O autismo, atualmente chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição caracterizada por comprometimento na comunicação e interação social, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos.
Uma em cada 100 crianças tem o Transtorno do Espectro Autista (TEA), mostrando incremento significativo ao longo do tempo. Há alguns anos, ocorria um caso para cada 500 crianças. A estimativa é que, em todo o mundo, 70 milhões de pessoas tenham TEA, sendo 2 milhões no Brasil.
O tratamento do TEA é baseado em terapias de reabilitação que devem ser direcionadas de acordo com as necessidades de cada pessoa e envolvem equipe multidisciplinar.
Os principais objetivos do tratamento são melhorar a funcionalidade social e as habilidades de comunicação e reduzir comportamentos negativos e não-funcionais e, assim, contribuir significativamente para a qualidade de vida das pessoas com TEA e de seus familiares/cuidadores. Sabe-se que o tratamento precoce tem grande impacto no prognóstico. Ambientes com acessibilidade, educação inclusiva, programas de suporte e a inclusão no mercado de trabalho têm contribuído substancialmente para a melhora da qualidade de vida desta população.
Somos uma organização de tratamento do autismo.
O Instituto autista se dedica a criar um mundo inclusivo para todos os indivíduos com autismo ao longo de sua vida. Fazemos isso por meio de defesa, serviços, suporte, pesquisa e inovação e avanços no atendimento a indivíduos autistas e suas famílias.
A nossa missão é o compromisso de criar um mundo mais igualitário e acessível para aqueles a quem servimos. Ao aprimorar nossas soluções, abraçar a cultura e elevar a diversidade dentro e fora de nossa organização, podemos orientar indivíduos e famílias a recursos mais relevantes que podem ajudá-los a superar os obstáculos que possam encontrar e atingir todo o seu potencial.