“Eu construí a minha campanha, mas não tive contribuidores” é uma queixa comum. Crowdfunding é um trabalho árduo. Algumas pessoas têm a ideia de que por sua campanha estar na internet, automaticamente deveria receber visitas e contribuições. Mas, para aqueles que planejam com antecedência, preparam-se adequadamente e executam um plano da maneira correta, as chances de sucesso são muito maiores.
Muitos empresários veem as campanhas de crowdfunding baseadas em recompensas – quando um benefício ou um produto é fornecido a um contribuidor em oposição ao capital próprio – como uma maneira fácil de arrecadar dinheiro. Mas, se você não tiver uma boa ideia ou um produto que excite as pessoas, não vai funcionar.
Pontos importantes ao criar uma campanha de crowdfunding (também chamada de vaquinha online e financiamento coletivo):
Campanhas de causas, jogos e filmes têm um alto nível de sucesso.
Campanhas que tocam o coração das pessoas costumam ser muito bem sucedidas, principalmente as campanhas de crowdfunding para animais, causas pessoais e de ONGs. Mas, se sua ONG for nova e quiser arrecadar fundos para a sua criação, explique bem detalhadamente o seu projeto e o objetivo com a campanha de arrecadação. Uma dica é pesquisar por campanhas semelhantes à que você quer criar e analisar seus pontos fortes e fracos para que seu projeto seja tenha o retorno que almeja.
Coloque uma meta na vaquinha virtual que você consiga alcançar, um valor condizente com o seu projeto. Arrecade o valor mínimo que precisa para o seu projeto ir para o ar.
Valores muito altos podem afastar os contribuidores que podem pensar que seus 20 ou 50 reais não farão diferença. Mas, se colocar uma meta realista e explicar com o que gastará o valor arrecadado, as pessoas se sentirão mais confiáveis e dispostas a contribuir.
Uma dica é colocar uma planilha de custos em sua campanha, assim como fez o cantor Esteban Tavares:
O planejamento da campanha de crowdfunding começa 30 e até 60 dias de seu lançamento. É preciso:
O planejamento de sua campanha é o fator determinante para seu sucesso.
Há uma pesquisa que diz que se você conseguir 30% de sua meta de crowdfunding nas primeiras 2 semanas pós lançamento da sua campanha no site de crowdfunding, você estará bem situado para chegar a 100% até o final do prazo de arrecadação.
Há uma razão para isso: os 30% iniciais criarão um poder de maximização e divulgação alta o bastante que irá gerar uma onda de contribuição para a sua campanha.
Esteja preparado para se dedicar totalmente à sua campanha durante 30 ou 60 dias (dependendo da duração).
A campanha vai exigir que você fique no telefone, nas mídias sociais, à procura de apoiantes, responda as perguntas dos contribuidores, criando as recompensas, entre outros. Imagine o quanto o trabalho que será, em seguida, triplique rs.
Por isso, se possível, crie uma equipe e distribua tarefas. Assim, ficará mais fácil gerenciar e cuidar de todos os pontos. Estar presente e responder a todos com rapidez pode significar algumas contribuições a mais para o seu projeto.
Adicione membros para sua equipe: Convide pessoas para se juntar a você nessa ideia.
Campanhas de crowdfunding com equipes maiores arrecadam cerca de 80% mais do que campanhas lançadas por apenas uma pessoa. O motivo? Simples! Apoio de mais membros no seu time na movimentação da campanha e principalmente aumento de credibilidade para a sua campanha.
Você poderá facilmente adicionar membros para a sua equipe na página de Edição da sua campanha.
Saiba mais como alcançar a sua meta em https://nova.kickante.com.br/portal-do-empreendedor/como-criar-e-lancar/como-divulgar-campanha-de-crowdfunding-divulgacao-e-a-chave-do-sucesso
de brasileiros participando na Kickante
São milhões de brasileiros impactados!
Técnicas americanas que dão muito certo!
Técnicas americanas que dão muito certo!
Receba valores antes da campanha terminar!
Veja o status real de toda contribuição.
1bi para o Brasil!
Receba inspiração e dicas de uma das maiores realizadoras de sonhos do nosso país.