version: 240705-7bf660a8
KickanteConheça o Portal do Empreendedor | KickanteComo funciona a Lei Rouanet x Crowdfunding para Cultura

Como funciona a Lei Rouanet x Crowdfunding para Cultura

como-funciona-lei-rouanet-crowdfunding-para-cultura


Seu projeto se enquadra em um crowdfunding ou na Lei Rouanet? Sabia que
as leis de incentivo à cultura, como a Lei Rouanet, não estão funcionando como antes e as empresas não estão investindo. Por conta disso, o financiamento alternativo chegou como uma grande opção.

Nos Estados Unidos, quando a economia desacelerou, a arrecadação online disparou. O mesmo está acontecendo no Brasil. O crowdfunding, também chamado de vaquinha online, vem crescendo exponencialmente e se tornando uma importante fonte de financiamento para as iniciativas culturais.

Na Kickante, milhares de artistas já arrecadaram verba para seus projetos com um crowdfunding. Músicos, cineastas, escolas de samba, dançarinos… não importa. Com uma campanha de crowdfunding, os artistas se tornam independentes, arrecadam verba sem burocracia, divulgam seu trabalho para todo o Brasil e possuem total controle sobre sua obra, sem o intermédio de gravadoras, produtoras e patrocinadores.

São milhões arrecadados para projetos culturais e sem a burocracia de leis de incentivo à cultura.

 

 

Muitos artistas passaram a optar pelo crowdfunding devido à diversos benefícios:

 

  • 100% seguro;
  • Você consegue estipular o valor real que precisa para colocar seu sonho ou projeto em prática;
  • Não há taxas abusivas como acontece nos financiamentos bancários e empréstimos. Aliás, a taxa da Kickante é a menor do mercado, apenas 6%!
  • Plataforma premiada: os maiores valores captados são aqui
  • Por não termos uma curadoria, você cria o seu crowdfunding e pode começar a arrecadar fundos em menos de 10 minutos!
  • Não acumula dívida em bancos ou com terceiros e sabe exatamente quanto poderá utilizar em seu projeto.
  • É muuuuito fácil criar uma campanha. Nosso site é tão fácil quanto usar Facebook! Siga o passo a passo de criação, e se tiver dúvidas envie um e-mail para falecom@kickante.com.br que estaremos com você durante todo o processo!
 

A Kickante quer democratizar o acesso à fundos. Chega de depender de somente uma pessoa para realizar seus sonhos. Conte com a ajuda de centenas, milhares de pessoas que acreditam no seu projeto!

Quanto mais pessoas ajudarem, mais você tem chances de alcançar a sua meta de arrecadação. Lembre-se, com uma campanha de crowdfunding, você é capaz de impactar o Brasil inteiro – e não se limita somente ao seu círculo social.

 

youtube-estebean-tavares

 

 

Arrecade verba para projetos culturais com crowdfunding

O conceito de crowdfunding é muito simples. Qualquer artista que precise de dinheiro para seus projetos musicais, literários, eventos, carnavais, entre outros projetos culturais, pode criar uma campanha de arrecadação.

Com uma comunidade engajada, disposta a contribuir e a divulgar a campanha de arrecadação, certamente, ela será um sucesso! Grandes e pequenos. Com outro tipo de patrocínio ou não. O crowdfunding chegou para ficar e ajudar!

Na Kickante, temos parceria com editoras e selos de música, para que você possa ter apoio profissional quando captar o valor da sua pré-venda, ou você pode optar por lançar seu projeto sozinho. Liberdade artística.

E o melhor? No final de seu crowdfunding para cinema, dança ou outro, você ainda terá uma lista dos seus contribuidores, assim, não dependerá apenas da decisão de lojistas ou editais culturais futuramente para tirar seu projeto do papel.

Que sonho, heim? Ter os dados dos seus contribuidores e poder criar um relacionamento diretamente com eles.

Sem ter que convencer ninguém a acreditar no seu conteúdo. E ainda tendo total liberdade artística!

 

Benefícios do Crowdfunding para Projetos Culturais:

 

  • Divulgar o seu trabalho para todo o Brasil;
  • Ficar mais próximo dos fãs e adquirir outros mais;
  • Avaliar o interesse do público sobre o seu trabalho;
  • Receber feedback valiosos de seus fãs sobre sua campanha e/ou projeto cultural (os contribuidores se tornam parte do projeto e torcem para que seja um sucesso!);
  • Vitrine para investidores e parceiros;
  • Descobrir em que região há maior interesse e deve ser explorado (você pode produzir um show ou fazer o lançamento de seu filme neste local, já pensou?);
  • Após finalizar a campanha, você poderá calcular quantas cópias do CD ou DVD será capaz de vender ou qual a expectativa de público para seu filme em todo o Brasil, diminuindo o desperdício de verba;
  • Tudo isso sem risco! É 100% confiável.


Dicas Gerais para Projetos Culturais de Crowdfunding

 

Considere sua base de fãs na hora de calcular a meta e pensar a sua estratégia captação
A maior parte das contribuições para campanhas de crowdfunding vem da rede de contatos do criador da campanha. Por isso, é importante definir metas realistas, que levem em consideração o tamanho da sua base de divulgação.

 

 

Defina se sua campanha será Flexível ou Tudo ou Nada


Caso seu projeto vá sair do papel independente do valor atingido na captação via crowdfunding, sua campanha pode ser do tipo Flexível. Nessa modalidade você recebe o valor arrecadado (descontando a taxa da plataforma) mesmo que não atinja a meta.

Agora se você só vai poder gravar o CD, produzir o clipe, fazer o show etc caso capte o valor total da meta, sua campanha deve ser do tipo “Tudo ou Nada” em que caso a meta não seja atingida, as contribuições retornam integralmente aos contribuidores.

Como apresentar seu projeto: Pense em Pré-venda, Exclusividade, Proximidade com os fãs.
O crowdfunding não é simplesmente uma forma de “pedir dinheiro”. Aliás, essa é uma visão que já não existe em países como os EUA, onde o mercado é avançado e mais maduro.

Através das plataformas de crowdfunding os seus fãs têm oportunidade de: participar da pré-venda do seu conteúdo, participar da definição do seu clipe, ser personagem do seu documentário, participar de shows exclusivos, ter acesso à produtos únicos e assim por diante.

Com a “new media” rolando solta você não pode perder a oportunidade de se aproximar do seu público e eles terão prazer em contribuir com seu projeto e fazer parte real da sua história artística.

 

Mostre seu talento: inclua vídeos na sua campanha

 

Campanhas de crowdfunding para música são mais legais quando têm…música! A gente sabe que grande parte das contribuições virão daquelas pessoas que já conhecem seu trabalho, mas a Kickante também recebe muitas visitas de pessoas interessadas em conhecer e apoiar novos projetos. Por isso, é sempre bacana incluir no corpo da sua campanha um vídeo do YouTube com sua música mais conhecida, para você mostrar seu trabalho e chamar atenção dos contribuidores.

Conclusão

 

Ouço todos os dias que a situação está difícil. E é verdade. Está. Mas a Kickante é premiada como melhor Usabilidade da América Latina. Quando você lança conosco, você atinge números maiores de pré-venda coletiva.

Nosso negócio é realizar. Sonhos, iniciativas – grandes, médios ou pequenos – empreendimentos. Lance sua campanha gratuitamente com o apoio de uma equipe expert em arrecadação de fundos!

 

 
0
Categoria:

Aprenda

-Publicado em:27/10/2021
Compartilhar
CEO e fundadora da Kickante. Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento vaquinha online e crowdfunding. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

Sobre Candice Pascoal

CEO e fundadora da Kickante. Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento vaquinha online e crowdfunding. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

Artigos criados por Candice Pascoal

+ 2 milhões

de brasileiros participando na Kickante

+ 100 mil projetos

São milhões de brasileiros impactados!

Grandes captações

Técnicas americanas que dão muito certo!

Pagamento facilitado

Técnicas americanas que dão muito certo!

Receba fácil e rápido!

Receba valores antes da campanha terminar!

Painel Transparente

Veja o status real de toda contribuição.

Meta do Ano:

1bi para o Brasil!


Tem um sonho, mas não sabe se pode vivê-lo?

Receba inspiração e dicas de uma das maiores realizadoras de sonhos do nosso país.