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Crowdfunding para Literatura: Dicas e Exemplos

Crowdfunding para Literatura: Dicas e Exemplos

Você é escritor, jornalista ou cartunista e está em busca de recursos para publicar seu livro? A Kickante tem um histórico incrível de campanhas de crowdfunding (ou financiamento coletivo) para literatura e ficamos felizes por fazer parte da realização de diversos projetos e sonhos dos escritores!

Objetivos e Metas de Crowdfunding para Literatura

Dentre os diferentes objetivos daqueles que nos procuram para lançar campanhas de literatura de financiamento coletivo, alguns costumam ser mais frequentes:

  • Recursos para a produção de livros;
  • Recursos para a produção de histórias em quadrinhos;
  • Apoio financeiro para o lançamento e a divulgação da obra;
  • Recursos financeiros para custear a pesquisa e criação literária.

Para definir a meta (valor que precisa captar) para seu projeto de literatura é importante levar em consideração todos os custos envolvidos na produção e distribuição de sua obra e também das recompensas de sua campanha. Inclua sempre também a taxa da administrativa da Kickante, para poder chegar ao valor líquido necessário que precisa arrecadar.

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Dicas Gerais para Projetos Literários de Crowdfunding

1. Considere sua base de fãs na hora de calcular a meta e pensar a sua estratégia captação
Em torno de 30% das contribuições para campanhas de crowdfunding vem da rede de contatos do criador da campanha (familiares, amigos e contatos). Por isso, é importante definir metas realistas, que levem em consideração o tamanho da sua base de divulgação.

​2. Defina se sua campanha será Flexível ou Tudo ou Nada
Caso seu projeto possa ser viabilizado mesmo não atingindo todo o valor de sua meta de arrecadação de crowdfunding, sua campanha pode ser do tipo Flexível, uma exclusividade da Kickante. Nessa modalidade você recebe o valor arrecadado (descontando a taxa da plataforma) mesmo que não atinja a meta.

Agora se você só vai poder produzir seu livro, história em quadrinhos, etc caso arrecade o valor total da meta, a sua campanha deve ser do tipo “Tudo ou Nada”. Neste caso, se você não atingir a meta de arrecadação, o valor será devolvido integralmente aos contribuidores.

3. Como apresentar seu projeto: Pense em Pré-venda, Exclusividade, Proximidade com os fãs
O financiamento coletivo não é simplesmente uma forma de “pedir dinheiro”. Aliás, essa é uma visão que já não existe em países como os EUA, onde o mercado é avançado e mais maduro.

Através do crowdfunding os seus fãs têm oportunidade de: participar da pré-venda do seu livro, ser personagem do seu documentário, ter o nome nos agradecimentos do livro, ter acesso a produtos únicos e assim por diante.

Esta é uma nova fase do mercado onde seus fãs é que determinarão se seu livro será lançado ou não. É uma ótima oportunidade de se aproximar. receber o feedback sobre seu trabalho e deixar que seus fãs façam parte real da sua história artística.

4. Mostre seu talento: inclua vídeos na sua campanha
Um vídeo bem feito (pode ser filmado pelo celular mesmo) é uma ótima forma de se apresentar e se aproximar mais de seus contribuidores. Eles gostam de conhecer quem está por trás do projeto. E mais, o vídeo é também uma excelente forma para a sua campanha viralizar fora da página da Kickante e atrair mais contribuidores ao ser compartilhada nas redes sociais, blogs e fóruns.

A gente sabe que grande parte das contribuições virão daquelas pessoas que já conhecem seu trabalho, mas a Kickante também recebe muitas visitas de pessoas interessadas em conhecer e apoiar novos projetos. Por isso, é sempre bacana incluir no corpo da sua campanha um vídeo de apresentação de seu trabalho.

 

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​Recompensas para Campanhas de Crowdfunding de Literatura

Ah, as recompensas! Elas são uma parte muito importante da sua campanha de financiamento coletivo. Quando se trata de livro, as pessoas são movidas pela paixão pelo artista, pela obra e assim por diante, e possuem apego em relação aquilo com o qual estão contribuindo.

Essa é uma excelente oportunidade de caprichar nas recompensas e garantir mais contribuições para sua campanha de crowdfunding. Veja alguns exemplos muito relevantes de recompensas que o público que contribui para projetos literários costuma gostar muito:

  • O livro em primeira mão: nada melhor do que receber algo exclusivo do seu autor favorito em primeira mão! Se as pessoas estão contribuindo para seu projeto, elas merecem receber o produto final antes dele estar a venda em qualquer loja. Garanta isso e sua campanha já terá uma boa recompensa!
  • Pôsteres, caricaturas, certificado de contribuidor: fãs gostam de itens diferentes dos seus artistas. Produza edições limitadas de posters e itens com sua marca, para aqueles que contribuirem com a sua campanha;
  • Palestras: que tal organizar uma palestra fechada para aqueles que contribuirem com cotas maiores? Vale a pena! Você vai garantir uma experiência única para os seus fãs e eles vão te agradecer por isso através das recompensas;
  • Conhecer o autor: dê a oportunidade do seu fã te conhecer pessoalmente. Você pode listar datas e os locais em que estaria disponível para encontrar com eles. Você pode organizar um jantar ou algo bem intimista e bacana;
  • Cotas para empresas e lojas: venda uma quantidade maior de Livros, a um preço super especial, para lojas e marcas. Assim você garante valores maiores de contribuição!

 

Divulgação e Marketing de Campanha de Crowdfunding para Literatura

Uma vez que sua campanha esteja estruturada, você deve lançá-la o quanto antes. Não há risco ou burocracia em crowdfunding, e você pode começar a arrecadar assim que lançar sua campanha! Por isso, é muito importante planejar como será a divulgação de sua campanha: afinal, da onde virão as contribuições?

  1. Comece do Começo: a força das primeiras contribuições
    Muitos criadores de campanha subestimam a força da sua rede de contato mais próxima: amigos, familiares, colegas de trabalho, outros amigos do meio literário e assim por diante. Nossa experiência mostra que as primeiras contribuições (kicks) costumam vir justamente dessas pessoas e, tem mais, elas geram um efeito psicológico em outros contribuintes que, ao verem contribuições, se animam a participar também.
  2. Canais de Comunicação: não deixe nenhum de fora
    Você precisa ser criativo para atingir esse pessoal todo: como você mais se comunica com sua mãe? Ligue para ela e faça passo-a-passo com ela até ela dar a primeira contribuição, mande um e-mail para seu irmão, um Whatsapp para seus amigos (as campanhas da Kickante funcionam no celular!), deixe flyers no mural da faculdade ou nos locais que frequenta, anuncie, se possível, em livrarias e assim por diante.
    Nem só de mídias sociais vivem as campanhas de crowdfunding. Pense onde está seu público e corra atrás deles!
  3. Offline também funciona: aumente o alcance do seu crowdfunding de literatura
    Como escritor, uma das riquezas que você tem nas mãos é o contato que possui com seus fãs e admiradores da sua arte. Faça ações também offline!
    Você pode e deve falar da sua campanha em saraus, encontros com amigos, imprimir flyers e pôsteres, fazer ligações e tudo mais que o mundo fora da Internet permitir! O objetivo é sempre atrair interessados para visitarem a página da sua campanha e, consequentemente, contribuições.
  4. Use as mídias sociais: elas são poderosas
    Se você ainda não tem uma Fan Page no Facebook sobre o livro ou como escritor, crie uma agora! Se já tem, ótimo, continue a crescê-la. Logicamente, atualizar o seu perfil pessoal com posts sobre a campanha é bastante válido, mas com uma Fan Page, você terá usuários que gostam do seu trabalho como escritor e, provavelmente, terá mais contribuições. Outra vantagem, é que caso você queira lançar outra campanha de financiamento coletivo, já terá um público selecionado onde poderá divulgar sobre seu novo projeto e pedir novamente contribuições.
    Você deve postar com frequência em seu Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e quaisquer outras redes sociais que possuir. Mas, não vale fazer um post só e achar que as contribuições vão chover, hein? Você deve fazer várias postagens ao longo da sua campanha: ao menos 2 por dia no Facebook, 3 por dia no Twitter, 1 por dia no Instagram, ao menos 1 e-mail por semana para todos os seus conhecidos, 3 publicações por semana no seu LinkedIn e assim por diante. Seja criativo nas suas postagens: coloque sempre o link da campanha logo no começo do post, fale rapidamente sobre o objetivo (textos muito longos não costumam funcionar), altere posts com imagem e sem, com vídeo e sem, fale das recompensas, fale de suas publicações, livros, pesquisas, assim por diante.
    Não esqueça que a Kickante é a única plataforma que tem parceria com o YouTube para poder exibir links de campanhas de crowdfunding em vídeos. Adicione o link da campanha em todos os seus vídeos, não esqueça! Saiba como colocar o link de sua campanha e arrecadar mais contribuições via Youtube.
  5. Trabalhe com sua base de fãs e comemore com eles
    Seus fãs e admiradores são muito importantes para o sucesso da sua campanha e você deve convidá-los a lhe ajudar ativamente. Muitos deles, compartilham a sua campanha no Facebook, Twitter, Whatsapp, Blogs, entre outras formas. Eles fazem isso pois querem que sua campanha alcance a meta e seu projeto seja lançado (para, enfim, consumi-lo).
    A viralização é muito maior quando mais pessoas estão falando da sua campanha para ainda mais pessoas. Você vai ver, o resultado é incrível!
    Não deixe nunca de agradecer o engajamento e lembre-se que você tem uma ferramenta para se comunicar com aqueles que estão acompanhando sua campanha na Kickante. Trata-se do mini blog da campanha.
  6. Assessoria de Imprensa
    Você pode trabalhar com assessoria de imprensa para conseguir maior exposição da sua campanha, atraindo ainda mais olhares e contribuidores. Se você já tem uma assessoria, ótimo. Caso contrário, entre em contato com a Kickante após lançar sua campanha que temos uma opção de trabalho com esse fim.
    Você pode conferir nosso guia para criar um press release para campanha de financiamento coletivo.
  7. Aproveite a assessoria de marketing da Kickante
    Ao lançar sua campanha na Kickante, você vai receber um plano de marketing com dicas de como divulgar a sua campanha e, além disso, pode entrar em contato conosco pedindo uma assessoria maior. Temos uma equipe dedicada a oferecer dicas de marketing para sua campanha de crowdfunding de literatura. Bom, não é mesmo?

 

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Exemplos de Campanhas de Crowdfunding para Livros

Se você ainda tem dúvidas sobre a sua campanha, vamos te ajudar ainda mais. Você pode conferir a seguir alguns exemplos de campanhas de crowdfunding para livros e nossas observações sobre coisas legais em cada uma delas. Inspire-se e crie estratégias similares para também bater sua meta, garantindo a realização do seu projeto literário!

 

Piracicaba nos Tempos da Ditadura

 

  • Timing da campanha: a campanha foi lançada em março de 2014 e objetivo era aproveitar burburinho do dia 31 de março, quando já havia um debate mais amplo sobre os 50 anos do golpe militar no país;
  • Equipe da Campanha: Sim, campanhas de crowdfunding precisam de uma equipe! E a equipe desta campanha era formada pelos 7 autores do livro. Nela existiam jornalistas, advogados, um sociólogo com experiência em liderança de movimentos sociais, um padre e um ex-vice-reitor. As tarefas foram claramente mapeadas dentro do que cada um poderia desempenhar de melhor (redes sociais, contato com os contribuídores via Mini Blog da campanha, envio de emails personalizados, divulgação em sites pré-selecionados..). Além disso, havia reuniões semanais para analisar o desempenho e providências a serem tomadas.
  • Agradecimento: diariamente, a equipe estabeleceu uma sistemática de agradecimento pessoal a quem contribuíra, quando identificadas relações de origem, ou seja, se a motivação inicial para participação na campanha pudesse ter sido um e-mail ou solicitação de um dos sete.

 

As Aventuras dos Quimionautas no PlanetaTerra

 

  • Vídeo: vídeos são uma forma muito bacana de se comunicar com o público que está visitando sua página de crowdfunding. No vídeo da campanha, a Gizella Werneck, autora de Quimionautas, explica o que a motivou a escrever o livro e pede a contribuição de todos para tornar o seu sonho realidade. Lembre-se que crowdfunding é algo pessoal e quanto mais honesto for o seu contato, melhor serão os resultados. E não precisa ser uma super produção, pode ser um filme caseiro, gravado com o celular mesmo. O que importa é você se mostrar para seus possíveis contribuidores. E, aliás, esta campanha deu tão certo que a Gizella acabou sendo entrevistada, ao vivo, no programa Encontro com a Fátima Bernardes!

 

Tire os olhos da bola

 

  • Incentivo à contribuição: o criador da campanha, Rodrigo Simonsen, criou 6 recompensas – uma para cada valor arrecadado. Em todas, o contribuidor receberia o livro “Tire os Olhos da Bola”. Mas, fez mais. Em um determinado momento da campanha, colocou uma mensagem informando que se chegasse à meta de R$ 30.000,00, todos receberiam um exemplo do livro Perdidos e Violentos, escrito por Andy Nowick!

 

Bel Pesce: Legado A Menina do Vale

 

  • Inovação na divulgação: Bel Pesce, criadora da campanha e autora do Livro A Menina do Vale 2, divulgou o seu livro através do Tour que realizou em diversas cidades do Brasil! Ela palestrou em 28 cidades disseminando conhecimento e seu amor pela educação e empreendedorismo.
  • Mídias Sociais: Bel Pesce criou um evento no Facebook para cada palestra e instigou o pessoal a comprar o ingresso de sua palestra e também o livro através da página da campanha. E a campanha deu tão certo que se tornou o recorde de arrecadação em financiamento coletivo no Brasil com R$ 889 mil arrecadados!!

 

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Categoria:

Aprenda

-Publicado em:15/10/2021
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CEO e fundadora da Kickante. Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento vaquinha online e crowdfunding. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

Sobre Candice Pascoal

CEO e fundadora da Kickante. Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento vaquinha online e crowdfunding. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

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