É provável que nas suas pesquisas sobre financiamento coletivo, você tenha se deparado com o matchfunding, ou seja, as contribuições realizadas através da combinação de doações entre apoiadores e uma empresa financiadora.
A modalidade ainda não é muito popular no Brasil, assim, os empreendedores estão mais familiarizados com as estratégias de crowdfunding.
No entanto, entenda melhor sobre essa prática ainda pouco conhecida e saiba as semelhanças entre essas duas modalidades.
O que é o matchfunding?
A palavra matchfunding foi originada da união de duas palavras inglesas: combinação e financiamento, em português, ficou conhecido como “financiamento misto”.
Desse modo, não deixa de ser uma campanha para arrecadar dinheiro online, porém essas contribuições são divididas entre dois grupos, as instituições financiadoras e as pessoas físicas.
Nesse sentido, tem o mesmo funcionamento de uma vaquinha online, mas uma parcela dos recursos vem de empresas que conseguem impulsionar a arrecadação, enquanto a outra parte de pessoas comuns.
Por isso, o financiamento misto pode alcançar metas financeiras de maneira mais rápida, pois a arrecadação de dinheiro online é maior, somando grandes quantias e, consequentemente, mobilizando a base apoiadora.
Como funciona o matchfunding?
Em síntese, o funcionamento do matchfunding é simples, o criador publica uma campanha para arrecadar dinheiro e os doadores se dividem em dois grupos: apoiadores da comunidade civil e investidor parceiro.
O primeiro são pessoas comuns que se identificam com a causa, portanto, chegam ao projeto de maneira orgânica para a realização das doações, enquanto o investidor parceiro são as pessoas jurídicas com maior potencial financeiro.
Por isso, o que diferencia o matchfunding do crowdfunding é justamente essa reunião de dois públicos para a viabilização do projeto, assim, essa estratégia pode acontecer por plataformas de financiamento coletivo ou editais criados por iniciativa pública.
Na Kickante, existe o Multikick, uma ferramenta criada com o objetivo de acelerar a arrecadação. Além disso, o criador da campanha pode ser configurado de maneira simples, potencializando a sua vaquinha.
A cada R$ recebido o Multikick te proporciona mais R$2, mais R$3, mais R$4! Quando um doador deposita um valor a partir de R$ 500 (pagando com cartão de crédito com possibilidade de parcelamento em até 12x, boleto ou pix), o dinheiro recebido na campanha será dobrado, triplicado ou mais!
Se você colocar R$500,00 e multiplicador 2x, quando alguém efetivar a doação de R$20,00 o Multiclick vai colocar mais R$20,00 até finalizar a campanha. Por isso, é uma ferramenta fácil, rápida e segura.
Potencialize a sua vaquinha online com o Multikick da Kickante! Siga o passo a passo:
1. Defina o valor máximo (teto) e a intensidade do multiplicador do seu Matchfunding MultiKick;
2. Ofereça o benefício você mesmo ou convide empresas parceiras para apoiar o seu projeto em troca desta grande visibilidade;
3. Preencha com atenção o cadastro (garanta que os dados estejam corretos);
4. Valor aprovado = contribuições multiplicadas!!!
5. Caso algum valor reservado para o Matchfunding Multikick não seja utilizado, reembolsaremos o mesmo automaticamente ao final da campanha.
Matchfunding: a estratégia perfeita para potencializar o seu crowdfunding
O crowdfunding é uma estratégia que utiliza a mobilização popular para arrecadar fundos para projetos, assim, o matchfunding conta com a comunidade e auxílio de iniciativas privadas para as contribuições.
No entanto, no financiamento misto, o criador da campanha recebe um impulso a mais, pois além de contar com contribuições de apoiadores, também recebe doações de empresas com grande aporte financeiro.
Essa possibilidade de investimento por organizações de destaque no mercado, é fundamental para que os projetos saiam do papel.
Pensando nisso, a Kickante oferece uma plataforma de crowdfunding com o melhor custo-benefício do mercado. Entre em contato e transforme as suas ideias em realidade!
Descubra as melhores maneiras de tirar seu projeto do papel!