O projeto "Desenvolvimento de Unidade Sustentável de Produção de Peixes" propõe uma solução inovadora para a piscicultura de espécies regionais que se tornam escassas em períodos de fortes estiagens em nossa região, impactando comunidades ribeirinhas, extrativistas e indígenas, que ficam praticamente sem acesso a essa importante fonte de proteína animal.
Assim, estamos desenvolvendo este projeto com a participação de professores e discentes de diversos cursos no laboratório multidisciplinar de recursos naturais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Manacapuru, localizado a cerca de 90 km de Manaus, Amazonas, Brasil.
O primeiro protótipo foi construído com recursos próprios, utilizando caixas d’água de polietileno de 1.000 litros interligadas a um sistema de filtragem mecânica e biológica, que utiliza produtos florestais regionais. Esse sistema proporciona a reutilização da água e reduz em 80% a demanda hídrica em comparação aos métodos tradicionais de piscicultura, permitindo o cultivo de aproximadamente 30 kg de tambaqui (Colossoma macropomum), uma espécie regional muito apreciada na culinária local. Por exemplo: cada caixa suporta até 50 peixes de 600 gramas, que podem ser consumidos durante o período de estiagem.
É muito fácil participar.
Finalize em segundos!
Mais de 2 milhões de brasileiros
Pagamento seguro
Parcele em até 12X
Entretanto, é necessário avaliar, testar e incorporar ao protótipo algumas ideias desenvolvidas em conjunto com nossos discentes, incluindo:
O modelo de baixo custo e escalável, proporciona benefícios como preservação ambiental, sem desmatamento ou poluição, e inclusão social, empoderando grupos locais vulneráveis às variações climáticas anuais na região.
Com um nível tecnológico de pesquisa aplicada, o projeto combina inovação incremental, bioeconomia e sustentabilidade, com o objetivo de ser expandido para outras regiões que necessitem de soluções para a geração de alimento e renda, promovendo acesso à proteína animal e dignidade às comunidades.
Entretanto, apesar de um protótipo já ter sido construído com recursos próprios pela equipe de pesquisa composta por professores e discentes do ensino médio do IFAM – Campus Manacapuru, precisamos avaliar e implementar novos itens e ideias para alcançar a prototipagem final, que será apresentada às comunidades interessadas.
Com o seu apoio, poderemos adquirir os materiais essenciais para o projeto, incluindo equipamentos de energia solar (placas solares, controladores de carga e inversores de tensão), máquinas para o beneficiamento de produtos regionais, balanças para pesagem de insumos, computadores para análise de dados, equipamentos para monitoramento em tempo real da qualidade da água, equipamentos de proteção individual para nossos discentes, além de ração e alevinos de peixes, garantindo o avanço do protótipo final.
Portanto, contamos com sua colaboração para aprimorar este protótipo e adaptá-lo às necessidades regionais, visando capacitar as comunidades a produzir alimentos em períodos climáticos adversos, que anualmente afetam nossa região.
Campanha Flexível
Destaque
1º Kick
Maior Kick
R$ 200,00
+ Recente
R$ 100,00
Minhas redes
de brasileiros participando na Kickante
Faça parte do movimento Kickante.
São milhões de brasileiros impactados!
Veja o status real de toda contribuição.