No dia 14/06, fizemos a nossa primeira live na fan page da Kickante com o pessoal da SEMrush. Essa live acontece toda terça-feira, às 14h, com o tema arrecadação de fundos e marketing digital. Queremos que mais pessoas possam tirar seus projetos do papel.
Lembrando que todas as dicas abaixo e também muitas outras estão presentes no livro “Seu Sonho Tem Futuro”, de Candice Pascoal, CEO e fundadora da Kickante. Basta acessar https://www.voceexpert.com.br/ebook/SeuSonhoTemFuturo.pdf, adquirir seu livro e entender como muitas pessoas estão transformando suas atividades favoritas em negócio com a ajuda da Candice!
Vamos às perguntas!
Kickante: As campanhas se tornam um sucesso, principalmente, porque os criadores trabalham muito duro para se conectar com as pessoas mais interessadas em seu assunto. Pesquise e entre em grupos do Facebook que tenham a ver com o tema de seu projeto; pesquise no Google alguns sites que possam se tornar parceiros de seu projeto e envie mensagens solicitando apoio; o Twitter, apesar de ter caído um pouco no Brasil, ainda é bastante utilizado e pode servir como um canal de divulgação de seu projeto.
Mas, é muito importante que você tenha o apoio inicial de amigos e familiares. Assim, os novos usuários que chegarem até a sua campanha, vão ver que você já possui contribuições e confiarão mais no seu projeto.
SEMrush: Redes sociais oferecem uma ótima base de apoio para sua campanha. Existem várias ferramentas que podem ajudar a encontrar comunidades e pessoas interessadas em seu projeto. Por exemplo, a ferramenta Mention, que monitora as menções da sua marca ou sua palavra-chave nas redes sociais ou a SEMrush que com a ferramenta de Mídias Sociais permite encontrar pessoas que falam sobre as suas palavras-chave e definir os influenciadores e líderes de opinião da área. É interessante apresentar o seu projeto para os líderes de opinião da área e poder contar com o apoio informacional deles, já que o público e o nível de influência deles é muito maior.
Kickante: Analise a sua campanha: será que seus contribuidores em potencial estão no Facebook, Twitter, Instagram, Blogs, jornais impressos, revistas..? Seja criativo!
Dia 10: Postar no Facebook/Twitter + Enviar email para minha lista
Dia 11: Contactar por telefone todos os meus VIPs
Dia 12: Postar um “agradecimento” no Facebook + enviar arte “Eu apoio!” para quem já fez contribuições
Todos que criam campanha na Kickante ganham um plano diário de divulgação detalhando tudo o que deve ser feito para a campanha ser um sucesso.
É imprescindível que as redes sociais sejam atualizadas diariamente, assim o público não perde o engajamento.
Postagens de email, mídias sociais e WhatsApp devem ser pessoais e devem dizer porque as pessoas devem clicar no seu link e apoiar sua campanha da maneira mais clara possível. Seja você!
Ideias de postagens: divulgue nas redes os primeiros apoiadores, divulgue nas redes os comentários postados por seus contribuidores e agradeça o apoio deles, faça depoimentos pessoais (quanto mais pessoal, melhor), publique dados que mostram a importância do seu projeto, e sempre, sempre inclua o link da página da sua campanha;
Tem um website? Coloque um banner nas suas páginas principais sobre sua campanha.
SEMrush: Realmente, é uma ótima ideia divulgar a campanha não só nas redes sociais, mas também tentar aparecer nos blogs e mídias impressas. Pode parecer mais difícil, mas não é. Para começar, você precisa encontrar as mídias certas. Você pode encontrar as mídias com um bom alcance de público com temática similar ao tema da sua campanha. Por exemplo, para um projeto de criação de jardins e parques para crianças na sua cidade, você pode apostar nos blogs e jornais que escrevem sobre a sua cidade e blogs que falam sobre crianças, atividades infantis e passa tempo com seus filhos.
A probabilidade dessas mídias quererem escrever sobre o seu projeto é maior, agora é só entrar em contato com os editores do blog ou jornal e oferecer o press release.
Para encontrar os blogs e jornais que podem se interessar em seu projeto, você pode contar com a ajuda de ferramentas especializadas como BuzzSumo ou ferramenta de Brand Monitoring, da SEMrush, que permitem encontrar as menções de suas palavras-chave nas mídias.
Mini-blog: na página inicial de sua campanha, clique na aba “mini-blog”.
Como o próprio nome diz, é uma área em que você pode atualizar seus kickadores (todos que já contribuíram para a sua campanha) e seguidores (todos que optaram por seguir o desenvolvimento da sua campanha no nosso site, mesmo que ainda não tenham contribuído). lembrando que as atualizações são enviadas automaticamente para todos os kickadores e seguidores da campanha!
Empurrão Kickante: O Empurrão Kickante analisa toda a atividade de sua campanha, desde doações recebidas, comentários, atualizações até compartilhamentos da sua campanha nas redes sociais. Quanto maior a atividade, maior a possibilidade de sua campanha ser destacada na página principal, e-mail, blog e até mesmo nas nossas redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram ou YouTube!
Embed: Com o Embed da Kickante é possível incorporar o box da campanha em sites externos e divulgá-lo pela internet. O box será exibido exatamente como aparece no site da Kickante, com a imagem da campanha, prazo, valor e percentual de arrecadação. Desta forma, todos poderão saber rapidamente sobre a sua campanha e, ao clicar no box, será direcionado para a página da campanha na Kickante para entender os detalhes sobre o projeto e contribuir.
Kickante: Você não precisa utilizar todas as redes sociais que existem. Identifique as melhores plataformas para você, de acordo com o tipo de projeto de crowdfunding, e foque nelas.
Se você tem um projeto audiovisual, aproveite as ferramentas do Youtube, como comentários e mensagens privadas para divulgar seu trabalho. Se você tem um projeto de crowdfunding de fotos, aposte no Instagram. No Facebook, por exemplo, é possível descobrir qual postagem teve maior aceitação pelo público, assim você já sabe qual utilizar com mais frequência.
SEMrush: a melhor forma de definir as melhores redes sociais para divulgar o seu projeto é analisar a estratégia de seus concorrentes. Escolha as empresas que trabalham num mercado parecido com o seu ou têm o mesmo público-alvo. Agora, com a ajuda da ferramenta de Social Media da SEMrush você pode descobrir quais são as redes sociais onde essas empresas estão mais ativas e qual rede traz melhor engajamento (maior quantidade de likes, comentários e compartilhamentos).
Kickante:
Twitter: O Twitter tem um horário de pico específico das 12h às 18h, de segunda a quinta-feira. Em geral, pessoas usam durante ou após o período de almoço. Tweets curtos, com menos de 100 caracteres, geram mais engajamento que os maiores.
Facebook: O horário de pico de audiência no Facebook é das 13h às 15h, em dias de semana. Na realidade, ocorre um aumento gradual a partir das 9h da manhã, chegando ao topo às 15 horas. Seguir esse horário vai te garantir mais visualizações e, consequentemente, mais engajamento.
Instagram: A rede social das fotos e vídeos está se popularizando cada vez mais. Os horários de maior interação entre usuários variam entre os dias úteis e finais de semana. De segunda à sexta, a hora certa para postar é entre 17h e 18h. Já no sábado e domingo, onde ocorre um pico ainda maior, o tiro certeiro é das 13h às 18h. Use os filtros e hashtags que mais geram impacto e pegue seu público de jeito.
LinkedIn: Essa rede social é marcada pela sua forte relação com o âmbito profissional e, não à toa, seu pico acontece fora do horário comercial. Antes ou depois dele há bastante acesso, mas o principal é realmente após as 17h ou 18 horas, de terça à quinta-feira, dias da semana que recebem mais acessos de pessoas de negócios.
SEMrush: Sim, as recomendações gerais são essas. No entanto, cada público-alvo e cada mercado tem melhores e piores horários de postagens. Por exemplo, recentemente analisamos a estratégia de postagens de times de futebol e descobrimos que o melhor horário para eles é a noite, às 22-23 hrs. Você pode fazer essa análise para o seu mercado com a ferramenta de Social Media da SEMrush – ela permite analisar sua estratégia de postagens e fazer a comparação com a estratégia de postagens de seus concorrentes e as tendências de engajamento de seu público, oferecendo informações claras sobre horários e dias de postagens ideais para o seu negócio.
Espero que tenham gostado, estaremos na fan page da Kickante toda a terça-feira, às 14h, com o pessoal da SEMrush tirando todas as dúvidas de vocês sobre marketing digital e arrecadação de fundos. Deixem seus comentários 😉
de brasileiros participando na Kickante
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Técnicas americanas que dão muito certo!
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