A Casa de Sonhos Desenvolvimento Humano Integral e Positivo é, como diz o nome, uma casa que tem o humano como causa, seu desenvolvimento integral e positivo, ou seja, pleno, saudável e em equilíbrio.
Atuamos, assim, no campo da valorização da vida humana, do propósito de vida e da saúde mental e emocional.
Nossa MISSÃO é despertar crianças, jovens, adultos e idosos para os sonhos que podem realizar, transformando-os em projetos de vida, para encontrarem mais felicidade e fazerem do mundo um lugar melhor.
Resgatar sonhos passa por conduzir processo que ativem nas pessoas o melhor de si mesmas em termos de amor-próprio, reconhecimento de seus valores, forças de caráter, autoconfiança, entre outros, sem os quais os estados físicos, mentais, emocionais e anímicos se deterioram, gerando as doenças do século: depressão e ansiedade, entre outras.
Para realizar essa missão e alcançar seus objetivos, a Casa de Sonhos atua, por meio do fomento à educação por uma cultura de paz e pelos direitos humanos, e de ações de caráter cultural, artístico, ambiental, educacional, de pesquisa básica e aplicada de caráter científico ou tecnológico, visando o progresso social, por meio do desenvolvimento humano integral e positivo, o voluntariado, a formação de formadores e a cooperação com escolas públicas e privadas, universidades e iniciativa privada, nacional e internacional, buscando o desempenho pessoal mais consciente, eficiente e autossustentável no processo educativo e nas comunidades em que estão inseridos.
As atividades relacionadas aos objetivos são desenvolvidas, atendendo-se aos princípios da eficiência e economicidade, a critério da Diretoria, que angaria e administra seus fundos, aplicando o resultado positivo de suas atividades em fundo de reserva e também recebendo recursos de fundo patrimonial, com o objetivo de atuar em parceria com instituições apoiadas, na forma da Lei no 13.800 de 4 de janeiro de 2019.
O público alvo da Casa de Sonhos são crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos de todas as classes, gêneros e cores, com o anseio de se desenvolverem e se lembrarem do poder que têm para realizar seus sonhos.
Também atuamos com pesquisadores e acadêmicos que, acreditando no sonho, queiram buscar o conhecimento e a partir de sua organização, de seus talentos, do trabalho colaborativo, propor soluções para o progresso da humanidade.
As ações da Casa de Sonhos estão alinhadas com os objetivos de sustentabilidade da ONU, em especial, a erradicação da pobreza, saúde e bem-estar e educação de qualidade, por meio da transformação do sonho em projeto de vida.
Por isso, a Casa de Sonhos está realizando essa campanha para angariar recursos que aquisição de kits para escolas públicas:
- 1 árvore dos sonhos (colhida de podas de árvores e vasos)
- flores em papel off set 90g (formato coração/nuvem/flor) para que cada aluno possa registrar seu maior sonho de vida que faz do mundo um lugar melhor;
- placa de madeira reciclável, com a frase "Qual é o seu maior sonho de vida, que faz do mundo um lugar melhor?"
- banner explicativo sobre como "smartirizar" o sonho que será registrado;
- 10 livros "A Casa de Sonhos e Meu Sonho, meu projeto de vida", para sorteio (8) entre os alunos e doação (2) para a biblioteca da escola.
A ideia é contribuir para que todos tenham trabalho decente e crescimento econômico, como o foco no alinhamento estratégico de propósito de vida, formação acadêmica e trabalho; Assim, estaremos trabalhando pela redução das desigualdades, por meio do acolhimento da diversidade e a motivação de modelos de negócios que visam as necessidades das populações desfavorecidas e marginalizadas; cidades e comunidades sustentáveis, em que pessoas se unem para o cuidado com a terra e parcerias e meios de implementação, por meio da conexão entre pessoas e o apoio mútuo para cura, resgate e realização de sonhos.
O mundo vem se redesenhando em uma velocidade jamais vista! A pandemia do Coronavírus acelerou transformações, exigindo uma ressignificação profunda de valores, de crenças e reinvenção.
O fato é que muitas pessoas não fazem a mínima ideia de como fazer isso ou como dar o próximo passo.
Na verdade, a maioria das pessoas não mais se permite sonhar ou quando o faz, não se sente merecedor de realizar sonhos, que é exatamente o que transforma o mundo. Afinal, o mundo de hoje foi construído com base em utopias.
Na Casa de Sonhos, acreditamos, como diz o espiritualista Bruno Gimenes que todos temos três missões nessa vida: a primeira é se aperfeiçoar; a segunda, se acertar com as pessoas à sua volta; e a terceira, fazer do mundo um lugar melhor. Para isso é necessária uma boa dose de coragem, para ser quem você é de verdade!
Por esse motivo, a Casa de Sonhos está visitando escolas e conversando com os alunos para relembrar quem são e resgatar sonhos esquecidos para transformá-los em projetos de vida, planejar e se empoderarem para entrar em ação e realizar os sonhos que fazem do mundo um lugar melhor!
Na visão de nossa Diretora-Presidente, Lili Vieira, “Sonho é a visão positiva de mundo, guardada no coração, esperando para ser realizada.”
Com esse estímulo, a Casa de Sonhos tem contribuído para a saúde mental e emocional das pessoas e a construção de um mundo melhor.
Todos nós sonhamos com algo que acreditamos que transformará a nossa vida ou parcela de nossa vida. Na verdade, não temos apenas um sonho, mas muitos.
Certo é que esse sonho ou sonhos, aspirados por cada um, importam a todos, promovem efeitos na vida coletiva, de uma forma direta ou indireta. Afinal, estamos ligados e conectados por projeto divino que nos permite interagir, trocar, auxiliar, contribuir, realizar juntos.
Para alcançar ainda mais pessoas, a Casa de Sonhos realiza, anualmente, o curso online “Meu Sonho, Meu Projeto de Vida”, baseado no caderno de exercícios do livro A Casa de Sonhos – como transformar seu sonho em um projeto de vida” (ED BIP DH).
Um livro duplo, em formato de bolso, escrito de maneira leve, em que a autora, depois de contar sua própria história, narra as idas e vindas cheias de confissões de Lia à Casa de Sonhos. As visitas aos coloridos, aromáticos e inspiradores ambientes levam Lia a se perceber por meio dos sentidos, a se apreciar e a redescobrir seus valores, forças de caráter, competências e emoções positivas. Perguntas como “o que sou eu?”, “quem sou eu?”, “o que faço de melhor?”, “quem me inspira?” e “o que escolho fazer?” aqui vão sendo respondidas a cada espaço, cada capítulo, cada encontro.
É por meio desse curso online e de várias outras ações, como palestras em escolas de ensino fundamental e médio, lives semanais, apoio na publicação de livros que a Casa de Sonho vem estimulando jovens e adultos a resgatarem sonhos e a transformarem esses sonhos em projetos de vida.
A Casa de Sonhos, além de apoiar a realização de sonhos, também recebe e publica várias histórias, relatos, experiências de pessoas sonhadoras que acreditaram no que carregavam como propósito de vida; que acreditaram e continuam acreditando que podem realizar pretensões que existem no seu ser interior; que esperam concretizar sonhos que idealizaram para os seus dias.
Assim, inspira outras pessoas a acreditarem e a colaborarem para que muitos sonhos possam se realizar.
Serão custeadas as ações para levar uma roda de conversa e árvore dos Sonhos a cada escola:
- 1 árvore dos sonhos (colhida de podas de árvores e vasos)
- flores em papel off set 90g (formato coração/nuvem/flor) para que cada aluno possa registrar seu maior sonho de vida que faz do mundo um lugar melhor e prendê-lo na árvore com cordão de juta;
- placa de madeira reciclável, com a frase "Qual é o seu maior sonho de vida, que faz do mundo um lugar melhor?"
- banner explicativo sobre como "smartirizar" o sonho que será registrado;
- 10 livros "A Casa de Sonhos e Meu Sonho, meu projeto de vida", para sorteio (8) entre os alunos e doação (2) para a biblioteca da escola.
- demais despesas de transporte.
A equipe da Casa de Sonhos é formada por 6 pessoas:
Lili Vieira - idealizadora e cofundamdora da Casa de Sonhos, autora, editora da BIPDH, terapeuta, coach acadêmica e ex-professora universitária;
Sandra Férrer: cofundadora da Casa de Sonhos, psicológa, empresária da Ciclos Positivos, editora da Emoções Positivas.
Vanessa Machado: cofundadora da Casa de Sonhos, life coach, auditora
José Paulo Serra de Sousa: cofundador da Casa de Sonhos, designer, webdesigner, lettering
Vanessa Ratuchenei: cofundadora da Casa de Sonhos, médica, idealizadora da Oficina do Perdão.
Ana Beatriz Carvalho: associada da Casa de Sonhos, escritora, servidora, ex-professora.