version: 241023-4236735d
KickanteConheça o Portal do Empreendedor | KickanteDoações Online para Campanhas Eleitorais

Doações Online para Campanhas Eleitorais

Com a Reforma Eleitoral de 2015, agora é possível doar para campanhas financiamento coletivo de candidatos e partidos eleitorais. Em plena época de engajamento eleitoral e participação ativa da população brasileira, essa facilidade tende a estimular eleitores a se envolver ainda mais com suas escolhas.

A arrecadação de dinheiro online é uma forma transparente e segura do eleitor saber quanto seus candidatos estão arrecadando (e, consequentemente, quanto estão investindo em suas campanhas).

Por exemplo, a partir de 2016, os candidatos ao cargo de prefeito só poderão investir, no primeiro turno, 70% do maior gasto declarado para o mesmo cargo na eleição anterior, onde houve apenas primeiro turno. 

Nos municípios que tiveram dois turnos na eleição passada, o gasto dos candidatos a prefeito terão um limite de 50% do maior gasto declarado na última eleição. O limite de gastos referentes ao segundo turno, onde houver, está fixado em até 30% do valor previsto do primeiro turno.

 

Quero arrecadar recursos para a minha campanha eleitoral!

 

Regras para a doação de recursos para as campanhas eleitorais

É a Lei nº 9.504 de 30/09/1997, entre os artigos 17 e 27, que define as regras que envolvem arrecadar fundos para campanhas eleitorais. As mais importantes são:

  • Somente pessoas físicas podem realizar doações para vaquinha eleitoral;
  • Partidos e políticos devem possuir um site “.br” e um sistema que permita arrecadar dinheiro online. Campanhas de financiamento coletivo criadas fora do site do candidato não serão consideradas válidas para o TSE.
  • Não serão aceitas doações com cartões de crédito emitidos no exterior. Todas as doações nacionais devem ocorrer até a data das eleições, inclusive segundo turno, se houver. Após tal data, o sistema deverá desabilitar a arrecadação imediatamente.
  • Os partidos e candidatos devem obrigatoriamente abrir conta bancária específica para as movimentações financeiras da campanha.
  • Não é possível doação parcelada.
  • Não é permitido usar plataformas terceiras de crowdfunding. O candidato precisa ter seu próprio sistema de arrecadação.

Com esta nova possibilidade de arrecadação de dinheiro online, os políticos passam a contar com a contribuição de milhares de pessoas, não somente de empresas patrocinadoras. Isso gera uma aproximação e comunicação maior entre o candidato e o eleitor. O candidato que souber usar os conceitos de crowdfunding na sua arrecadação, poderá mobilizar massas e não só arrecadar fundos, mas também criar um movimento e deixar um grande legado. Assim como fez o Presidente Barack Obama nos Estados Unidos.

 

Quero arrecadar recursos para a minha campanha eleitoral!

0
Categoria:

Aprenda

-Publicado em:20/10/2021
Compartilhar
CEO e fundadora da Kickante. Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento vaquinha online e crowdfunding. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

Sobre Candice Pascoal

CEO e fundadora da Kickante. Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento vaquinha online e crowdfunding. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

Artigos criados por Candice Pascoal

+ 2 milhões

de brasileiros participando na Kickante

+ 100 mil projetos

São milhões de brasileiros impactados!

Grandes captações

Técnicas americanas que dão muito certo!

Pagamento facilitado

Técnicas americanas que dão muito certo!

Receba fácil e rápido!

Receba valores antes da campanha terminar!

Painel Transparente

Veja o status real de toda contribuição.

Meta do Ano:

1bi para o Brasil!


Tem um sonho, mas não sabe se pode vivê-lo?

Receba inspiração e dicas de uma das maiores realizadoras de sonhos do nosso país.