Não é à toa que o esfumado é o queridinho entre as mulheres. Praticamente toda proposta pede um olho em evidência. Porém, sabemos que fazer maquiagem esfumada é um desafio, especialmente para as iniciantes na automaquiagem. Por isso, é importante ficar por dentro de alguns truques para não deixar o olhar marcado demais, ou com aspecto borrado por conta de uma sombra mal trabalhada que ultrapassou a área das pálpebras.

(Fonte: Pinterest)
Para evitar que você cometa esses deslizes, a Catharine Hill preparou um passo a passo de como fazer maquiagem esfumada com dicas dos top maquiadores. Separe os pincéis e vamos lá!
Passo 1: a escolha do pincel correto
Um erro comum que muitas cometem antes mesmo de iniciar a maquiagem é não higienizar os pincéis. Mesmo que eles não aparentem sujeiras, o resto de sombra daquela make que você fez dias atrás fica nas cerdas e se mistura à nova cor, que acaba sendo transferida para a pele, comprometendo a tonalidade escolhida.
Outro ponto importante é escolher o pincel cooreto. Tentar fazer o sombreado sem a ferramenta adequada prejudica a make por completo. Por isso, tenha em mãos um pincel gordinho, fofinho e de cerdas naturais, alongadas. Ele fará toda a diferença!
Passo 2: selecione duas sombras para o efeito degradê
O grande charme da maquiagem esfumada está em saber utilizar. É a combinação entre elas que formará o efeito degradê. Se preferir, é possível usar apenas uma cor. Maquiadores profissionais optam sempre pela aplicação de um tom de marrom para o fundo e esfumam-no logo em seguida com a outra nuance desejada.
A segunda sombra pode ser da cor que você quiser. Não precisa seguir a tonalidade do fundo. Quer um exemplo prático? Se você escolhe uma make esfumada vermelha, tente fazer a transição com um tom de rosa ou cereja, para que o degradê valorize bem a cor principal. Já para o famoso smokeyeyes, são usadas 3 sombras: marrom-escuro ou café, marrom-claro e preto. É esse mix que dá o efeito perfeito!
Em resumo: o importante é que você siga a lógica do “tom sobre tom” para todas as cores mais chamativas, como azul, verde e laranja.