liderar seus esforços de conservação, e por isso os mantém como compromisso permanente do Programa.
🐆 Após essa campanha, o Programa Amigos da Onça espera ainda fazer mais parcerias, institucionais ou com pessoas que queiram proteger as onças e os sertanejos! Juntos!
Obrigada,
Equipe Programa Amigos da Onça, Instituto Pró-Carnívoros.
https://procarnivoros.org.br/projeto/programa-amigos-da-onca-grandes-predadores-e-sociobiodiversidade-na-caatinga/
Entre em contato conosco:
Campanha Flexível
Destaque
1º Kick
Maior Kick
R$ 4.950,00
+ Recente
de brasileiros participando na Kickante
Faça parte do movimento Kickante.
São milhões de brasileiros impactados!
Veja o status real de toda contribuição.