Veja abaixo o que rolou na nossa terceira conversa com o pessoal da SEMrush! Se você está pensando em abrir o seu negócio, mas não sabe qual estratégia seguir, confira as dicas de marketing digital, crowdfunding e empreendedorismo.
A nossa live acontece toda terça-feira, às 14h, na fan page da Kickante. Deixe suas perguntas, queremos que mais pessoas possam viver do que realmente amam!
Com a internet, não há uma ordem correta a seguir.
No entanto, para diminuir os riscos, sugiro criar uma campanha financiamento coletivo, pois você poderá testar a aceitação de seu público, receber feedbacks que o ajudem melhorar ainda mais o produto e validar se é viável ou não produzi-lo em larga escala.
Desta forma, só lança aqueles produtos que tiverem uma boa aceitação e popularidade, diminuindo os custos com produção e logística para estes “testes”. Outra vantagem da vaquinha é a possibilidade de não depender de toda a burocracia para solicitar um financiamento em banco ou empréstimo (e inclusive correr o risco de não tê-lo aprovado).
Imagem da campanha SURFER: E-patinete com design e conforto.Imagem da campanha SURFER: E-patinete com design e conforto.
Há muitos casos de produtos que foram divulgados via crowdfunding e receberam comentários de melhorias dos usuários (clientes), fazendo com que os criadores das campanhas tivessem que alterar os projetos/protótipos para tornar o produto mais interessante, aquecendo o interesse do público (que ganhou sensação de participar da criação do produto, tornando-o muito mais valioso aos olhos deles).
No livro “Seu Sonho tem Futuro”, eu ensino como planejar e preparar o seu projeto meses antes de você se sentir pronto, com menos de 30 minutos por semana. Ele traz todas as técnicas, ferramentas, métodos e mindset que uso há mais de 20 anos para tirar todo tipo de projeto do papel em tempo recorde e com sucesso!
Ao final de cada capítulo, você ainda encontra um plano de negócios que pode ser preenchido durante a leitura. Tenho certeza que, após a leitura, poderá tirar qualquer projeto do papel e arrecadar fundos!
Como dizem “nada se cria, tudo se copia (e melhora)”. Avalie a estratégia utilizada pelos concorrentes e como eles se posicionam no mercado.
Pode-se aprender muito com seus concorrentes, não só sobre suas forças e fraquezas, mas também sobre o mercado e seus clientes. Pegando um exemplo prático, vamos supor que você esteja querendo abrir um espaço onde quer servir café, preparações à base de cafés e bolos.
Você pode aprender muito olhando para seus concorrentes, por exemplo, o gigante Starbucks. A rede já tem alcance global e gastou muito dinheiro e esforço para conhecer seu público, descobrir melhores formas de comunicação e locais para divulgação da marca.
Acompanhe o seu concorrente, descubra quais mídias e meios de comunicação ele usa para falar com clientes (blog, redes sociais, site corporativo, mídias impressas), qual mensagem quer passar para o público e quais palavras usam para isso.
Design, linguagem, formato de mensagens e até horários de postagens, essas informações valem ouro e podem fazer grande diferença para a sua empresa.
Você pode acompanhar as ações de seus concorrentes online ou contar com a ajuda de ferramentas especializadas, por exemplo, a SEMrush, focada em inteligência competitiva que ajuda a comprar a sua estratégia com a dos seus concorrentes.
Com a SEMrush você consegue informações sobre a estratégia de palavras-chave do seu concorrente, de PPC, relações públicas, backlinks e redes sociais.
A vaquinha online se transformou em uma vitrine de novos (e bons) projetos. Muitos investidores, por exemplo, usam plataformas de CF para procurar novos negócios e ideias inovadoras. Eles estão de olho em projetos inovadores e que possuam boa aceitação do público.
Em abril de 2014, a Oculus VR foi adquirida pelo Facebook por US$ 2 bilhões! No Brasil, a criadora da campanha 1º box de beleza, com produtos cruelty free! Também recebeu o contato de investidores após ultrapassar sua meta e conseguir arrecadação de dinheiro online no valor de R$ 18 mil para produzir caixinhas mensais de produtos cosméticos livres de crueldade animal.
O pessoal da campanha Guarddy também recebeu vários contatos de investidores interessados na ideia e no desenvolvimento do projeto.
“Eu acredito que a democratização da captação de recursos através de financiamento coletivo é um avanço incrível para os empresários e entidades sem fins lucrativos” (“I believe that the democratization of fundraising through crowdfunding is an incredible breakthrough for entrepreneurs and nonprofits”). Disse Wayne Kimmel, sócio-gerente da SeventySix Capital, que já investiu em projetos inseridos em plataformas de crowdfunding.
Quando as marcas e os artistas interagem diretamente com seu público (seus clientes), geralmente, o engajamento é bem mais elevado. Além disso, os que promovem essa interação com mais frequência – diariamente ou mais de uma vez por dia – também veem mais retorno.
A abordagem precisa ser natural, pois apesar de estarem falando com milhares ou até milhões de pessoas ao mesmo tempo, tem que parecer uma conversa entre amigos de anos. A impessoalidade de um artista ao falar com seus fãs pode ser a chave do fracasso. Entretanto, ao falar com os fãs individualmente, você os torna especiais dando a cada um a atenção merecida.
Exemplo:
Alex Day – um cara que provavelmente você não conhece – lançou seu álbum no mesmo dia que Justin Timberlake lançou o seu novo CD, 20/20 Experience. Alex estreou no iTunes em uma colocação melhor que Justin.
Achou estranho? Apesar de não ter uma base de fãs tão grande quanto a de Timberlake, os fãs de Alex se preocupam profundamente com ele. Eles têm uma relação mais próxima, talvez, porque o rapaz mostra parte de sua vida através do YouTube. Então, quando ele pediu apoio aos fãs para comprarem seu álbum, o retorno foi imediato.
Redes sociais ajudam muito a alcançar este objetivo. Elas permitem não só enviar mensagens mais personalizadas para seu público, mas também ouvir seus usuários. Para isso, é muito importante fazer o monitoramento de menções da sua marca nas redes sociais e mídias.
Aliás, você pode monitorar menções da sua marca, sua palavra-chave ou a marca do seu concorrente para ter mais oportunidades de se aproximar à cliente. Diariamente, seus usuários contam sobre problemas e dificuldades nas redes sociais e a sua tarefa é ouvi-los e reagir a tempo para conquistar e ganhar consumidores fiéis. Alguns exemplos:
Ferramentas: SMM tool SEMrush, Brand Monitoring
de brasileiros participando na Kickante
São milhões de brasileiros impactados!
Técnicas americanas que dão muito certo!
Técnicas americanas que dão muito certo!
Receba valores antes da campanha terminar!
Veja o status real de toda contribuição.
1bi para o Brasil!
Receba inspiração e dicas de uma das maiores realizadoras de sonhos do nosso país.