Então, você tem uma boa ideia ou projeto e quer transformá-lo em realidade fazendo uma vaquinha online? Hoje vamos te ensinar a fazer uma vaquinha online para arrecadar dinheiro. Preparamos um check list com os itens que você deve levar em consideração. Confira! 😉
Pense com atenção no título de sua vaquinha, afinal, ele será a primeira informação visualizada na página de arrecadação, nas redes sociais e também nos sites em que você compartilhá-la. Ele deve ser curto, direto e capaz de “vender” a sua campanha de crowdfunding rapidamente. Em poucas palavras, você deve explicar qual é o objetivo de sua vaquinha digital e também convencer e convidar o leitor a clicar.
Veja abaixo, o título e a descrição da campanha. Ficou fácil entender por que o grupo precisa de coações, né?
Recompensas, caso as tenham, devem ser criativas e generosas. Em muitos casos, elas são o diferencial da vaquinha virtual e determinantes para o sucesso. Nem sempre tem a ver com algo físico, mas pense em algo que proporcione uma experiência incrível para o seu contribuidor (pode ser um encontro com o artista ou um hangout, por exemplo).
Sugerimos incluir de 3 a 6 recompensas, uma para cada valor de contribuição. Comece com uma recompensa para contribuições de R$ 10 e termine com recompensas para contribuições VIP ou de empresas, cujo valor pode ser superior a R$ 15 mil, dependendo do projeto.
É hora de criar um super texto para defender sua vaquinha na internet. Você deve explicar porque ela é tão importante e merece cada contribuição. E também, fale o que fará com o dinheiro arrecadado e, principalmente, se sua vaquinha for flexível (em que você leva o dinheiro mesmo se não arrecadar o valor total da meta), como usará o dinheiro adquirido para iniciar o projeto.
Conte sobre a sua história e sua experiência profissional, as pessoas gostam de saber quem está por trás da vaquinha, para quem eles darão dinheiro. Coloque imagens, gráficos, vídeos, tudo que possa enriquecer a página de sua vaquinha. Crie um vídeo de apresentação e se apresente para o público!
Veja que linda a arte com os valores das contribuições da vaquinha da ONG Focinhos de Luz:
As mídias sociais são fundamentais para a sua vaquinha. Você deve inclui-las na página de sua campanha para que seus possíveis contribuidores o conheçam e tenham mais confiança para contribuir.
Após o lançamento, use as mídias sociais também em seu planejamento de marketing da campanha. Para algumas campanhas de crowdfunding para ONGs, causa animal e outras, as mídias sociais, principalmente o Facebook, são os canais mais importantes e os que mais trazem retorno de contribuições podendo representar até 90% de todo o valor arrecadado.
Estabeleça um prazo para a sua vaquinha, que pode de até 60 dias.
Não coloque um prazo muito curto (menos de 30 dias), pois pode não dar tempo de sua vaquinha ganhar força e receber o máximo de contribuições. Mas, também não coloque um prazo muito longo, pois muitos contribuidores podem pensar “ah, tem muito tempo, depois eu volto para contribuir” e acabam esquecendo. Mantenha um prazo ideal levando em conta o seu projeto ou ideia e quanto precisa arrecadar.
Escolha uma meta realista, o mínimo que você precisa arrecadar para realizar sua vaquinha online. Com uma meta realista, você se sentirá mais motivado para alcançá-la e também poderá adquirir mais contribuições de pessoas que sentirão que seus R$ 10, R$ 20 farão a diferença.
Ao decidir a sua meta, faça um cálculo rápido:
Somando estes valores, você chegará ao valor líquido necessário que precisa arrecadar. Veja o exemplo abaixo da vaquinha do Esteban Tavares.
Ficou animado? Acesse o nosso guia completo para conseguir dinheiro com vaquinha e crie uma campanha de sucesso!
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