Com a correria do dia a dia, pode ser difícil encontrar tempo para se voluntariar mas, com a ajuda da internet, os voluntários possuem uma nova forma de se aproximar ainda mais das pessoas e instituições que desejam apoiar. Os benefícios de fazer o bem são enormes para o voluntário, sua família e as pessoas ao seu redor. Ser altruísta é ter amor desinteressado ao próximo, é fazer amigos, aprender novas habilidades e até mesmo avançar na sua carreira. Dando a outros também pode ajudar a proteger sua saúde mental e física. Saiba mais sobre os muitos benefícios de ajudar os outros e como você pode colocar isto em prática!
Quero ser um voluntário digital e arrecadar doações
A internet propiciou o aparecimento do voluntariado digital. Desta forma, o voluntário pode ajudar uma causa do Brasil e até do mundo (contrariando a crença antiga de que a instituição possa arrecadar doações somente da comunidade ao seu redor) sem sair de casa!
Basta que o voluntário escolha uma causa, crie uma campanha online de captação de recursos e comece a arrecadar. Todo o dinheiro arrecadado vai direto para a ONG que você escolher (veja abaixo como)!
Segundo definição das Nações Unidas, “voluntário é o jovem, adulto ou idoso que, devido a seu interesse pessoal e seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades de bem estar social ou outros campos”.
O voluntariado pode ser com o intuito de ajudar pessoas, animais e organizações que precisam. Arrecadar doações para comprar uma cadeira de rodas ou recursos para um curso de balé da comunidade, por exemplo. Basta querer fazer o bem.
Ser voluntário é fazer o bem e contribuir para uma sociedade mais igualitária e com oportunidades para todos. O voluntariado produz importantes contribuições tanto na esfera econômica como na social e contribui para a uma sociedade mais coesa.
Mas, os benefícios podem ser ainda maiores para você, o voluntário. Quando você se doa, seu corpo e sua alma agradecem. O altruísmo ajuda a reduzir o estresse, combater a depressão, manter você mentalmente estimulado e proporcionar uma sensação de propósito. Por isso, procure fazer algo que goste e que te dará prazer em fazer de forma recorrente. Não precisa (e não deve) se comprometer mais do que pode. Lembre-se, precisa ser uma coisa boa e não uma obrigação.
Na Kickante, milhares de pessoas estão criando Eventos do Bem e comemorando momentos especiais junto com as ONGs que gostam. No exemplo abaixo, Cecilia Morais decidiu comemorar o seu aniversário de forma diferente. Em vez de pedir presentes para si, pediu doações para a ONG Médicos Sem Fronteiras:
Quero ser um voluntário digital e arrecadar doações
Primeiro, pergunte-se se há algo específico que deseja fazer:
A melhor maneira de se voluntariar é combinar sua personalidade e interesses. Ter respostas para essas perguntas ajudará você a reduzir sua pesquisa.
Se você tem um projeto social que gostaria de ajudar, mas não sabe como arrecadar recursos, a Kickante te ajuda!
Só a plataforma líder em crowdfunding no Brasil possui o “Kick Solidário”, uma forma inovadora de arrecadar recursos para uma ONG que você se identifica. Através do Kick Solidário, pessoas engajadas com alguma causa criam “Eventos do Bem” e arrecadam Kicks de Solidariedade de seus familiares, amigos, fãs para uma das mais de 300 ONGs cadastradas na Kickante. O melhor? A primeira contribuição é nossa!
Por exemplo, você pode comemorar o seu aniversário ou o seu casamento criando uma campanha para beneficiar uma Instituição que goste. Uma forma a mais de ajudar aos que tanto precisam. Te explicamos os detalhes no vídeo abaixo:
Em seguida, clique em Quero Lançar e preencha o formulário com as informações sobre a sua campanha de arrecadação.
Quero ser um voluntário digital e arrecadar doações
Título da campanha: o título deve ser bem objetivo e informar para qual causa deseja arrecadar . Exemplo de título: “Dê um presente para quem precisa!”
Meta: defina sua meta como sendo o mínimo necessário para ajudar o seu projeto social. Lembre-se de incluir a taxa administrativa da Kickante, as despesas com a confecção e envio das recompensas, se houver, entre outros custos.
Imagem: a imagem da sua campanha deve representar o projeto social. As fotos pessoais são mais efetivas e passam maior credibilidade, mesmo sendo uma foto amadora. Os potenciais contribuidores querem ver quem estão ajudando.
Descrição curta da campanha: escolha um parágrafo que descreva de forma sucinta e clara o que significa sua campanha! Essa descrição ficará exposta no box de sua campanha.
Duração da campanha: Sua campanha de arrecadação pode durar de 1 a 60 dias. Quanto mais tempo de campanha, mais chances de arrecadar.
Descrição completa da campanha: Aqui é o lugar em que você deve explicar o motivo de ter criado uma campanha de arrecadação, porque as pessoas devem contribuir e para qual instituição vai o dinheiro delas.
Meta: defina sua meta como sendo o mínimo necessário para ajudar o seu projeto social. Lembre-se de incluir a taxa administrativa da Kickante, as despesas com a confecção e envio das recompensas, se houver, entre outros custos.
Recompensas: este é um item opcional. Mas, se incluir, pense as pessoas gostariam de receber em troca da contribuição. Podem ser recompensas simbólicas, somente para guiar o contribuidor sobre os valores que podem ser doados. Veja abaixo:
Adicione suas redes sociais: essa etapa também é opcional, porém, colocar suas redes sociais a disposição dos contribuidores passa maior credibilidade. Isso porque ele pode ver quem você é e pesquisar sobre seu trabalho tornando o processo mais pessoal.
Inclua seus dados pessoais como nome, endereço e data de nascimento.
Escolha aqui a ONG que deverá receber sua contribuição. São mais de 300 ONGs que trabalham com a Kickante para a arrecadação de fundos!
O valor arrecadado vai diretamente para a ONG selecionada e o bem que você faz será multiplicado!
Mas, e se a ONG que eu quero ajudar não estiver na lista?
Avise a Kickante através do email falecom@kickante.com.br
Para captar em nome de alguma ONG que não esteja cadastrada na Kickante, é necessário solicitar permissão prévia à Instituição.
Revise todos os dados preenchidos e, se estiverem corretos, clique em Lançar campanha.
Caso algum item esteja incompleto, será marcado em vermelho. Para corrigir, clique em Editar e preencha a informação solicitada.
Veja alguns Eventos do Bem de voluntários digitais:
Ajudar os outros gera felicidade. O que todo mundo sente, agora foi comprovado pela London School of Economics. Pesquisadores examinaram a relação entre o voluntariado e o grau de felicidade em um grande grupo de adultos americanos e descobriram que quanto mais as pessoas se voluntariaram, mais felizes eram, de acordo com um estudo em Ciências Sociais e Medicina da instituição. Em comparação com pessoas que nunca se voluntariaram, as chances de serem “muito felizes” aumentaram 7% entre aqueles que se voluntariam mensalmente e 12% para pessoas que se voluntariam a cada duas a quatro semanas. Entre os voluntários semanais, 16% sentiram-se muito felizes – uma caminhada de felicidade comparável a uma renda de US $ 75.000 – US $ 100.000 versus US $ 20.000, dizem os pesquisadores.
É importante comentar também sobre o impacto positivo em quem recebe o amor do voluntário. Esta troca de afeto e confiança conecta o voluntário ao beneficiado. Dedicar seu tempo como voluntário ajuda você a fazer novos amigos, expandir sua rede e aumentar suas habilidades sociais. Desta forma, você conhece a fundo os anseios e desejos da população que está ajudando.
Quando você ajuda uma criança, além de mudar positivamente a vida dela (proporcionando a realização de um novo esporte, auxiliando com a educação ou alimentação, por exemplo), você se torna um bom exemplo a ser seguido, uma inspiração para elas.
O voluntariado é uma ótima forma de melhorar a sua saúde mental e física. Ajuda a diminuir e até a combater o estresse, raiva, ansiedade e a depressão. Quando você ajuda as pessoas, cria-se uma relação afetiva e isto gera uma sensação de bem estar.
O voluntariado faz você feliz. Ao medir hormônios e atividade cerebral, os pesquisadores descobriram que ser útil para outros oferece um prazer imenso. Os seres humanos são rígidos para dar aos outros. Quanto mais damos, mais felizes sentimos.
O voluntariado aumenta a autoconfiança. Como dito, fazer o bem para as pessoas, gera uma sensação de bem estar e também de realização. Esta atitude faz com que você encare a vida de uma forma positiva, afastando pensamentos ruins.
Manter o corpo e mente ocupados com o trabalho voluntário faz bem para o beneficiado e para você!
Muitas empresas, hoje em dia, buscam profissionais capazes de se doar, de compartilhar sua experiência. O altruísmo é uma característica desejada por empresas, pois demonstra que o profissional trabalha bem em equipe, sabe ouvir os colegas, transmitir conhecimento e dividir méritos.
O trabalho voluntário também é uma chance de experimentar uma nova carreira sem assumir um compromisso a longo prazo. Você pode criar uma campanha de arrecadação e seu projeto pode ser dar aulas para crianças carentes, ajudar dependentes químicos, dar palestras para jovens, entre outros. É uma forma de você saber se gostará da função e também de adquirir experiência na área. O voluntariado proporciona a chance de ganhar experiência em um novo campo.
Quero ser um voluntário digital e arrecadar doações
Ao incluir sua experiência voluntária em seu currículo, você chama a atenção das empresas para a nobre atitude que você pratica. Se seu trabalho voluntário estiver relacionado ao seu objetivo de carreira, melhor ainda.
No Linkedin, a maior rede social corporativa, desde 2011 o usuário pode incluir os trabalhos voluntários e causas que apoia como contribuição em casas de idosos, crianças, apoio à comunidade, entre outros.
Os trabalhos voluntários podem ser descritos da mesma forma que a experiência profissional. O usuário inclui a organização, cargo, causa, período e descrição. Veja abaixo:
“Milhões de profissionais doam seu tempo em trabalhos voluntários que causam impacto na vida de outras pessoas. Acontece que o voluntariado é tão bom para sua carreira como para as pessoas que você ajuda”, afirmou o Linkedin.
Ficou animado para também fazer o bem?
Acesse https://nova.kickante.com.br/kick-canais e prepare-se para mudar a sua vida e a de muitos ao seu redor!
Se tiver alguma dúvida, envie um email para falecom@kickante.com.br que responderemos em até 24h.
Fontes:
https://www.helpguide.org/articles/healthy-living/volunteering-and-its-surprising-benefits.htm
https://www.thebalance.com/how-to-include-volunteer-work-on-your-resume-2063297
de brasileiros participando na Kickante
São milhões de brasileiros impactados!
Técnicas americanas que dão muito certo!
Técnicas americanas que dão muito certo!
Receba valores antes da campanha terminar!
Veja o status real de toda contribuição.
1bi para o Brasil!
Receba inspiração e dicas de uma das maiores realizadoras de sonhos do nosso país.