version: 231118-69c6f1ef
logo
COSTURANDO A INCLUSÃO SOCIAL E A ECONOMIA SOLIDÁRIA
COSTURANDO A INCLUSÃO SOCIAL E A ECONOMIA SOLIDÁRIA
COSTURANDO A INCLUSÃO SOCIAL E A ECONOMIA SOLIDÁRIA
Cariacica - ES
Financiamento ColetivoCaridade e FilantropiaEmpreendedorismo e Pequenos Negócios
R$ 0,00 da meta de R$ 120.000,00
0%
COSTURANDO A INCLUSÃO SOCIAL E A ECONOMIA SOLIDÁRIA

COSTURANDO A INCLUSÃO SOCIAL E A ECONOMIA SOLIDÁRIA

A plataforma mais premiada do Brasil

Continuidade do Projeto "Costurando a Inclusão Social; e a Economia Solidária” consiste na realização de formação profissional em produção e comercialização de chinelos decorativas, colares e pulseira de miçangas em aspiral russa, turbantes e enfeites para cabeça, com carga horária de 100 horas/aula para 40 (quarenta) beneficiárias/os meninas/mulheres adolescentes e jovens, com recorte de 30% para o público LGBTQI+ dos povos e comunidades tradicionais residentes em comunidades carentes com alto índice da violência; e convivem em situações vulneráveis, riscos sociais e financeiros.

É muito fácil participar.

Finalize em segundos!

Mais de 2 milhões de brasileiros

Pagamento seguro

Parcele em até 12X

  1. Justificativa da Proposição
 A população do município, conforme estatística do IBGE de 2010 é de 348.738 habitantes, estatística do IBGE de 2019 foi de 381.285 habitantes dos quais em torno de 337.643 residem na área urbana. Há uma grande contingência de pessoas desempregadas. Há ofertas de emprego no mercado de trabalho, mas falta qualificação profissional. As condições sócias econômicas das famílias são de baixa renda; o município se destaca no ranking da violência contra mulheres e genocídio da juventude negra.
A sociedade moderna em seu processo de desenvolvimento pós-industrial, com elevada tecnologia de informação, científica e cultural, com sua ideologia consumista, individualista, hedonista e excludente está tentada à manipulação. Ao mesmo tempo em que possibilita às pessoas, oportunidade de acesso ao saber, à informação, ao trabalho, bem como a formação integral para o desenvolvimento das habilidades e aptidões pessoais, massifica e coloca na linha da exclusão muitas crianças, adolescentes e jovens que poderiam modificar o atual processo com sua força criativa e seu dinamismo historicamente comprovado.
Este é um desafio que precisa ser assumido por aqueles e aquelas que acreditam em soluções definitivas para os problemas sociais existentes no tempo chamado hoje. Não é possível crer na sociedade eticamente cidadã, socialmente justa sem promover concretamente ações que favoreçam a mudança de paradigmas e consequentemente de posturas humana sociais.
Conscientes de que a situação de pobreza e exclusão só poderá ser superada através de políticas públicas de ações afirmativas e da soma dos esforços do Poder Público e demais segmentos da sociedade interessados na transformação de tal situação, bem como na efetivação de programas que garantam a essa população o despertar da cidadania, é que a Instituição de Tradições e Cultura Afro-Brasileira São Judas Tadeu, vem desenvolvendo com a sua vinculação à Rede de Ponto de Cultura "REMA". Este projeto visa à formação humana integral, bem como, a iniciação profissional para adolescentes e jovens que enfrentam as mais diversas situações de vulnerabilidade social, juntamente com seus familiares. Ampliar o acesso de adolescentes e jovens as Políticas, Programas e Ações emergenciais que assegurem seus direitos de cidadania e ampliem a sua capacidade de inclusão e participação social.
As atividades desenvolvidas favorecerão o processo de ensino aprendizagem dos beneficiados e de suas famílias, oportunizará a socialização, a interação social, o desenvolvimento de suas potencialidades e capacidades, a formação humana e cidadã. O Projeto é um espaço de aprendizagem e integração psicossocial, bem como de satisfazer as necessidades e noções de higiene, socioambientais, ética/cidadã, durante o tempo em que ali permanecerem.

1.1 A implementação do projeto aqui proposto assegura a participação desses atores sociais sob a forma de ações e participações públicas, em torno de interesses, objetivos ou valores partilhados com os objetivos das Nações Unidas. junto as políticas públicas de ações afirmativas, a realização do desenvolvimento e a promoção e respeito dos direitos humanos.

Implementação da proposta em consonância com os 17 Objetivos da ONU (ODS) Desenvolvimento Sustentáveis; e, Implementações de atividades no espírito de reconhecimento, justiça e desenvolvimento; recomendada por meio da resolução 68/237Década Internacional dos Afrodescendentes – Organização das Nações Unidas/ONU.

  1. Meta 1

Dar continuidade ao Projeto "Costurando a Inclusão Social; e a Economia Solidária”.

2.1 Metas 2

  • Formação continuada na área cultural na produção e comercialização de chinelos decorativas, colares e pulseira de miçangas em aspiral russa, turbantes e enfeites para cabeça.

 2.2.  Objetivo

Desenvolver a formação Humana Cidadã para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social; os cursos profissional em produção e comercialização de chinelos decorativas, colares e pulseira de miçangas em aspiral russa, turbantes e enfeites para cabeça.

2.3. Objetivo Geral

Traçar meios de erradicar o processo de exclusão social, despertando o interesse e respeito pela cultura popular e povos tradicional, além de concorrer amplamente para a plena produção do conhecimento no âmbito individual e coletivo criando interface na formação profissional, com a formação humana/cidadã. Criar, assim, com a frase "Costurando a Inclusão Social; e a Economia Solidária”, um espaço da força viva, uma ferramenta de combate ao racismo, intolerância correlata, discriminação e preconceito; através da inclusão de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, risco social; e financeiro, valorizando as relações familiares, promovendo a autoestima e cidadania.

 

  1. Contextualização e Público

Trata-se de oficinas de formação profissional, para atender meninas/mulheres adolescente e jovens em situação de vulnerabilidade, risco social; e financeiro, serão selecionados 40 (quarenta) beneficiárias/os, com recorte de 30% para o público LGBTQI+; e que os/as mesmos/as, apresentem a renda familiar abaixo de 02 salários mínimos; e/ou estejam em situação de desemprego e vulnerabilidade social. Beneficiados diretamente: 60 pessoas - indiretamente: 120 pessoas.

  1. Público Alvo

O Projeto "Costurando a Inclusão Social; e a Economia Solidária”, atenderá prioritariamente:

  1. povos e comunidades tradicionais, negros/as residentes em comunidades carentes com alto índice da violência; e convivem em situações vulneráveis e riscos sociais;
  2. adolescentes e jovens em vítimas de abuso sexual; e/ou em cumprimento de medidas socioeducativas;
  3. jovens vítimas da violência familiar;
  4. trabalhadoras, inclusive coletoras de materiais recicláveis;
  5. pessoas com deficiência; e
  6. públicos prioritários dos programas do governo federal que se associem à Bolsa-Família.

Observações:

1ª) Os beneficiários (público-alvo) citados acima caracterizam-se como prioritárias, mas não exclusivas, podendo as vagas que permanecerem disponíveis serem ocupadas por outros públicos.

2ª) As pessoas com deficiência terão direito a atendimento preferencial em relação as demais.

  1. Valor agregado do projeto, incluindo diversidade de gênero

O projeto será desenvolvido para um público especifico: meninas/mulheres adolescentes e jovens pertencentes aos povos e comunidades tradicionais, negros/as com reservas de 30% para o público LGBTQIA+.

  1. Sustentabilidades e Resultado Esperado

De acordo com as descrições iniciais, este projeto já vem sendo desenvolvido alguns anos em processo continuo com resultados positivos e satisfatórios; o resultado esperado é a capacitação de adolescentes e jovens, de modo que ela/es possam organizar grupos de trabalho para geração de renda, tornando-se empreendedores, superando suas condições educacionais, socioeconômicas, visando o resgate da dignidade. Difusão da diversidade afro cultural através dos cursos profissionalizantes em produção e comercialização de chinelos decorativas, colares e pulseira de miçangas em aspiral russa, turbantes e enfeites para cabeça.

Esta proposta tem aspecto inovador, que é; fazer mostra para público externo através de: exposição, feiras, desfile entre outras atividades; com objetivo de apresentar, motivar, comercializar; e da visibilidade as peças produzidas pelas/os beneficiadas/os.

Obs. A formação, produção e comercialização será um processo contínuo; formaremos novas/os multiplicadoras/os. Principio da administração: planejamento, organização e controle – Através da economia da cultura os beneficiários multiplicarão os valores investidos e agregados nos produtos finais em novos investimentos, de forma economicamente sustentável e contínua.

  1. Metodologia

Como metodologia de ensino entende-se o conjunto de ações docentes pelas quais se organizam e desenvolvem as atividades didático-pedagógicas, com vistas a promover o desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas a determinadas bases tecnológicas, científicas e instrumentais.

Aquisição/Contratação de Produtos/Serviços – Pessoas Físicas/Jurídicas:

Marketing 3.0 – Marketing Social
Serviços Gráficos/Publicitários...
Produção de material gráfico físico/on-line...
Site, redes sociais... Publicidade...
 
Contratação de Serviços
Equipe pedagógica
Equipe técnica para formação
Administrativo
 
Desenvolvimento
Materiais pedagógicos
Materiais para produção das peças artesanais
Material de expediente
Produto de higiene e limpeza
Produção de camisetas, visibilidade da ação a ser desenvolvida
Transporte rodoviário intermunicipal para as/os beneficiarias/os
alimentação durante o desenvolvimento da formação profissionalizante e produção das peças artesanais
Locação de veículo com reboque para itinerância das mostras: feira, exposição, desfile...
Refeição durante a itinerância das mostras
 
Materiais
Aquisição de tendas para montagem de estande durante a mostra: feira, exposição desfile. Obs. Custo benefício (aquisição) fica o custo mais baixo que locações, que serão diversas na continuidade do projeto.
Aquisição de estantes, bancadas, manequins, cabides... para exposição das peças
 
 Entretenimento Durante a Itinerância
Contratação de Grupos Locais: cultura popular, arte cênicas, música, dança de rua, grafite...
QUEM SOMOS
 
A Instituição de Tradições e Cultura Afro-Brasileira São Judas Tadeu foi fundada em 01/06/1947 pela Sra. Ruth Salles, conhecida como (Mãe Ruth); tendo o registro oficial no Cartório do Estado do Espírito Santo em 1954, como uma associação civil, sem fins lucrativos, que tem por fins promover a cultura, saúde, educação, meio ambiente, esporte, a assistência social, de caráter beneficente e filantrópico. Nos anos 60, em plena ditadura recebe carta de tutora, do juizado de menores do estado do Espírito Santo, por dezenas de menores que ela amparou; dando educação e profissionalismo. Tendo como público alvo: crianças e adolescentes (alguns desses foram encaminhados pelo próprio juizado de menores e muitos não conheciam os pais), prostitutas e pessoas com distúrbio mental encaminhadas por especialistas de hospital psiquiátrico.
A Instituição tem uma ótima relação com a comunidade, foi uma das primeiras residências a se instalar na localidade. É frequentada por uma grande diversidade de pessoas: étnico-racial, social e religiosa.
 
CITAREMOS AQUI ALGUMAS AÇÕES/PROJETOS DESENVOLVIDOS
  1. Convenio 787020/2013 – Prestação de contas aprovado – Projeto “Costurando a Inclusão Social; e a Economia Solidária- assinado junto a Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Igualdade Racial/SEPPIR, Governo Federal; teve início em junho/2014 a março/2017, especifico para mulheres foram 100 mulheres dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana: adolescente, jovens e adultas com recorte para o público LGBT.
  2. Convenio 811236/2014 - Prestação de contas em análise Projeto “JUVICIDA - Juventude, Viva a Vida Cidadã” assinado junto ao Ministério da Justiça, Governo Federal; teve início em junho/2015 a setembro/2018. Foram atendidos 840 adolescentes e jovens negros entre 10 a 24 anos de idade com diversidade de gêneros em situação de vulnerabilidade e risco social.
  3. Convenio 788051 Prestação de contas aprovado - Projeto “Seminário Nacional de Saúde, Cultura; e Educação para Mulheres de Matriz Africana” assinado com a Secretaria de Políticas para Mulheres/SPM – Governo Federal, realizado em março/2014 com participação de 220
  4. Convenio 787020/2013 – Prestação de contas aprovado – Projeto “Costurando a Inclusão Social; e a Economia Solidária- assinado junto a Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Igualdade Racial/SEPPIR, Governo Federal; teve início em junho/2014 a março/2017, especifico para mulheres foram 100 mulheres dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana: adolescente, jovens e adultas com recorte para o público LGBT.
  5. Convenio 034/2013 – Prestação de conta aprovado – Projeto II Edição do FestReC Pot – Festival Regional da Cultura Popular e Tradicional – Assinado junto a Secretaria de Estado da Cultura – Secult/ES; realizado em dezembro/2013 – Vitória – ES. Participação de 840
  6. Convenio 811236/2014 - Prestação de contas aprovado Projeto “JUVICIDA - Juventude, Viva a Vida Cidadã” assinado junto ao Ministério da Justiça, Governo Federal; teve início em junho/2015 a setembro/2018. Foram atendidos 840 adolescentes e jovens negros entre 10 a 24 anos de idade com diversidade de gêneros em situação de vulnerabilidade e risco social.
  7. Convenio 811236/2014 - Prestação de contas em análise Projeto “JUVICIDA - Juventude, Viva a Vida Cidadã” assinado junto ao Ministério da Justiça, Governo Federal; teve início em junho/2015 a setembro/2018. Foram atendidos 840 adolescentes e jovens negros entre 10 a 24 anos de idade com diversidade de gêneros em situação de vulnerabilidade e risco social.
  8. Convenio 788051 Prestação de contas aprovado - Projeto “Seminário Nacional de Saúde, Cultura; e Educação para Mulheres de Matriz Africana” assinado com a Secretaria de Políticas para Mulheres/SPM – Governo Federal, realizado em março/2014 com participação de 220
  9. Prêmio Intercâmbio Cultural - Prestação de contas aprovado, recebido pelo Ministério da Cultura – Projeto Brazil Shows its Face “Brasil Mostra a Sua Cara”; participação no Brazilian Day Estocolmo e Balaio para Iemanjá em Gotemburgo, Suécia entre 06 a 15/08/2016. Apresentação afro cultural no palco do Brazilian Day e exposição de materiais produzidos (artesanatos, roupas, chinelos decorativos...), por adolescentes e jovens na instituição; estandes fornecidos pela Embaixada Brasileira na Suécia, participaram neste intercâmbio 22 adolescentes, jovens; e adultos.
  10. Prêmio III Edital Ideias Criativas Alusivas ao Dia Nacional da Consciência NegraFundação Cultural Palmares - Prestação de contas aprovado; foi realizado a III Edição do Cortejo Afro no Espírito Santo/Brasil em dezembro/2014, público participante estimado em 500 pessoas.
  11. Cultura de Redes Premiação a Redes Culturais do Brasil Categoria Local – Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural/SCDC - Minc. 2017, formação profissionalizante para 30 mulheres adolescentes e jovens com recorte de 20% para o público LGBT.
  12. Termo de Fomento Nº 904366/2020 – Em execução - “Projeto Preservação das Culturas Tradicionais, Biodiversidade e Saberes Ancestrais”. Assinado com a Fundação Cultural Palmares/FCP – Mtur; a ser realizado em junho/2022 no ES, para 150 Público alvo povos e comunidades tradicionais e convidados.
  13. Termo de Colaboração 02/2020 – Prestação de conta aprovado – Projeto V Edição do FestReC Pot – Festival Regional da Cultura Popular e Tradicional – Assinado junto a Secretaria de Estado da Cultura – Secult/ES; realizado em formato hibrido com gravação e produção videográfico nos território e transmissão ao vivo através de Live fevereiro/2021 – Vila Velha – ES. Participação direta 600 pessoas, indireta através da Live e link no youtube 66.000.
 

Fale com a Kickante

A mais completa plataforma de
Crowdfunding do Brasil

R$ 0,00
da meta de R$ 120.000,000%

Encerrado!

COSTURANDO A INCLUSÃO SOCIAL E A ECONOMIA SOLIDÁRIA

Cariacica - ES

Financiamento Coletivo

Caridade e Filantropia

Empreendedorismo e Pequenos Negócios

Campanha encerrada em 08/06/2022

Campanha Flexível

+ 2 milhões

de brasileiros participando na Kickante

Meta: 1 bilhão para o Brasil.

Faça parte do movimento Kickante.

+ 100 mil projetos

São milhões de brasileiros impactados!

Painel Transparente

Veja o status real de toda contribuição.