OLÁ GENTE!! A PEÇA UMA MÃE FOI CRIADA POR NÓS EM 2018, É UM TEXTO DE FRANCA RAME E DARIO FO, DOIS ARTISTAS FUNDAMENTAIS PARA O TEATRO MUNDIAL.
Dario Fo (1926 – 2026) foi um proeminente escritor, dramaturgo, comediante, ator, encenador e ativista político italiano.
Ele é mais conhecido por:
Prêmio Nobel de Literatura em 1997.
NESTE ANO DE 2026, EM MARÇO DIA 24 , DARIO FO COMPLETARIA 100 ANOS, E HAVERÁ UM EVENTO MUNDIAL PARA COMEMORAR ESSA DATA, E NÓS FOMOS CONVIDADOS PARA PARTICIPAR COM ESSA NOSSA PEÇA "UMA MÃE".
É UMA HONRA CELEBRAR COM TANTOS OUTROS ARTISTAS DO MUNDO ESSE CRIADOR, COMEDIANTE, ESTUDIOSO E PROVOCADOR HOMEM DE TEATRO, DARIO FO. E PARA TANTO CONTAMOS COM SUA COLABORAÇÃO PARA FAZER A MANUTENÇÃO DA PRODUÇÃO DA PEÇA E DOS DIREITOS AUTORAIS.
CONTAMOS COM VOCÊS AQUI E NO TEATRO PARA CELEBRAR CONOSCO!!!!
O EVENTO ACONTECERÁ NO TEATRO ITÁLIA EM 24 DE MARÇO E EM SEGUIDA FICAREMOS EM CARTAZ LÁ MESMO!!!
24 DE MARÇO - CELEBRAÇÃO
28 DE MARÇO À 26 DE ABRIL - ESTRÉIA DA TEMPORADA - SÁB. E DOM. AS 17H30
A FICHA TÉCNICA DESSA MONTAGEM CONTA COM O SEGUINTE NÚCLEO DO TEATRO - X :
Direção e Adaptação - Paulo Fabiano
Elenco
Alda Machado
Clóris Paris
Cléo Moraes
Eliane Liberato ( cantora) e uma pianista convidada
Criação de Luz - Carlos Gaúcho
Direção de arte ( espaço cênico e objetos ) - Paulo Fabiano
Figurino - o grupo
Direção musical - Ivan Silva
Audiovisual - ( projeções ) Alexandre Mercki
O OBJETIVO DESSE FINANCIAMENTO COLETIVO É FAZER A MANUTENÇÃO DA PRODUÇÃO DA PEÇA:
REFAZER PEÇAS DO CENÁRIO E RECRIAÇÃO DE OBJETOS DE CENA ; FIGURINOS NOVOS ; CONFECÇÃO DE MATERIAL VISUAL PARA A PEÇA E PARA A DIVULGAÇÃO ; PARCELA DOS DIREITOS AUTORAIS .
O TEATRO - X , nos últimos 10 anos, vem aprofundando seus estudos sobre nossas questões sociais, que sempre foi matéria de suas criações, mas voltado para seus elementos raciais que fazem parte da estrutura de nossa sociedade.
Recentemente realizamos a peça : " Lima Barreto, ao terceiro dia " com texto de Luis Alberto de Abreu, um de nossos mais importantes dramaturgos ; e nele tratamos da saúde mental como mecanismo de controle, baseada nos conceitos eugenistas, que colaboraram para levar Lima para o hospício e tantos outros corpos divergentes;
Antes criamos a peça "Oriki d as Almas ", nossa macumba cênica pra quebrar demanda da opressão. A peça foi criada a partir da adaptação e contos de Ryonossuke Akutagawa, e tem como um tema pulsante a intolerância religiosa.
O cruzo de linguagens, de autores e culturas é uma prática do grupo, uma busca constante, um X , de um teatro mestiço!!!
A peça " Uma Mãe" traz à cena as reflexões de uma Mãe, que tecendo memórias procura entender como seu filho , se revoltando contra o estado de coisas ao seu redor, foi parar na prisão.
Nossa história como grupo começa em 98. Fizemos muitas realizações, peças, mostras, debates, shows, intervenções e seguimos nossa trajetória afinando nosso diálogo com nosso tempo.
E contamos com você!!!!!