Conversamos com Deb Xavier, criadora da campanha financiamento coletivo Jogo de Damas apresenta Social Media Day POA cujo objetivo era viabilizar o Social Media Day – Mashable, um evento para 200 pessoas que aconteceu no dia 20 de julho em Porto Alegre.
O Jogo de Damas é um grupo de mulheres empreendedoras e experts em negócio. É tudo feito por mulheres, para mulheres. E elas já realizaram eventos em 7 estados brasileiros e impactaram mais de 100.000 mulheres!
A vaquinha virtual superou a meta, arrecadou R$ 14.285,00 e recebeu diversos comentários inspiradores, assim como este:
Confira a entrevista!
Candice: Por que crowdfunding?
Deb: Meu evento era sobre mídias sociais e negócios. Achei que seria conceitual financiar o evento em plataformas de crowdfunding. Além disso, pouco antes de lançar a vaquinha eu li os resultados do segundo Gender-GEDI (único índice global que mensura a atuação de mulheres empreendedoras no mundo) e aprendi que crowdfunding é a forma de financiamento de negócios e projetos com maior participação feminina. Gostei de reforçar isso através da campanha.
Candice: Qual o resultado da sua campanha?
Deb: Ultrapassamos nosso objetivo, que era arrecadar fundos para produzir o evento. Ficamos bastante satisfeitas!
Candice: Esperava que tantas pessoas se identificassem com o seu projeto?
Deb: Eu trabalho com mulheres já faz tempo, então tinha uma rede construída já. Por entender do assunto eu já sabia da identificação por parte das pessoas.
Candice: Que benefícios esta arrecadação gerará para você ou para as pessoas ao seu redor?
Deb: Nós produzimos um evento para discutir mídias sociais e negócios trazendo mulheres que atuam na área. A maioria dos eventos de negócios tem palestrantes homens, a gente trouxe apenas mulheres para o palco – criar esse exemplo é bom para homens e mulheres.
Também estamos finalizando o ebook do evento, com o conteúdo que foi passado por lá. Esse livro ficará à disposição de todos.
Candice: O que achou da experiência na Kickante?
Deb: Nunca tinha feito financiamento coletivo antes! Foi bem legal começar já com um projeto bem sucedido!
Candice: Como foi a experiência de crowdfunding para você?
Deb: Gostei bastante. Eu tenho uma rede interessante de pessoas e contatos e gostei de trabalhar colaborativamente.
Candice: Defina sua experiência conosco em 3 adjetivos;
Deb: divertido, instrutivo e colaborativo
Candice: O que gerou o sucesso da sua campanha?
Deb: Acho que o fato de eu já trabalhar com o assunto e já ter um público cativo.
Candice: O que fez para divulgar sua campanha?
Deb: Fiz pouca coisa – divulguei no facebook e trabalhei com parceiros. Com certeza existe muitas opções de crowdfunding social para serem exploradas!
Candice: O que teria feito diferente?
Deb: O evento tinha data marcada para coincidir com o final da vaquinha solidária, Assim eu trabalhava a campanha e paralelamente produzia o evento. Foi difícil fazer os dois ao mesmo tempo.
Candice: Qual a maior lição que ficou com sua campanha?
Deb: Criar algo relevante e ter um público interessado é fundamental para o sucesso de qualquer proposta.
Candice: Algo mais que deseje falar/salientar
Deb: Ah! Escolhi a Kickante por terem uma fundadora mulher. Conheço outras plataformas de crowdfunding, mas queria reforçar nosso compromisso com a atuação empreendedora feminina.
E você, também tem algum evento que queira tirar do papel? Crie já a sua vaquinha online e faça acontecer!
Campanha financiamento coletivo é ótimo, pois é uma forma de você avaliar a aceitação do público em relação ao seu projeto. Se a sua campanha de arrecadação for bem sucedida, provavelmente, o seu projeto será um sucesso! 😉
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de brasileiros participando na Kickante
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Técnicas americanas que dão muito certo!
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