Rogério Duprat (1932 — 2006)
Wikipedia
Foi um compositor, arranjador e maestro brasileiro. Um dos maiores responsáveis pela ascensão da Tropicália, personalizando o som do então emergente movimento musical com arranjos bem elaborados, criativos e perfeitamente antenados com as tendências internacionais da época. Ele era o grande responsável pelos efeitos sonoros inovadores de psicodelia e experimentalismo presentes no movimento, junto ao produtor Manoel Barenbein.
Antes de contribuir com a música popular brasileira, Rogério e seu irmão Régis Duprat assinaram o manifesto Música Nova, em 1963, ao lado de nomes como Gilberto Mendes, Willy Correa de Oliveira e Julio Medaglia - este último acabaria dividindo com Duprat a proeminência da mistura das tendências eruditas com a MPB, principalmente na Tropicália. Com influência da música erudita contemporânea europeia, o manifesto propugnava a união de tendências vanguardistas, como o serialismo e o dodecafonismo de Arnold Schoemberg, à poesia concreta.
Quem está por trás deste projeto
O autor: Toninho Vaz (Antonio Carlos Martins Vaz) Nasceu em Curitiba, 1947. Jornalista de redação durante décadas, trabalhou nas televisões Bandeirantes e Globo. Depois que se aposentou escreveu algumas das mais significativas biografias relacionadas à cultura brasileira: Paulo Leminski, Torquato Neto, Solar da Fossa, Zé Rodrix e Luiz Melodia, entre outras.
Sua opinião sobre o recente trabalho: “O maestro Duprat é uma personagem rica em vários aspectos, ficando o cultural em primeiro plano. Faz parte da história da MPB. Sua história será finalmente contada em livro.”
Guttemberg Guarabyra
Músico, compositor, poeta, escritor.
Iniciou a carreira aos dezenove anos vencendo a fase nacional do Festival Internacional da Canção, transmitido pela TV Globo, classificando-se em 3º lugar na fase internacional, concorrendo com canções de mais 30 países.
Mais tarde, fez carreira como produtor de musicais na televisão, tendo trabalhado com Bibi Ferreira, na TV Tupi, e produzido festivais, inclusive na capital mexicana, para o Telesistema Mexicano, com participação de 28 países.
De volta à música, ganhou mais cinco importantes festivais, lançou, na voz de Evinha o sucesso Casaco Marrom, uniu-se a dois amigos formando o trio Sá, Rodrix, e Guarabyra, sendo dessa época sucessos como Mestre Jonas e Primeira Canção da Estrada. Posteriormente, com a saída de Rodrix, continuou em dupla com Sá tendo lançado sucessos como Roque Santeiro, Dona, Sobradinho e Espanhola.
Paralelamente à carreira nos palcos, escreveu para grandes jornais como Estadão, Jornal da Tarde e Diário Popular. Lançou como escritor um livro de ficção, O Outro Lado do Mundo, e uma coletânea de crônicas, Teatro dos Esquecidos.
Juntamente com o maestro Rogério Duprat, fundou os estúdios Vice-Versa, onde foram registradas gravações históricas de artistas com Elis Regina, Nei Matogrosso, Hermeto Paschoal, entre muitos outros.
Nessa época trabalhou também com publicidade, tendo dirigido o departamento de som da agência DPZ e lançado jingles de sucesso como o da Pepsi (Só tem amor quem tem amor pra dar) premiado internacionalmente.
Iracema Nogueira Lima
Iniciou sua vida profissional em São Paulo nos anos 70, no teatro, como atriz, e, no cinema, como assistente de produção e posteriormente como assistente de direção, tendo trabalhado com o diretor Walter Hugo Khouri, fase em que conheceu o maestro Rogério Duprat, que compôs e arranjou a totalidade das trilhas do diretor, algumas premiadas em grandes festivais de cinema.
Deste encontro resultou um convite para trabalhar como coordenadora dos estúdios Vice-Versa, o mais moderno estúdio de gravação da época, que tinha entre seus sócios, além de Rogerio Duprat, a dupla Sá e o Guarabyra, o que resultou numa expressiva amizade com o Maestro, que perdurou por muitos anos.
De lá, enveredou pelo campo da publicidade, tendo trabalhado por mais de três décadas nos departamentos de produção de mídia eletrônica de agências como DPZ, LINTAS WORLDWIDE, FCB e LEO BURNETT.
Beto Marques
Diretor de Criação e sócio da Gorilla Comunicação. Teve início na carreira profissional aos 15 anos como assistente de arte em sua cidade natal Bauru, interior de São Paulo. Formou-se em comunicação social e design gráfico pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo.
Como diretor de arte e diretor de criação atuou em diversas agências em São Paulo, Rio e Brasília. Profissional reconhecido com diversos prêmios na publicidade. Atualmente, além de sócio-diretor de criação da Gorilla Comunicação é VP de comunicação da ADVB e membro da Skål Internacional.
Conheceu Rogério Duprat através do amigo Guarabyra.