No último domingo, dia 26 de março, o prefeito João Carlos Teixeira decretou estado de calamidade pública em Buriticupu, município do Maranhão, em razão das fortes chuvas ocorridas recentemente. A cidade também está sofrendo com um processo geológico conhecido como voçoroca, que pode fazer com que ela desapareça do mapa.
A voçoroca é um tipo de erosão que atinge o lençol freático, fazendo com que a água subterrânea circule livremente e acelere a erosão do solo, abrindo buracos e criando grandes depressões na superfície. Embora tenha causas naturais, a ação humana, como a urbanização sem planejamento, pode acelerar esse processo.
As fortes chuvas nas últimas semanas intensificaram o fenômeno em Buriticupu, tornando ainda mais urgente a necessidade de ações para ajudar a cidade e seus habitantes. Para isso, as ONGs Habitat for Humanity e Team Rubicon estão unindo esforços e buscando ajuda financeira e técnica para combater a voçoroca. Engenheiros e outras pessoas superinteligentes estão sendo mobilizadas para criar soluções imediatas e futuras.
Uma das medidas mais importantes é o planejamento urbano, que deve ser feito com estudos cuidadosos da área para evitar a construção em regiões suscetíveis a esse tipo de evento. É fundamental adotar procedimentos adequados para promover atividades humanas em determinadas regiões e evitar que a água escoe livremente ou de forma concentrada em determinados locais, o que fatalmente levará à erosão.
Diante dessa situação de calamidade, as ONGs pedem doações para ajudar a cidade e seus habitantes a enfrentarem essa crise. Cada contribuição pode fazer a diferença para salvar vidas e ajudar a reconstruir a cidade.
É muito fácil participar.
Finalize em segundos!
Mais de 2 milhões de brasileiros
Pagamento seguro
Parcele em até 12X
Campanha Flexível
de brasileiros participando na Kickante
Faça parte do movimento Kickante.
São milhões de brasileiros impactados!
Veja o status real de toda contribuição.