version: 240705-7bf660a8
Projeto de Mini Fazenda de Hidroponia Urbana para Orgânicos
Projeto de Mini Fazenda de Hidroponia Urbana para Orgânicos
Projeto Mini Fazenda de Hidroponia Urbana para Orgânicos
Manaus - AM
Financiamento ColetivoFinanciamento ColetivoVaquinha
Captação Privada
Projeto de Mini Fazenda de Hidroponia Urbana para Orgânicos

Projeto de Mini Fazenda de Hidroponia Urbana para Orgânicos

A plataforma mais premiada do Brasil

Comecei esse projeto com meu pai ao notarmos o quão difícil é conseguir alimentos orgânicos de qualidade e de bom preço. Só de ver na embalagem "orgânico" aquela verdura já da outra, sem falar que estamos passando por período de insegurança alimentar. Como já era empreendedora, conversei com meu e enteado e, juntos, resolvemos por em prática o projeto da fazendinha urbana.
Nosso maior objetivo é baratear e facilitar o acesso em mercados e feiras da cidade de alimentos orgânicos. Pretendemos trabalhar com frutas, peixe e verduras. Quem sabe a ideia pega e outras pessoas começam a fazer o mesmo?

É muito fácil participar.

Finalize em segundos!

Mais de 2 milhões de brasileiros

Pagamento seguro

Parcele em até 12X

A primeira vez que pensei em produzir algo foi por influência da minha mãe, ela era estudante de Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal de Tecnologia do Amazonas -IFAM. Eu a ajudei em muitos dos projetos de pesquisas dela e os que ela mais gostava eram os de produção de alimentos orgânicos e produção de alimentos não convencionais (PANCS). Infelizmente ela faleceu aos 51 anos de câncer no pâncreas sem ter tido a chance de realizar nenhum dos projetos dela nessa área. Uns depois, a ideia ressurgiu numa conversa de café da manhã com meu e meu enteado enquanto reclama amos do aumento do preço dos alimentos e da dificuldade de conseguir orgânicos em Manaus. Então pensamos: porque não tirar a ideia do papel e realizar o projeto?
O projeto em si já está em andamento. Temos o terreno, temos alguns equipamentos de Hidroponia, temos um pequenos pomar de frutas que, no futuro próximo, também irá produzir mel de abelha sem ferrão (meliponicultura) e já temos também o carro que fará a logística de distribuição dos alimentos orgânicos que produzirmos.
Baseamos o projeto no Sisteminha da Embrapa, que consiste em aliar a criação de pequenos animais e em pouca quantidade para obtenção de adubo e fertilizante orgânico através das fezes do bicho e reaproveitamento da água nas irrigações.
No nosso caso, usaremos peixe da espécie tilápia, pois, a cada 6 meses tem safra, é pequeno e não requer tanque muito grande.
Usaremos a água dos tanques para adubar as frutíferas e fazer a hidroponia. Já começamos o plantio do pomar há cerca de 2 anos e agora precisamos preparar os tanques, alguns equipamentos de resfriamento e o galpão de tratamento dos alimentos produzidos.
Com o que arrecadarmos, iremos construir um galpão onde iremos separar, higienizar e embalar os alimentos orgânicos que produzirmos e também o tramento dos peixes que serão vendidos congelados. Essa estrutura ainda não existe. O que temos é uma tenda que não serve para tratar alimentos por ser toda aberta. Por enquanto, só temos o viveiro de frutíferas e algumas compostagens.
Não precisamos comprar um carro novo, pois já temos um, mas precisamos adquirir toda a estrutura dos tanques, bombas d'água e filtros que irão separar os dejetos sólidos da água da hidroponia, precisamos também de freezeres maiores, os nossos são pequenos e ainda não temos a geladeira para guardar as verduras que estão aguardando despacho. O material da hidroponia já temos uma boa parte mas, ainda precisamos erguer as estufas.
Hoje trabalhamos numa pequena equipe de três pessoas e meia.
Eu, Larissa Manuela de 34 anos, meu pai, Manoel Brasil de 69 anos, meu enteado, Guilherme Rodrigues de 18 anos e minha filha, Maria Luiza de 5 anos.
Meu pai é engenheiro de pesca pela Universidade Federal do Amazonas - IFAM e será o responsável técnico pelos peixes, eu sou formada em Turismo mas adoro meio ambiente e serei a responsável pela hidroponia, meu enteado é estudante secundária que sonha ser nutricionista, ele será o responsável pelas separação, embalagem e armazenamento dos alimentos, minha filha adora semear e irrigar plantinhas, também tá bolo! As entregas serão feitas em rodízios entre nós maiores de 18 anos.

Fale com a Kickante

A mais completa plataforma de
Crowdfunding do Brasil

Captação Privada

Encerrado!

Projeto Mini Fazenda de Hidroponia Urbana para Orgânicos

Manaus - AM

Financiamento Coletivo

Financiamento Coletivo

Vaquinha

Campanha encerrada em 25/12/2022

Campanha Flexível

Destaque

José Neto

1º Kick

R$ 100,00

José Neto

Maior Kick

R$ 100,00

+ 2 milhões

de brasileiros participando na Kickante

Meta: 1 bilhão para o Brasil.

Faça parte do movimento Kickante.

+ 100 mil projetos

São milhões de brasileiros impactados!

Painel Transparente

Veja o status real de toda contribuição.