version: 240705-7bf660a8
KickanteConheça o Portal do Empreendedor | KickanteVaquinha Online: como arrecadar mais usando ChatGPT

Vaquinha Online: como arrecadar mais usando ChatGPT

vaquinha-online-como-arrecadar-mais-usando-chatgpt

Sua vaquinha online nunca mais será a mesma: já pensou que você pode usar a inteligência artificial (IA) para potencializar os resultados da sua arrecadação? Para quem não entendeu, a gente explica: o ChatGPT é uma ferramenta de IA e aprendizado de máquina capaz de processar e responder consultas dos usuários, com respostas semelhantes às de um ser humano. Quer saber como isso poderia ser usado a favor da sua vaquinha online? Então fica por aqui, que hoje vamos explicar.

vaquinha-online-na-kickante.png

Antes de mais nada, vale lembrar que temos acompanhado um ritmo acelerado de inovações, com avanços que transformam a cada dia o mundo em que vivemos. Ignorar essas mudanças, não é um caminho inteligente. O ideal é saber como essas novidades podem ser aplicadas para melhorar e otimizar nosso dia a dia. Por isso, entender como o ChatGPT pode caminhar junto com a sua vaquinha online é uma forma de absorver essas inovações.

Aproveite para conferir no nosso Guia de Navegação os assuntos que serão abordados por aqui. Se preferir, você também pode ir direto ao tema do seu interesse!

O que é Inteligência Artificial?

Como funciona o ChatGPT

ChatGPT x Interação humana

Otimize sua divulgação com o apoio do ChatGPT

Crie comunicações personalizadas

Potencialize o engajamento dos doadores da sua vaquinha online

Posso usar o ChatGPT para criar o texto da minha vaquinha online?

Vantagens de escolher a Kickante para sua vaquinha online

Como criar sua campanha em 5 minutos

Lembre-se: as inovações podem ser nossas aliadas

O que é Inteligência Artificial?

Você pode não se dar conta, mas a inteligência artificial já está entre nós há algum tempo. Muitas vezes, absorvemos inovações que facilitam nossa rotina, sem pensar como elas, de fato, funcionam. Assistentes virtuais, como Alexa e Siri, foram desenvolvidas com base na IA, assim como o sistema de reconhecimento facial no seu celular, por exemplo.

De maneira resumida, essa tecnologia é programada para simular a inteligência e o raciocínio humano. A ideia de “máquinas que pensam” não é ficção científica, é real! Por isso, ferramentas de IA possuem autonomia para resolver certos problemas e podem até tomar decisões diante de uma questão.

Isso acontece porque as ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, são “treinadas” através de uma imensa absorção de dados. Quando o usuário apresenta uma questão, elas buscam nesse grande acervo os padrões e associações que podem gerar uma resposta adequada. É dessa forma também que a IA consegue prever eventos e oferecer soluções, é como funcionam, por exemplo, os algoritmos das redes sociais, que oferecem conteúdos aos seus usuários de acordo com o que cada um consome na internet.

Será que a Inteligência Artificial realmente consegue "pensar"?

Obviamente as máquinas não funcionam nos mesmo padrões que a mente humana. No entanto, é real dizer que a inteligência artificial é capaz de "aprender" através de instruções presentes no código do seu programa. Isso significa que a tecnologia é exposta a milhares de padrões para que entenda como deve reconhecer os elementos e oferecer respostas adequadas de acordo com as solicitações dos usuários. 

São os algoritmos, aqueles mesmo das redes sociais, que determinam conhecimentos que a IA deve ou não adquirir. Em jogos online, por exemplo, quando uma pessoa compete com o computador, a IA foi exposta a incontáveis dados de partidas anteriores, para aprender a “pensar e agir” como um ser humano na posição de jogador. 

A eficiência dessas ferramentas é determinada pela velocidade na análise de dados e pela programação dos algoritmos. Dentro desse processo, há dois tipos de aprendizagem: Machine learning (aprendizado de máquina) e Deep learning (aprendizado profundo), confira mais detalhes no quadro abaixo:

vaquinha-online-tipos-ia.png

Como funciona o ChatGPT

Apesar de já existirem outros exemplos de inteligência artificial inseridos no nosso dia a dia, um deles está causando muito barulho nos últimos meses: o ChatGPT, uma ferramenta que pode ser muito útil na sua vaquinha online e, por isso, vamos entender como ela funciona!

Desenvolvido pela OpenAI, o ChatGPT atingiu a marca de 100 milhões de usuários com apenas 2 meses de lançamento, o crescimento mais rápido da história para um aplicativo. Esse sucesso tem fundamento: ele é capaz de produzir textos em segundos, sobre os mais variados temas, diferente de outros chatbots, que muitas vezes apresentam respostas limitadas ou não entendem de forma correta as perguntas feitas.

Além disso, o ChatGPT é gratuito e fácil de usar, o que pode ser de grande ajuda para ONGs, instituições e projetos que precisam produzir conteúdo para fomentar as arrecadações de uma campanha de vaquinha online. Para aproveitar as vantagens dessa ferramenta, basta acessar o site do ChatGPT e fazer o seu cadastro. Lembre-se que quanto mais detalhista e específico você for nas orientações passadas ao chatbot, melhores serão os resultados de texto.

vaquinha-online-chatbot.png

ChatGPT x Interação humana

Apesar de todas as vantagens, usar o ChatGPT não substitui a parte humana da sua vaquinha online. Além disso, a ferramenta requer alguns cuidados: os textos precisam sempre ser lidos e revisados por uma pessoa, para garantir a veracidade e segurança das informações que você está transmitindo na sua vaquinha online.

Vale dizer que os conteúdos criados pelo software são baseados na análise de informações disponíveis na internet (publicadas até o ano de 2021). Ou seja, em caso de assuntos mais recentes, o resultado final pode conter dados incorretos ou imprecisos. Além disso, como todos sabem, nem tudo que está publicado na internet é real, por isso, é necessário checar o texto produzido e fazer os ajustes necessários para chegar a versão final.

Otimize sua divulgação com o apoio do ChatGPT

Se você tem o objetivo de bater meta na sua vaquinha online, é preciso criar um plano de marketing diário e se dedicar a ele durante todo o tempo de duração da sua campanha. Nesse plano, considere postagens em redes sociais, contatos através de aplicativos de mensagens - como o WhatsApp - e e-mails. 

Em todos os casos é possível usar o ChatGPT para te ajudar a diversificar o conteúdo produzido, otimizando o tempo gasto nessa tarefa. O ideal é que você insira detalhes para guiá-lo a produzir rascunhos com apelos de doação para os diferentes meios de divulgação da sua campanha! Com esse conteúdo em mãos, basta finalizar os detalhes e disparar de acordo com o seu plano de marketing!

vaquinha-online-plano-marketing.png

Crie comunicações personalizadas

Outra forma de aproveitar os recursos do ChatGPT para sua vaquinha online é produzindo algumas comunicações personalizadas para a sua campanha. Digamos que você quer entrar em contato com uma empresa que já apoiou um projeto seu anteriormente ou mesmo quer entender quem são os doadores em potencial que podem ser explorados pela sua campanha. O ChatGPT pode te ajudar!

Lembre-se que esse software não é apenas uma ferramenta para “produzir texto”, ele é um software de inteligência artificial que pode te ajudar a ter ideias inovadoras e insights para aumentar as chances de sucesso da sua vaquinha online. Você pode fazer perguntas relevantes e analisar os resultados, por exemplo:

  • Como segmentar meu público em uma campanha de doação?
  • Quais canais de comunicação posso explorar na divulgação da minha vaquinha online?
  • Como personalizar a comunicação para diferentes grupos de doadores?

vaquinha-online-melhores-praticas.png

Potencialize o engajamento dos doadores da sua vaquinha online

Uma das vantagens que o ChatGPT pode trazer para sua campanha de vaquinha online é a possibilidade de aumentar o engajamento dos doadores. A melhor forma de manter as pessoas falando, compartilhando e participando da sua vaquinha é fornecendo conteúdo e atualizações sobre o seu projeto. 

No dia a dia, no entanto, nem sempre sobra tempo para produzir todas essas opções de textos que vão ajudar nessa comunicação. É nesse momento que você pode utilizar o ChatGPT para gerar pequenos textos, que vão desde agradecimentos, e-mails a pedidos de doações. Mesmo que seja necessário fazer ajustes no conteúdo produzido, isso já reduz bastante as horas que você precisa dedicar a essa tarefa.

Garantir que seus doadores não sejam “esquecidos” é a melhor maneira de estimular e ampliar as contribuições para sua vaquinha online!

Posso usar o ChatGPT para criar o texto da minha vaquinha online?

A ideia parece mesmo tentadora: imagine montar o texto de apresentação da sua campanha em poucos segundos? Nesse caso, no entanto, o ChatGPT pode não ser a melhor alternativa. Pensa com a gente, serão as informações apresentadas nesse texto que vão explicar a ideia da sua vaquinha online para as pessoas e, claro, convencer os novos doadores a participar. Por isso, é preciso trazer detalhes sobre o projeto em si, explicar como pretende utilizar os valores arrecadados, entre outros. Como essas informações são muito específicas, a ferramenta não vai poder fornecer com precisão.

No entanto, é possível utilizar o software para fazer um rascunho, apenas com a estrutura base do texto, para minimizar o tempo gasto nessa tarefa. Vale lembrar que é imprescindível que você faça essas alterações, incluindo todos os detalhes que precisam ser comunicados para o público.

Não esqueça que o texto da sua vaquinha online deve ser atrativo, unindo informações relevantes + apelo emocional, conquistando novos contribuidores para sua campanha!

Vantagens de escolher a Kickante para sua vaquinha online

Aprender a usar o ChatGPT é mais uma ferramenta para aumentar as chances de sucesso da sua vaquinha online. Entretanto, escolher com cuidado a plataforma para lançar o seu financiamento coletivo, também é uma premissa muito importante!

Ao longo dos seus quase 10 anos de trabalho, a Kickante se consolidou como o melhor site para fazer vaquinha online do Brasil. Sempre com uma postura inovadora e democrática, já ajudamos milhares de pessoas a tirar seus projetos do papel!

Confira abaixo os principais diferenciais da Kickante e entenda porque somos a melhor opção para criar sua campanha:

  • Menor taxa administrativa do mercado.
  • Diferentes tipos de campanha para você escolher: Flexível, Tudo ou Nada ou Assinaturas
  • Painel de controle 100% transparente e fácil de usar. Assim você acompanha sem mistério a evolução da sua arrecadação.
  • Plataforma intuitiva e fácil de usar.
  • Atendimento humanizado.
  • Segurança e credibilidade da única plataforma do Brasil internacionalmente premiada pelo seu trabalho.
  • Valor mínimo para doação de apenas R$ 5,00.
  • Possibilidade de efetuar sua contribuição via pix, boleto bancário ou cartão de crédito, com parcelamento em até 12x.
  • Burocracia zero!

vaquinha-online-2milhões.png

Como criar sua campanha em 5 minutos

Agora que você já conferiu as vantagens de fazer sua vaquinha online na Kickante, chegou o momento da ação! Por aqui, você não paga nada para colocar a sua campanha no ar e, em 5 minutos, já pode começar a trabalhar para garantir sua arrecadação.

Em primeiro lugar acesse o site da Kickante e clique no ícone “Criar conta/Entrar”, que fica localizado na parte superior da tela. Depois basta criar uma conta usando e-mail de acesso e senha e fazer seu login na plataforma. Você também pode optar por usar sua conta do Facebook para esse processo.

Com a conta criada e já logado no site, é só clicar no botão verde “Criar Campanha” e seguir o passo a passo disponível na plataforma. Você vai responder 10 perguntinhas objetivas que vão te ajudar a definir detalhes importantes da sua vaquinha online, como categoria, tempo de arrecadação, tipo de campanha entre outros.

Prontinho! Sua vaquinha online na Kickante está pronta para começar a arrecadar os recursos que o seu projeto precisa. Se ainda restou alguma dúvida, é só conferir um passo a passo no vídeo abaixo:

Lembre-se: as inovações podem ser nossas aliadas

Conhecer as soluções e novidades da inteligência artificial é uma maneira de melhorar a forma como fazemos as coisas no nosso dia a dia. Se existem ferramentas que podem te ajudar a analisar dados, ter novas ideias e tomar as melhores decisões sobre o seu projeto, não existe motivo para não aproveitar essas vantagens!

É claro que nada substitui o toque humano e que as pessoas serão sempre imprescindíveis em uma campanha de vaquinha online, por exemplo, porém se existem formas de tornar todo o processo mais fácil e efetivo no relacionamento com os doadores, não podemos ignorar essa possibilidade! 

Agora é com você: pronto para realizar seus sonhos na Kickante? Crie agora a sua campanha!

vaquinha-online-sonhos.png

Perguntas frequentes

A gente tá aqui pra te ajudar a entender tudo sobre crowdfunding

Qual o site mais seguro para fazer vaquinha online?

A Kickante utiliza tecnologia de ponta para garantir a segurança de todos os usuários. Além do monitoramento 24h por dia, temos o selo de Site Seguro, para oferecer aos usuários tranquilidade em suas campanhas e transações financeiras.

Como ter sucesso em uma vaquinha online?

Para ter uma arrecadação bem-sucedida é preciso contar sua história de forma clara e objetiva, estipular uma meta de arrecadação realista e se dedicar ao plano de marketing diário para divulgação.

Qual a importância do texto de apresentação na vaquinha online?

O texto é muito importante! É através dele que as pessoas, doadores em potencial, vão conhecer o seu projeto e entender o destino do dinheiro arrecadado.

Como acompanhar as doações da minha vaquinha online?

Na Kickante você pode acompanhar as contribuições para sua campanha em tempo real, através de um painel de controle 100% transparente e fácil de usar!

Qual o objetivo de uma vaquinha online?

A vaquinha online é criada com o objetivo de arrecadar recursos para uma causa (pessoal ou não), projeto ou ideia. Ela é baseada na economia colaborativa e vem ajudando milhares de pessoas em todo o mundo a realizarem seus sonhos.

Categoria:

Aprenda

-Publicado em:24/04/2023
Compartilhar
Nosso time de Estrategistas de Vaquinhas Online e Crowdfudning na Kickante com carreira pautada na mobilização de recursos em grande escala. São 10 anos de experiência com campanhas para captação de fundos para servir nossa comunidade sempre.

Sobre Time Kickante

Nosso time de Estrategistas de Vaquinhas Online e Crowdfudning na Kickante com carreira pautada na mobilização de recursos em grande escala. São 10 anos de experiência com campanhas para captação de fundos para servir nossa comunidade sempre.

Artigos criados por Time Kickante

+ 2 milhões

de brasileiros participando na Kickante

+ 100 mil projetos

São milhões de brasileiros impactados!

Grandes captações

Técnicas americanas que dão muito certo!

Pagamento facilitado

Técnicas americanas que dão muito certo!

Receba fácil e rápido!

Receba valores antes da campanha terminar!

Painel Transparente

Veja o status real de toda contribuição.

Meta do Ano:

1bi para o Brasil!


Tem um sonho, mas não sabe se pode vivê-lo?

Receba inspiração e dicas de uma das maiores realizadoras de sonhos do nosso país.