Como Publicar um Livro com o Dinheiro da Pré-venda e Adquirir Leitores antes de Lançá-lo

É muito fácil publicar um livro com a Kickante. Já apoiamos mais projetos do que os líderes do mercado de literatura. 

Para a literatura, a possibilidade de arrecadar fundos online através do crowdfunding, vem mudando a forma com que os escritores se relacionam com as editoras. Antes, eles precisavam recorrer às editoras e, somente por intermédio delas, o seu livro poderia ser lançado. Porém, com o crescimento do crowdfunding no Brasil e no Mundo, o processo mudou e os escritores agora possuem total controle sobre seus livros e decidem como será o conteúdo, layout e formas de divulgação. Tudo isso graças ao apoio dos fãs!

E é muito fácil, é só criar a sua campanha de crowdfunding, defender o seu projeto literário (seu livro, documentário, história em quadrinhos) e divulgar a campanha de arrecadação.

A Kickante ajudará você em todo o processo, desde a criação até o lançamento e divulgação!  Estamos juntos para que você tenha muito sucesso em sua campanha. E tudo isso gerenciado por uma das maiores profissionais de fundraising do mundo, Candice Pascoal, CEO e fundadora da Kickante.

Boxes das Campanhas de Crowdfunding de Livros da Kickante

​​Quero criar Campanha!

Como publicar um livro via crowdfunding

É uma arrecadação é feita através da internet. O escritor cria uma campanha de arrecadação e conta com o apoio de várias pessoas que se identificam com o seu projeto, ajudando a financiá-lo com seu próprio dinheiro.

Não existe uma quantia fechada, cada um colabora com o valor que se sentir confortável. Baseado na economia colaborativa, tem como fundamento a premissa de que juntos todos podem conquistar seus objetivos.

Escritores criam campanhas de crowdfunding para diferentes objetivos:

  • Recursos para a produção de livros;
  • Recursos para a produção de histórias em quadrinhos;
  • Apoio financeiro para o lançamento e a divulgação da obra;
  • Recursos financeiros para custear a pesquisa e criação literária.

Faça a pré-venda e adquira leitores antes de publicar um livro

Quando você, escritor, decide publicar seu livro de maneira independente, possui a chance de fazer a pré-venda antes mesmo de lançá-lo no mercado e, desta forma, avaliar o feedback e a aceitação do público. Costumamos falar que se um projeto tem um resultado positivo em crowdfunding, ele possivelmente será um sucesso quando lançada.

É muito simples! Você lança uma campanha de crowdfunding e o inclui seu livro como uma das recompensas. Veja abaixo exemplos muito relevantes de recompensas que o público que contribui para projetos literários costuma gostar muito:

  • O livro em primeira mão: nada melhor do que receber algo exclusivo do seu autor favorito em primeira mão! Se as pessoas estão contribuindo para seu projeto, elas merecem receber o produto final antes dele estar a venda em qualquer loja. Garanta isso e sua campanha já terá uma boa recompensa!
  • Pôsteres, caricaturas, certificado de contribuidor: fãs gostam de itens diferentes dos seus artistas. Produza edições limitadas de posters e itens com sua marca, para aqueles que contribuirem com a sua campanha;
  • Palestras: que tal organizar uma palestra fechada para aqueles que contribuirem com cotas maiores? Vale a pena! Você vai garantir uma experiência única para os seus fãs e eles vão te agradecer por isso através das recompensas;
  • Conhecer o autor: dê a oportunidade do seu fã te conhecer pessoalmente. Você pode listar datas e os locais em que estaria disponível para encontrar com eles. Você pode organizar um jantar ou algo bem intimista e bacana;
  • Cotas para empresas e lojas: venda uma quantidade maior de Livros, a um preço super especial, para lojas e marcas. Assim você garante valores maiores de contribuição!

Vantagens de publicar e lançar um livro independente

Na publicação independente, é você quem decide como será o seu livro e é tudo feito ao seu tempo. Você será responsável por todo o processo de revisão, edição, diagramação, define qual será o valor por cada obra e também  como será feita a divulgação. O livro será lançado da forma que você deseja, sem a interferência de editoras.

Esperar editora é utópico, diz autor recordista em livros publicados

A afirmação acima foi citada por Ryoki Inoue, autor de 1.100 livros publicados. Ryoki conta que se sentiu desvalorizado, desistiu de procurar por editoras e resolver publicar seu livro de forma independente. O escritor diz ter um controle maior do processo de publicação, da divulgação, da distribuição e do retorno financeiro pelos livros vendidos.

Ele alega ainda que os escritores devem assumir o papel de principais divulgadores e vendedores dos seus próprios livros de forma independente.

1. Seu projeto só precisa ser aprovado pelos fãs

Escritores independentes nem sempre conseguem chamar a atenção das editoras, que sempre preferem fazer apostas seguras em autores já consagrados. Além disso, dos manuscritos que chegam até os editores, só alguns são aprovados. Ao optar por tornar o processo de publicação independente, o autor não precisa dessa aprovação (mas é sempre legal pedir a opinião dos amigos, mãe, tio, cachorro para saber como vai ser a aceitação do livro pelo público).

​​Quero criar Campanha!

2. Você tem liberdade criativa

Escreva sobre o que te interessa: moda, gastronomia, história, ficção ou não ficção. Seguindo nessa linha, você mesmo faz a edição, diagramação, arte e todo o resto exatamente como desejar.

Renato Caleffi, chef de cozinha, e Alexandre Carvalho, publicitário, sentiram a necessidade de escrever um livro sobre gastronomia funcional e orgânica para crianças, para educá-las desde cedo sobre a importância de se alimentar com saúde.

O livro “Achaz no Sítio da Banana Verde” precisava de 10 mil reais para ser publicado e, assim que os autores conseguiram o valor, estenderam a meta para continuar o projeto. Com 40 mil reais podem fazer a série toda com 4 livros, com 80 mil reais, abrir um portal de receitas e, com 150 mil reais, conseguiriam lançar um aplicativo para smartphone. Portanto, o projeto é adaptável para se adequar às necessidades do autor.

3. O dinheiro arrecadado pode ser usado para várias etapas de seu projeto

Escritores independentes, em sua maioria, não tem grana para bancar o processo inteiro. A campanha de financiamento coletivo pode ser para qualquer etapa, desde a produção e impressão dos livros até um lançamento bacana.

4. Você pode vender seu livro antes mesmo dele estar pronto

Sim, você pode! Isso chama-se pré-venda. As pessoas contribuem com a campanha adquirindo o produto antes de ser lançado no mercado, então quando sua obra estiver pronta, alguns exemplares já estarão vendidos.

O economista e colunista brasileiro Rodrigo Constantino criou uma campanha para a pré-venda de seu novo livro digital Panaceia, onde as pessoas podem adquiri-lo em primeira mão. Além disso, você mesmo define as recompensas que os contribuidores recebem ao apoiar seu projeto (pode ser agradecimento, um exemplar do livro autografado, convites para o lançamento, etc!).

Imagem do kickante Participe da pré-venda do livro digital: Panaceia.

Como publicar um livro de maneira independente - veja dicas:

1. Considere sua base de fãs na hora de calcular a meta e pensar a sua estratégia captação

Em torno de 30% das contribuições para campanhas de crowdfunding vem da rede de contatos do criador da campanha (familiares, amigos e contatos). Por isso, é importante definir metas realistas, que levem em consideração o tamanho da sua base de divulgação.

Uma meta muito alta pode fazer com que os contribuidores pensem que seus R$ 10, R$ 20 não farão diferença.

​2. Defina se sua campanha será Flexível ou Tudo ou Nada

Caso seu projeto possa ser viabilizado mesmo não atingindo todo o valor de sua meta de arrecadação de crowdfunding, sua campanha pode ser do tipo Flexível. Nessa modalidade você recebe o valor arrecadado, mesmo que não atinja a meta.

Agora se você só vai poder publicar seu livro caso arrecade o valor total da meta, a sua campanha deve ser do tipo "Tudo ou Nada". Desta forma, se você não atingir a meta de arrecadação, o valor será devolvido integralmente aos contribuidores.

Aproveite, a Kickante tem a menor taxa do mercado. Apenas 10% de taxa para Flexível ou Tudo ou Nada!

3. Como apresentar seu projeto: Pense em Pré-venda, Exclusividade, Proximidade com os fãs

O crowdfunding não é simplesmente uma forma de "pedir dinheiro". Aliás, essa é uma visão que já não existe em países como os EUA, onde o mercado é avançado e mais maduro.

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Esta é uma nova fase do mercado em que seus fãs é que determinarão se seu livro será lançado ou não. É uma ótima oportunidade de se aproximar. receber o feedback sobre seu trabalho e deixar que seus fãs façam parte real da sua história artística.

Por isso, ao apresentar seu projeto, dedique um tempo para pensar com carinho nas recompensas que você dará - claro, além do livro. Pode ser um encontro com o autor, skype, dedicatória, nome nos agradecimentos, palestra e outros.

4. Mostre seu talento: inclua vídeos na sua campanha

Um vídeo bem feito (pode ser filmado pelo celular mesmo) é uma ótima forma de se apresentar e se aproximar mais de seus contribuidores. Eles gostam de conhecer quem está por trás do projeto. E mais, o vídeo é também uma excelente forma para a sua campanha viralizar fora da página da Kickante e atrair mais contribuidores ao ser compartilhada nas redes sociais, blogs e fóruns.

A gente sabe que grande parte das contribuições virão daquelas pessoas que já conhecem seu trabalho, mas a Kickante também recebe muitas contribuições de pessoas interessadas em conhecer e apoiar novos projetos. Por isso, é sempre bacana incluir no corpo da sua campanha um vídeo de apresentação de seu trabalho.

Quem já publicou livros com crowdfunding na Kickante:

Imagem da campanha de crowdfunding de livro

Vantagens de arrecadar fundos online com a Kickante para publicar seu livro:

  1. Tecnologia americana com soluções brasileiras, premiada internacionalmente por sua inovação e credibilidade 
  2. Temos Campanha Tudo ou Nada (que é normal no Brasil) mas também Campanha Flexível (Você leva o que arrecada)
  3. Aceitamos doações parceladas em até 6x e adiantamos o valor para você
  4. Menor taxa do mercado, sem valores escondidos!
  5. Temos um painel de controle financeiro 100% transparente ligando sua campanha às instituições financeiras para que acompanhe com segurança suas contribuições em tempo real
  6. Fazemos todo o follow up administrativo para você com pagamentos não concluídos! Permitindo que você foque na divulgação.
  7. Aqui, você é VIP. Atendimento em tempo real via whatsapp com nossa CEO e fundadora!
  8. Temos uma apoio de imprensa, email marketing e mídias sociais para nossas campanhas.
  9. Temos solução de Eventos do Bem acoplado às campanhas de crowdfunding. Com esta solução, seus doadores se tornam captadores para você nas suas festas de aniversário.
  10. Oferecemos um mini blog, onde você consegue atualizar seus seguidores e doares, além de criar vínculo mesmo após a campanha haver acabado.
  11. Ao término da campanha você gera uma lista em excel com os dados dos contribuidores, fomentando sua base.
  12. Temos time no Brasil, Europa e EUA e trabalhamos muito conjuntamente com nossos criadores fomentando sua campanha com dicas que aumentam as chances de sucesso da sua campanha ao redor do mundo.
  13. A PRIMEIRA CONTRIBUIÇÃO É NOSSA!

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