Este projeto visa a eliminação completa do lixo orgânico e seco, incluindo plásticos e papéis, empregando uma solução inovadora que transforma esses resíduos em biofertilizantes e energia elétrica limpa.
Assim, os aterros sanitários (lixões) serão reduzidos e a emissão de poluentes também, transformando lixo em lucro!
Este projeto baseia-se numa Unidade de Valorização de Resíduos para transformar um aterro sanitário numa unidade de geração de eletricidade e biofertilizantes.
O fator diferenciador é a integração de duas tecnologias para a produção limpa de eletricidade, são elas: Biodigestão, que trata a matéria orgânica úmida; e Gaseificação, que processa resíduos secos, produzindo: Biometano, Hidrogênio Verde e biofertilizantes.
O calor gerado nos processos é aproveitado para otimizar ambos os processos. Essa tecnologia inovadora potencializa a eficiência energética em cerca de 50%.
Para completar a estratégia "Lixo Zero", as cinzas são destinadas para a indústria da construção e os processos incluem tratamento e filtração para atender aos padrões ambientais.
As receitas são derivadas da venda de energia, taxas de descarte municipais, venda de biofertilizantes e créditos de carbono. Contudo, o retorno do investimento pode ser alcançado em 3 a 4 anos. Os financiadores serão retribuídos com os valores corrigidos ou convidados para participar da expansão do projeto.
Sou professor e pesquisador na área de energia e meio ambiente há mais de 25 anos, com doutorado e três pós-doutorados na área, duas patentes e, mais de 50 trabalhos científicos publicados internacionalmente.