version: 241003-1872056b

Kickante e SEMrush: Live 3

Veja abaixo o que rolou na nossa terceira conversa com o pessoal da SEMrush! Se você está pensando em abrir o seu negócio, mas não sabe qual estratégia seguir, confira as dicas de marketing digital, crowdfunding e empreendedorismo.

A nossa live acontece toda terça-feira, às 14h, na fan page da Kickante. Deixe suas perguntas, queremos que mais pessoas possam viver do que realmente amam!

 

Quero criar um crowdfunding

 

1. Qual a ordem mais indicada para quem pensa em lançar um produto: ter um produto e depois ter uma audiência ou ter uma audiência e depois um produto?

Com a internet, não há uma ordem correta a seguir.

  • Pode-se realizar um pré-lançamento: começar criando e ir aquecendo o interesse pelo produto, antes de lançá-lo. Por exemplo, você pode criar grupo no Facebook ou canal no YouTube mostrando como o seu produto mudará a vida das pessoas e abrindo pré-venda;
  • Você pode ser um influenciador ou contar com o apoio de um para lançar seu produto. Assim, conseguirá gerar um bom e impactar um número grande de prospects de uma vez só;
  • Ou lançar seu produto e depois divulgá-lo. Caso seu produto seja inovador, necessário para o mercado e tenha uma demanda que se interessaria prontamente por ele.

No entanto, para diminuir os riscos, sugiro criar uma campanha financiamento coletivo, pois você poderá testar a aceitação de seu público, receber feedbacks que o ajudem melhorar ainda mais o produto e validar se é viável ou não produzi-lo em larga escala. 

Desta forma, só lança aqueles produtos que tiverem uma boa aceitação e popularidade, diminuindo os custos com produção e logística para estes “testes”. Outra vantagem da vaquinha é a possibilidade de não depender de toda a burocracia para solicitar um financiamento em banco ou empréstimo (e inclusive correr o risco de não tê-lo aprovado).

Imagem da campanha SURFER: E-patinete com design e conforto.Imagem da campanha SURFER: E-patinete com design e conforto.

Há muitos casos de produtos que foram divulgados via crowdfunding e receberam comentários de melhorias dos usuários (clientes), fazendo com que os criadores das campanhas tivessem que alterar os projetos/protótipos para tornar o produto mais interessante, aquecendo o interesse do público (que ganhou sensação de participar da criação do produto, tornando-o muito mais valioso aos olhos deles).

 

Quero criar um crowdfunding

 

No livro “Seu Sonho tem Futuro”, eu ensino como planejar e preparar o seu projeto meses antes de você se sentir pronto, com menos de 30 minutos por semana. Ele traz todas as técnicas, ferramentas, métodos e mindset que uso há mais de 20 anos para tirar todo tipo de projeto do papel em tempo recorde e com sucesso! 

Ao final de cada capítulo, você ainda encontra um plano de negócios que pode ser preenchido durante a leitura. Tenho certeza que, após a leitura, poderá tirar qualquer projeto do papel e arrecadar fundos!

2. Avalie seus concorrentes

Como dizem “nada se cria, tudo se copia (e melhora)”. Avalie a estratégia utilizada pelos concorrentes e como eles se posicionam no mercado.

  • O que eles fazem de bom (que eu posso também fazer)
  • E o que fazem de errado (que eu posso melhorar)?

Pode-se aprender muito com seus concorrentes, não só sobre suas forças e fraquezas, mas também sobre o mercado e seus clientes. Pegando um exemplo prático, vamos supor que você esteja querendo abrir um espaço onde quer servir café, preparações à base de cafés e bolos. 

Você pode aprender muito olhando para seus concorrentes, por exemplo, o gigante Starbucks. A rede já tem alcance global e gastou muito dinheiro e esforço para conhecer seu público, descobrir melhores formas de comunicação e locais para divulgação da marca.

Acompanhe o seu concorrente, descubra quais mídias e meios de comunicação ele usa para falar com clientes (blog, redes sociais, site corporativo, mídias impressas), qual mensagem quer passar para o público e quais palavras usam para isso. 

Design, linguagem, formato de mensagens e até horários de postagens, essas informações valem ouro e podem fazer grande diferença para a sua empresa.

Você pode acompanhar as ações de seus concorrentes online ou contar com a ajuda de ferramentas especializadas, por exemplo, a SEMrush, focada em inteligência competitiva que ajuda a comprar a sua estratégia com a dos seus concorrentes.

Com a SEMrush você consegue informações sobre a estratégia de palavras-chave do seu concorrente, de PPC, relações públicas, backlinks e redes sociais.

3. Os investidores estão de olho em quem arrecada fundos!

A vaquinha online se transformou em uma vitrine de novos (e bons) projetos. Muitos investidores, por exemplo, usam plataformas de CF para procurar novos negócios e ideias inovadoras. Eles estão de olho em projetos inovadores e que possuam boa aceitação do público.

Em abril de 2014, a Oculus VR foi adquirida pelo Facebook por US$ 2 bilhões! No Brasil, a criadora da campanha 1º box de beleza, com produtos cruelty free! Também recebeu o contato de investidores após ultrapassar sua meta e conseguir arrecadação de dinheiro online no valor de R$ 18 mil para produzir caixinhas mensais de produtos cosméticos livres de crueldade animal. 

O pessoal da campanha Guarddy também recebeu vários contatos de investidores interessados na ideia e no desenvolvimento do projeto.

“Eu acredito que a democratização da captação de recursos através de financiamento coletivo é um avanço incrível para os empresários e entidades sem fins lucrativos” (“I believe that the democratization of fundraising through crowdfunding is an incredible breakthrough for entrepreneurs and nonprofits”). Disse Wayne Kimmel, sócio-gerente da SeventySix Capital, que já investiu em projetos inseridos em plataformas de crowdfunding.

4. Como me aproximar dos meus clientes e criar uma relação de confiança?

Quando as marcas e os artistas interagem diretamente com seu público (seus clientes), geralmente, o engajamento é bem mais elevado. Além disso, os que promovem essa interação com mais frequência – diariamente ou mais de uma vez por dia – também veem mais retorno.

A abordagem precisa ser natural, pois apesar de estarem falando com milhares ou até milhões de pessoas ao mesmo tempo, tem que parecer uma conversa entre amigos de anos. A impessoalidade de um artista ao falar com seus fãs pode ser a chave do fracasso. Entretanto, ao falar com os fãs individualmente, você os torna especiais dando a cada um a atenção merecida.

 

Quero criar um crowdfunding

 

Exemplo:

Alex Day – um cara que provavelmente você não conhece – lançou seu álbum no mesmo dia que Justin Timberlake lançou o seu novo CD, 20/20 Experience. Alex estreou no iTunes em uma colocação melhor que Justin.

Achou estranho? Apesar de não ter uma base de fãs tão grande quanto a de Timberlake, os fãs de Alex se preocupam profundamente com ele. Eles têm uma relação mais próxima, talvez, porque o rapaz mostra parte de sua vida através do YouTube. Então, quando ele pediu apoio aos fãs para comprarem seu álbum, o retorno foi imediato.

Redes sociais ajudam muito a alcançar este objetivo. Elas permitem não só enviar mensagens mais personalizadas para seu público, mas também ouvir seus usuários. Para isso, é muito importante fazer o monitoramento de menções da sua marca nas redes sociais e mídias.

Aliás, você pode monitorar menções da sua marca, sua palavra-chave ou a marca do seu concorrente para ter mais oportunidades de se aproximar à cliente. Diariamente, seus usuários contam sobre problemas e dificuldades nas redes sociais e a sua tarefa é ouvi-los e reagir a tempo para conquistar e ganhar consumidores fiéis. Alguns exemplos:

  • Sua marca: não conseguiu comprar, reclamamos nas redes sociais; se você reagiu rápido e ajudou, ganhou cliente agradecido, mas se não reagiu rápido, o usuário pode decidir comprar do concorrente;
  • Marca do concorrente: se você encontrar um comentário frustrado de um usuário sobre o concorrente, por exemplo “Samsung Galaxy está fora do estoque no site Submarino, não consigo comprar!” aproveite e ofereça seus serviços, responda rapidamente oferecendo para comprar o mesmo produto no seu site;
  • Palavra-chave: “Quero comprar Samsung Galaxy” – envie o link para o seu site onde o usuário poderá efetuar a compra;
  • Regras principais:
    • Resposta rápida;
    • Cliente está sempre certo (reconheça o erro e peça desculpas pela experiência ruim do usuário, mesmo se a culpa não for do seu site);
    • Ofereça solução;

Ferramentas: SMM tool SEMrush, Brand Monitoring

5. Como ficar antenado sobre o mercado digital?

  • Frequente eventos do setor;
  • Mantenha relacionamentos com pessoas da área;
  • Se preocupe em disseminar esse conhecimento para sua equipe ou contrate um fornecedor especializado para lhe auxiliar (muitos trabalham por demanda – por hora), o que lhe dá flexibilidade;
  • Assine blogs com informações de qualidade como Rock Content, Resultados Digitais, Agência Mestre, SEMrush Brasil e também do exterior como o Search Engine Land;
  • Fique atento à agenda de webinars da SEMrush;
  • Siga os influenciadores nas redes sociais.

 

Quero criar um crowdfunding

0
Categoria:

Aprenda

-Publicado em:20/10/2021
Compartilhar
CEO e fundadora da Kickante. Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento vaquinha online e crowdfunding. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

Sobre Candice Pascoal

CEO e fundadora da Kickante. Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento vaquinha online e crowdfunding. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

Artigos criados por Candice Pascoal

+ 2 milhões

de brasileiros participando na Kickante

+ 100 mil projetos

São milhões de brasileiros impactados!

Grandes captações

Técnicas americanas que dão muito certo!

Pagamento facilitado

Técnicas americanas que dão muito certo!

Receba fácil e rápido!

Receba valores antes da campanha terminar!

Painel Transparente

Veja o status real de toda contribuição.

Meta do Ano:

1bi para o Brasil!


Tem um sonho, mas não sabe se pode vivê-lo?

Receba inspiração e dicas de uma das maiores realizadoras de sonhos do nosso país.