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mude | museu do desenho PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS
escritório metáfora
São José - SC
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mude | museu do desenho PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS

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“Como aprendi a desenhar?
Um capítulo sobre aulas de dança        Título de texto produzido por           
Sergei Eisenstein

O Museu

ENTENDER o conceito do que venha a ser desenho e VALORIZAR o pensamento estético e a produção de artistas visuais; designers e arquitetos contemporâneos; torna-se de suma importância para contribuir à difusão intelectual e cultural, no instante em que, também, aproxima o público de criações nestes respectivos segmentos; considerando que imprescindíveis diálogos possam emergir a partir da gestualidade em suas múltiplas vertentes. Isso é o que move a idealização e implantação desse projeto, denominado: mude I museu do desenho PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS.
 

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Seu Plano Museológico 

Sua implementação surge da necessidade de apresentar uma instituição que esteja qualificada à: abrigar; mapear – por intermédio de fomento à pesquisa – registrar; catalogar; preservar; divulgar e dialogar com a sociedade; sobre a produção local (a ser definido; inclusive junto a órgãos públicos) regional; nacional e internacional; no que refere a desenho – bem como as vertentes de pensamentos referentes a este objeto de estudo.
 

Projeto Museográfico
               
O detalhamento completo do projeto irá incluir, além do Plano Museológico; a definição dos espaços expositivos e a melhor maneira de aproveitamento dos mesmos - tudo em conformidade aos propósitos da instituição. Inclusive, serão planejadas e estabelecidas as áreas administrativas e de exposições do museu; bem como as técnicas mais apropriadas para organizar, catalogar, apresentar, conservar acervos, e manter o bom funcionamento geral do espaço.

Catalogação, Histórico e Registro do Acervo

Sendo o registro das informações relacionadas ao acervo museológico,  uma das atividades basilares do museu; as informações que o museu proposto irá apresentar sobre seu acervo, resultam de pesquisas coletadas historicamente; bem como documentais. Além de buscas e evidências constantes de testemunhos presentes no patrimônio imaterial junto a comunidade a qual pertence; que  legitimem o objeto e a sua narrativa.

Reserva Técnica

Visando salvaguardar a longevidade de seu patrimônio e garantir o menor impacto possível aos objetos nele depositados, o museu contará com um local de acesso restrito para tal.         Esse local, denominado: Reserva Técnica (RT) é um ambiente próprio a museus e outras instituições, como centros de memória, no qual os acervos ficam, cuidadosamente, acondicionados sob os cuidados de um profissional Conservador - que permanece a maior parte do tempo trabalhando nesse espaço. Por se tratar de um local privativo, que requer segurança por concentrar muitos objetos sensíveis; seu acesso só é permitido, apenas, pelo profissional designado ou demais membros da equipe técnico-científica especializada da unidade; sendo que todos deverão estar devidamente paramentados com equipamentos e vestuários próprios de acesso a esse ambiente. Compete à unidade museológica, todos os cuidados inerentes à sua segurança quanto aos recursos humanos e patrimonial. Tanto na capacitação e treinamento de sua equipe; bem como de sua Reserva Técnica e todo o seu acervo; no que diz respeito a sinistros; intempéries; ou qualquer natureza de infortúnio que venha a comprometer o seu estado.
 

Curadorias e exposições 

A fim de proporcionar boas experiências aos visitantes, quer-se trabalhar com conceitos de expografia; ou seja, com um conjunto de técnicas apuradas, que desenvolvam com segurança e qualidade os processos de montagem em cada uma das mostras a serem apresentadas. Serão espaços construídos fisicamente e simbolicamente, considerando conteúdo a ser apresentado, ideia de comunicação e a maneira de estruturar, selecionar e distribuir os elementos do acervo institucional; de modo que, através das suas interações, instiguem a percepção e a experiência estética de cada visitante, frente a proposta do museu.
                                                     
É de conhecimento prévio que, cada espectador constrói sua própria visão sobre a experiência vivida, em função das suas expectativas, interesses e competências prévias; ou seja: o visitante interpreta os conteúdos a partir da sua relação, em particular, com o espaço visitado.

Tendo em vista o conjunto constitutivo do acervo; aliado a estrutura e organização da instituição; caberá aos responsáveis por cada projeto ou programa que venham a compor o calendário de exposições, seguirem as diretrizes quanto à finalidade e filosofia do espaço; seus objetivos; bem como suas linhas de pesquisas e metodológicas de difusão - inclusive por seu setor educacional.

Desse modo, a equipe especializada deve estar atenta à expografia apresentada – quanto à inserção dos objetos; propondo narrativas e discursos fundamentados que promovam percepções das multiplicidades sociais; consequentemente leituras heterogêneas. Também há que se considerar que, nessa linha de raciocínio,  cada objeto pode adquirir sentido e valor distinto, conforme a situação que se encontre no ambiente que o recebe à sua exibição.

Acessibilidade 

O MUDE será acessível a todos os públicos. Esperamos contar com recursos que possibilitem: instalação de rampas, pisos podotáteis, banheiros adaptados, recursos de acessibilidade no espaço expositivo e equipes treinadas para receber todos os visitantes.

OPMART I Setor de Comunicação* 

O plano de comunicação da unidade se dará, considerando as seguintes questões: planejamento como ferramenta de gestão; já que a confecção de materiais de comunicação para a realização de eventos sem considerar um planejamento prévio bem estruturado, abre possibilidades para perdas de recursos que possam garantir a consistência e continuidade de eventos posteriores.
As políticas no desenvolvimento em comunicação para o museu devem, inclusive, considerar as limitações orçamentárias da própria instituição; com vistas a escolher com segurança onde, como, quando e porque investir; de forma a garantir o êxito quanto aos resultados em suas estratégias.

Pontos a considerar: 

Identidade Visual: colabora nas ações da instituição, fortalecendo a sua gestão; sendo capaz de harmonizar o local com seus diversos públicos – tanto internos quanto externos; pela adoção de práxis nas quais a comunicação flua em mão dupla, em que se possibilite a identificação das demandas de todos os públicos envolvidos e respondendo de forma ética e transparente a esses anseios. 
 
Mídias Sociais: a unidade deverá criar redes de relacionamentos que fomente, divulgue e dialogue com a respectiva comunidade; de forma que se promovam, inclusive, nas redes, as ações que vêm sendo desenvolvidas no referido espaço.
 
APP MUDE: Permitirá o acesso pelo seu celular, possibilitando uma visitação com mais recursos de acessibilidade. Não irá precisar baixar nada. É só clicar no link que será disponibilizado e pronto! …só navegar.

No app, você encontrará:
Mapa do museu                                          Conteúdos em Libras                                Audioguia em português, inglês e espanhol.
 
Relações com a Imprensa: há que se ter diálogos bem transparentes e definidos – inclusive com o emprego de mailings de eventos; sobre as informações a serem veiculadas.

Elaborar um texto oficial de apresentação do museu, passa a ser um ponto fundamental, pois esse será o guia que definirá o perfil do espaço perante o público. Portanto este material deve apresentar a instituição em: sua constituição; natureza administrativa e financeira; histórico das suas coleções, entre outros aspectos.
 
Banco de Textos e Imagens: trata-se da elaboração e veiculação de textos coerentes em suas abordagens técnicas e científicas; bem como a padronização de imagens a serem divulgadas. O que em muito irá contribuir para reforçar sua identidade museológica, além de assegurar na disseminação destes materiais com seus devidos créditos. As composições textuais e reproduções imagéticas que constituem este banco deverão ser priorizadas tendo por base as coleções salvaguardadas pelo próprio museu.
 
Website: O site do museu deverá disponibilizar todas as informações que o visitante necessita para melhor aproveitamento de sua visita. Os textos, imagens e vídeos serão organizados adequadamente estando de fácil acesso em todos os dispositivos. Isto será importante para manter um bom índice de sua avaliação; além da garantia de permanência quanto aos usos desta e de outras plataformas a serem consideradas.
 
Folheteria digital: como forma de manter o relacionamento com seu público, o museu irá promover e divulgar seus trabalhos, também, via e-mails; malas diretas e folders virtuais.
O museu irá pensar na uniformização dos seus impressos, estabelecendo seu padrão de branding; tendo por finalidade a busca de um estilo único e envolvente; cujo seu diálogo seja positivo e relevante à impressão das pessoas.

Educação em museus
    
O museu irá contar com um Setor de Educação, onde profissionais, devidamente qualificados, irão oferecer aos visitantes, determinados programas contendo projetos pedagógicos que possibilitem melhores aproveitamentos dos patrimônios: materiais e imateriais, da instituição. Uma equipe constituída por educadores e monitores de museus, irá acompanhar as pessoas durante os percursos expositivos. As visitas serão administradas mediante agendamentos prévios.

Biblioteca Café do MUDE

Integrada à natureza com a possibilidade de apreciar obras de arte, a biblioteca do Museu visa proporcionar um espaço intimista, onde se possa usufruir de literaturas especializadas referentes às áreas de ciências humanas, letras e artes - de autores diversos. Além de poder contar com banco de textos e imagens digitais; bem como artigos nas respectivas áreas; contribuindo para validar a instituição como referência em pesquisa.

Financiamento e Fomento
                   
Visando garantir o êxito quanto à sua implantação e o bom desenvolvimento de seus potenciais; os idealizadores deste museu devem dedicar-se à elaboração de um projeto que seja à altura dos ideais à sua materialidade - contemplando, também, os patrimônios imateriais a ele concernente.
Museus, em sua maioria, são instituições com baixa dotação orçamentária ou nenhuma; geralmente subordinadas às verbas, doações e associações de voluntariado; que na maioria das vezes não atendem todas as suas necessidades. A maior parte do orçamento apenas contempla os recursos humanos.

O primeiro passo para captar os fundos necessários a um Projeto Cultural, é saber elaborar um bom projeto! Antes de tudo, ao estruturá-lo, torna-se imprescindível identificar nesse projeto: justificativa da sua pertinência e demanda; sem contar a importância de se considerar: oportunidades e democratização cultural. São esses critérios que serão analisados por comissão de avaliadores e futuros investidores.


*A sigla OPMART, que nomeia o Setor de Comunicação, faz referência à escrita especular (ou espelhada) do polímata Leonardo da Vinci.

Imagem (central): mude I museu do desenho PESQUISAS CONTEMPORNEAS
         
Inspirado em garatujas infantis e na Ópera House, em Sidney

                                                         
Arquitetura meramente ilustrativa 
 

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