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KickanteConheça o Portal do Empreendedor | Kickante5 Dicas para Criar uma Campanha de Financiamento Coletivo de Sucesso

5 Dicas para Criar uma Campanha de Financiamento Coletivo de Sucesso

5 Dicas para Criar uma Campanha de Financiamento Coletivo de Sucesso

Elaborar uma campanha de financiamento coletivo para colocar no ar, é muito rápido. Em média, uma campanha de sucesso dura entre algumas horas a duas semanas de preparação antes de começar a arrecadar. Enquanto você está lendo este blog, existem pessoas criando  campanhas de crowdfunding e começando a arrecadar fundos hoje mesmo.

Mas, antes de correr e lançar sua campanha de financiamento coletivo, veja aqui 5 dicas do nosso time de experts em arrecadação de fundos que podem te ajudar ter muito sucesso:

 


 

1) Escolhendo o título da Campanha

O seu título é o primeiro ponto de encontro dos seus futuros contribuidores com a sua campanha. Ele deve ser curto, e direto ao ponto. A criatividade aqui está em explicar em poucas palavras a essência da sua campanha. O nome da sua campanha estará no link de sua página (veja o exemplo abaixo) e estará em todas as suas divulgações. Ele deve convencer e convidar o leitor a clicar. Uma técnica que recomendamos: liste 5 adjetivos que definem a sua campanha. Aqui vale: nome, localização, recompensa, objetivo final. Depois crie 3 ou 4 títulos com base nesses adjetivos e pergunte a alguém ao seu lado o que cada um significa para ele/a. Que o melhor vença!

Exemplo:

O Médicos sem Fronteiras, organização especializada em captação de fundos, optou em dizer no título exatamente o que a campanha faz: venda dos calendários. Ao ver o link: , em qualquer mídia social ou blog, você sabe exatamente do que ele se trata. Se o título dissesse: Apoie o Médicos Sem Fronteiras, talvez não chamasse tanto a sua atenção.



2) Definindo a Meta da Campanha de financiamento coletivo

É muito importante escolher uma meta realista. Sabemos que é muito difícil fazê-lo pois quando o céu é o limite, queremos como meta o valor mais alto possível. Mas, venha conosco entender a lógica da meta de uma campanha de financiamento coletivo. A sua meta deve ser o valor mínimo que precisa. Colocando de fato o seu valor mínimo, você se manterá motivado durante a campanha com uma meta alcançável, mas também trará mais contribuições de pessoas que sentirão que seus 10 reais, ou 20 reais farão uma diferença. Se você lança uma campanha para arrecadar dinheiro para ONGs, educação ou qualquer outrapara uma meta de 30.000 reais, e eu tenho 20 reais para contribuir, e vejo que você até agora arrecadou 1.000 reais, não me sentirei motivado a contribuir com 20 reais. Porém, se você lança uma campanha de 3.000 reais, e já tem 1.000 arrecadados, sei que meus 20 reais farão a diferença! E sei que 200 reais serão incríveis para o projeto! Pense nisso.

Para alcançar mais do que o mínimo que você precisa, o caminho não é colocar uma meta alta. Mas, colocar recompensas incríveis. Se você tiver recompensas criativas e generosas, as pessoas vão continuar a contribuir mesmo que alcance a sua meta, pois o objetivo aqui é conseguir a recompensa! Por isso, vamos ao terceiro ponto…

 

 

3) Escolhendo as recompensas

As recompensas em arrecadação de fundos para financiamento coletivo são a chave do negócio. Elas devem ser criativas e generosas. Navegue por outras campanhas no nosso site para inspiração ou fale conosco pedindo dicas. A regra de ouro? Pense: eu compraria esta recompensa? Ela vale o valor de contribuição que estou sugerindo?

Sempre recomendamos que tenha entre 3 a 6 recompensas, começando com uma recompensa básica de 10 ou 20 reais, e terminando com uma recompensa VIP para empresas ou filantropistas de plantão. Veja aqui um vídeo onde falo um pouco mais sobre esse ponto:

Recompensas da Campanha Onçafari:


4) Escrevendo o texto da Campanha

O texto deve ser também objetivo e convencer. Por que contribuirei com o seu crowdfunding e não com outro? Ao longo do seu texto, recomendamos responder as perguntas abaixo e mantê-lo curto, recheado com fotos das suas recompensas:

PRODUTOS: Start up e artes:

  • Fale sobre as recompensas (inclua fotos se possível!);

  • Fale sobre a campanha, o que ela pretende, qual o resultado final, em que o valor arrecadado será usado;

  • Fale sobre porque sua campanha é tão importante e merece a contribuição de todos;

  • Fale sobre você, seu trabalho, suas conquistas até aqui.

 

 

CAUSAS: ONGs, universidades e atletas:

  • Fale sobre dados relevantes que explique a importância do que faz;

  • Fale sobre você, seu trabalho, suas conquistas até aqui;

  • Fale sobre porque sua campanha é tão importante e merece a contribuição de todos;

  • Fale sobre a campanha, o que ela pretende, qual o resultado final, em que o valor arrecadado será usado;

  • Fale sobre as recompensas (inclua fotos se possível!).

 

5) Mídias Sociais

É aqui que seus contribuidores poderão saber mais sobre você e ganhar mais confiança para contribuir para sua campanha de financiamento coletivo. Listar suas mídias sociais mostra a quem te conhece que esta é de fato a sua campanha, e mostra para quem não te conhece que você existe e tem um network que te apoia.

É isso aí! 5 pontos básicos para uma campanha alucinante.

Quem está pronto para começar a kickar? Então, crie já a sua campanha de Financiamento Coletivo!

Ou que tal ver todas as campanhas da plataforma de crowdfunding Kickante e se inspirar em alguma delas?

Espero que tenham gostado das dicas e até a próxima!

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Categoria:

Aprenda

-Publicado em:08/10/2021
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CEO e fundadora da Kickante. Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento vaquinha online e crowdfunding. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

Sobre Candice Pascoal

CEO e fundadora da Kickante. Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento vaquinha online e crowdfunding. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

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