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KickanteConheça o Portal do Empreendedor | KickanteComo fazer uma vaquinha online para arrecadar dinheiro

Como fazer uma vaquinha online para arrecadar dinheiro

Então, você tem uma boa ideia ou projeto e quer transformá-lo em realidade fazendo uma vaquinha online? Hoje vamos te ensinar a fazer uma vaquinha online para arrecadar dinheiro. Preparamos um check list com os itens que você deve levar em consideração. Confira! 😉

 

 

Como fazer um bom título para a sua vaquinha?

Pense com atenção no título de sua vaquinha, afinal, ele será a primeira informação visualizada na página de arrecadação, nas redes sociais e também nos sites em que você compartilhá-la. Ele deve ser curto, direto e capaz de “vender” a sua campanha de crowdfunding rapidamente. Em poucas palavras, você deve explicar qual é o objetivo de sua vaquinha digital e também convencer e convidar o leitor a clicar.

Veja abaixo, o título e a descrição da campanha. Ficou fácil entender por que o grupo precisa de coações, né?


Recompensas atrativas e generosas (não é obrigatório)

Recompensas, caso as tenham, devem ser criativas e generosas. Em muitos casos, elas são o diferencial da vaquinha virtual e determinantes para o sucesso. Nem sempre tem a ver com algo físico, mas pense em algo que proporcione uma experiência incrível para o seu contribuidor (pode ser um encontro com o artista ou um hangout, por exemplo).

Sugerimos incluir de 3 a 6 recompensas, uma para cada valor de contribuição. Comece com uma recompensa para contribuições de R$ 10 e termine com recompensas para contribuições VIP ou de empresas, cujo valor pode ser superior a R$ 15 mil, dependendo do projeto.

 

Crie um super texto e layout para a sua vaquinha online!

 

É hora de criar um super texto para defender sua vaquinha na internet. Você deve explicar porque ela é tão importante e merece cada contribuição. E também, fale o que fará com o dinheiro arrecadado e, principalmente, se sua vaquinha for flexível (em que você leva o dinheiro mesmo se não arrecadar o valor total da meta), como usará o dinheiro adquirido para iniciar o projeto.

Conte sobre a sua história e sua experiência profissional, as pessoas gostam de saber quem está por trás da vaquinha, para quem eles darão dinheiro. Coloque imagens, gráficos, vídeos, tudo que possa enriquecer a página de sua vaquinha. Crie um vídeo de apresentação e se apresente para o público!

Veja que linda a arte com os valores das contribuições da vaquinha da ONG Focinhos de Luz:

valores das contribuições da vaquinha Focinhos de Luz

 

Mídias Sociais – impacte o máximo de contribuidores

 

As mídias sociais são fundamentais para a sua vaquinha. Você deve inclui-las na página de sua campanha para que seus possíveis contribuidores o conheçam e tenham mais confiança para contribuir.

 

Após o lançamento, use as mídias sociais também em seu planejamento de marketing da campanha. Para algumas campanhas de crowdfunding para ONGs, causa animal e outras, as mídias sociais, principalmente o Facebook, são os canais mais importantes e os que mais trazem retorno de contribuições podendo representar até 90% de todo o valor arrecadado.

Por quanto tempo sua vaquinha ficará no ar?

 

Estabeleça um prazo para a sua vaquinha, que pode de até 60 dias.

Não coloque um prazo muito curto (menos de 30 dias), pois pode não dar tempo de sua vaquinha ganhar força e receber o máximo de contribuições. Mas, também não coloque um prazo muito longo, pois muitos contribuidores podem pensar “ah, tem muito tempo, depois eu volto para contribuir” e acabam esquecendo. Mantenha um prazo ideal levando em conta o seu projeto ou ideia e quanto precisa arrecadar.

 

Quanto pretende arrecadar com a sua vaquinha?

 

Escolha uma meta realista, o mínimo que você precisa arrecadar para realizar sua vaquinha online. Com uma meta realista, você se sentirá mais motivado para alcançá-la e também poderá adquirir mais contribuições de pessoas que sentirão que seus R$ 10, R$ 20 farão a diferença.

Ao decidir a sua meta, faça um cálculo rápido:

  • Custos para a produção do seu projeto (produzir livros, show, filme…);
  • Custos para a produção e envio das recompensas (brindes, itens personalizados, CDs..)
  • Inclua sempre também a taxa da administrativa da plataforma de financiamento;
  • Para finalizar o custo total, adicione percentual para margem de erro.

Somando estes valores, você chegará ao valor líquido necessário que precisa arrecadar. Veja o exemplo abaixo da vaquinha do Esteban Tavares.

 

 

Ficou animado? Acesse o nosso guia completo para conseguir dinheiro com vaquinha e crie uma campanha de sucesso!

 

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Categoria:

Aprenda

-Publicado em:26/10/2021
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CEO e fundadora da Kickante. Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento vaquinha online e crowdfunding. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

Sobre Candice Pascoal

CEO e fundadora da Kickante. Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento vaquinha online e crowdfunding. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

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