version: 250513-b5ecca68

Kickante e SEMrush: Live 2

Ontem, foi ao ar o nosso segundo bate-papo sobre arrecadação de fundos e marketing digital com o pessoal da SEMrush. A live acontece toda terça-feira, às 14h, na fan page da Kickante.

Se você quer saber por que deve estar na internet, como divulgar seu negócio e mensurar as suas ações de marketing digital, confira abaixo o que rolou ontem 😉

 

Quero criar um crowdfunding

 

1. Por que divulgar o meu negócio na internet?

  • Mensagem amplificada: você consegue falar com muita gente, a sua mensagem chega a centenas, milhares de pessoas de forma rápida e simples.
  • Dispersão geográfica: impactar pessoas de diversos locais e até países, que não seriam impactados de forma offline.
  • Público segmentado: na internet, você pode segmentar sua divulgação para o público específico que deseja. “Ah, eu quero que meu anúncio apareça para mulheres, de 20 a 50 anos que se interessam alimentação saudável”

paula-vincenzi-vaquinha-manu

2. Com quais ferramentas de marketing digital posso divulgar meu site?

Kickante: Há diversas ferramentas de divulgação, dentre elas:

  • Facebook: Fan Page ou Anúncios na rede social
  • Google Adwords: são os anúncios no Google. O seu anúncio aparece no momento em que o usuário está procurando pelo seu serviço ou produto;
  • SEO: o seu site também aparece no Google, mas a diferença é que você não precisa pagar para aparecer no buscador. É tudo de forma orgânica, basta otimizar seu site para que ele comece a aparecer quando buscarem pelo seu serviço ou produto no Google;
  • Sites parceiros para divulgação (link building): entre em contato com sites que já divulgam artigos sobre o seu nicho e ofereça o envio de conteúdo. Assim, você divulga seu negócio e ganha visibilidade de novos usuários que passam a conhecê-lo.
  • Se você é uma ONG, pode obter o Google Grants, o benefício de $ 10 mil para anúncios no Google Adwords, e a Kickante te ajuda em todo esse processo de obtenção do benefício!

SEMrush: Realmente as ações de marketing que podem te ajudar são muitas, e embora você consiga  fazer a maioria delas manualmente, isso pode ser uma tarefa difícil que leva bastante tempo. Felizmente, você pode contar com inúmeras plataformas de marketing digital que podem te ajudar a coordenar suas ações.

Tem plataformas que se especializam em Social Media Marketing, por exemplo Audiense, que é uma ferramenta que te ajuda a encontrar público que pode se interessar pela sua campanha nas redes sociais; plataformas que ajudam encontrar sites para trocar links e fazer link building, por exemplo BuzzSumo, que permite rastrear as menções da sua palavra-chave e entrar em contato com sites e blogs que escrevem sobre o assunto, e muitas outras.

O problema de usar ferramentas múltiplas é de consolidar os dados recebidos e se perder no fluxo de informações. Uma solução seria usar uma plataforma all-in. Por exemplo, a SEMrush que é a verdadeira faca suíça de marketing digital, contendo ferramentas para encontrar melhores palavras-chave para estruturar sua campanha, fazer auditoria de SEO do seu site, encontrar novas oportunidades de backlinks e revisar links existentes para encontrar links tóxicos, criar anúncios de Google AdWords otimizados, gerenciar suas ações nas redes sociais e ainda acompanhar as ações de seus concorrentes no mundo digital

3. Tenho pouca verba. Quais estratégias seriam indicadas para o meu caso?

Kickante: Mesmo com pouca verba, você consegue fazer muita coisa na internet! Você pode investir 10 reais por dia e divulgar seu site para um público segmentado, um público que provavelmente se interessa pelo que você está divulgando. Conforme a performance, você pode decidir aumentar a verba ou não. A grande dica é testar. Teste qual a melhor ferramenta, qual a melhor segmentação de público, o melhor anúncio. Teste e direcione a sua verba para a ação que dê melhor retorno.

Outra estratégia bem legal é remarketing. Que significa divulgar seu site para as pessoas que acessaram determinada página, mas não compraram seu produto ou serviço. Elas já conhecem a sua marca, e é só dar mais um empurrãozinho, para que elas convertam. Lembrem-se que, para alguém converter em seu site, seja de qual segmento for, pode ser preciso contatar várias vezes.

E se você for ONG, tem um benefício gratuito do Google em que você recebe 10 mil dólares para anunciar sua organização através do Google Adwords, a ferramenta de anúncios do Google. Criando a sua campanha de divulgação, na mesma hora, o seu anúncio passa a aparecer para diversas pessoas que estão pesquisando pela sua marca no Google. Basta acessar https://www.google.com.br/intl/pt-BR/grants/ para obter mais detalhes sobre como adquirir o benefício.

 

Quero criar um crowdfunding

 

4. Como criar o texto do meu site para que eles tenham mais chances de aparecer bem posicionados no Google?

Kickante: O Google é o site mais visitado do Brasil. Todo mundo que pesquisa por alguma informação ou quer comprar algum produto, acessa o Google para pesquisar os sites. Estar no Google significa ter mais acessos ao seu site, à sua campanha de crowdfunding. As pessoas confiam nos resultados que o Google exibe.

Por isso, ao criar o texto, tenha em mente como as pessoas buscariam pelo produto ou serviço. Tivemos um caso em que o criador da campanha utilizou a palavra “Fissura Labiopalatina” (10 buscas mensais), mas o nome mais buscado para o mesmo assunto era Lábio Leporino (1600 buscas mensais) e logo alteramos a campanha.

SEMrush: Já reparou que quando você faz uma pesquisa no Google, você raramente vai além da primeira página de resultados? Você e todo mundo! Se o seu site não aparecer na primeira página do Google as chances de alguém o encontrar e visitar são mínimas. Não aparecer na primeira página do Google limita as suas oportunidades de geração de tráfego, já que tráfego orgânico é a fonte principal e mais barata que existe. Por isso, é tão importante escolher palavras-chave certas que vão te ajudar a subir para top-10 do Google.

Se você está vendendo vinhos, ranquear bem com a palavra-chave “vinhos” pode ser quase impossível, nessa primeira etapa (devido à concorrência), mas ranquear com palavra-chave “vinhos orgânicos da região central do Chile” é muito mais fácil! Esse tipo de palavra-chave chama-se “palavras de cauda longa” e elas devem ser a sua principal aposta.

Também é indispensável fazer análise do seu público e descobrir quais palavras eles usam para falar do seu produto (exemplo da Lisane). Isso pode ser feito analisando as conversas nas redes sociais ou com a ajuda de ferramentas especializadas.

Mais um ponto importante, seria descobrir palavras-chave que, embora têm volume de busca relativamente alto, ainda não estão sendo usadas pelos concorrentes. Não é tão difícil de fazer, especialmente contando com apoio da ferramenta Keyword Magic da SEMrush – ela analisa seus concorrentes bem posicionados e descobre quais palavras-chave ofereçam mais oportunidades nos resultados de busca para seu site.  

5. Estou fazendo várias ações de divulgação. Como saber qual delas está funcionando e devo focar?

SEMrush: Ótima pergunta, realmente depois de um período de teste é recomendado avaliar os resultados de suas campanhas para descobrir qual delas traz maior retorno e focar nela. Para começar você precisa definir as métricas que vai usar para medir o seu desempenho. Por exemplo, para as campanhas de redes sociais você pode querer medir a quantidade de seguidores (likes na sua página), envolvimento do público com a sua campanha (quantidade de curtidas, compartilhamentos, comentários e pessoas alcançadas) e conversão (os indicadores dependem do seu objetivo).

youtube-estebean-tavares

O que é conversão para você? Baixar um ebook seu? Nesse caso, a conversão pode ser medida com a quantidade de downloads. Venda do seu produto? Descubra quantas pessoas que vieram das redes sociais fizeram a compra etc). Também é sempre bom medir o ROI (retorno sobre investimento) para descobrir quanto retorno trouxeram seus investimentos. Para medir o sucesso de suas ações de Relações Públicas você pode analisar quantidade de menções nas mídias e redes sociais e para campanhas de marketing de conteúdo – quantidade de visualizações do post, tempo passado na página, a taxa de rejeição, curtidas, comentários, compartilhamentos, quantidade de backlinks e conversão (quantidade de leads gerados, interação com leads já existentes, taxa de conversão, ROI e custo de aquisição por cliente)

Existem várias ferramentas que conseguem te ajudar a medir essas métricas:

  • Google Analytics permite analisar os dados de comportamento de usuário;
  • SEMrush tem ferramentas que permitem medir as fontes de tráfego, ranqueamento de palavras-chave e do domínio, dados de desempenho nas redes sociais, menções da sua marca, desempenho do seu conteúdo e analisar seu perfil de backlinks;
  • Disqus ou Commentful ajudam rastrear os comentários;
  • Buzzsumo e Mention permitem encontrar todas as menções da sua marca.

É questão de experimentar e escolher a ferramenta mais adequada à suas necessidades.  

Espero que tenham gostado e esperamos vocês na próxima terça-feira!

 

Quero criar um crowdfunding

0
Categoria:

Aprenda

-Publicado em:20/10/2021
Compartilhar
Nosso time de Estrategistas de Vaquinhas Online e Crowdfudning na Kickante com carreira pautada na mobilização de recursos em grande escala. São 10 anos de experiência com campanhas para captação de fundos para servir nossa comunidade sempre.

Sobre Time Kickante

Nosso time de Estrategistas de Vaquinhas Online e Crowdfudning na Kickante com carreira pautada na mobilização de recursos em grande escala. São 10 anos de experiência com campanhas para captação de fundos para servir nossa comunidade sempre.

Artigos criados por Time Kickante

+ 2 milhões

de brasileiros participando na Kickante

+ 100 mil projetos

São milhões de brasileiros impactados!

Grandes captações

Técnicas americanas que dão muito certo!

Pagamento facilitado

Técnicas americanas que dão muito certo!

Receba fácil e rápido!

Receba valores antes da campanha terminar!

Painel Transparente

Veja o status real de toda contribuição.

Meta do Ano:

1bi para o Brasil!


Tem um sonho, mas não sabe se pode vivê-lo?

Receba inspiração e dicas de uma das maiores realizadoras de sonhos do nosso país.