Terceiro Setor: Arrecade doações para ONGs já!

Terceiro Setor bate recorde de captação no Brasil com mais de 1 milhão em uma única campanha

Para o Terceiro Setor, crowdfunding (ou financiamento coletivo) é a forma mais confiável de arrecadar doações, com custo baixíssimo. Apenas 10% de taxa administrativa. E mais, com crowdfunding a ONG pode arrecadar doações antes do período de maturação exigido pelo Governo que é de 2 anos (afinal, as ONGs possuem necessidades imediatas, não podem esperar 2 anos!).

Crowdfunding, traduzido ao pé da letra, significa financiamento feito por uma multidão. É quando várias pessoas resolvem se engajar em um projeto com o qual se identificam, ajudando a financiá-lo com seu próprio dinheiro. Não existe uma quantia fechada, cada um colabora com a quantia que quer. Baseado na economia colaborativa, tem como fundamento a premissa de que juntos todos podem conquistar seus objetivos.

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Crowdfunding também é uma forma de maximizar as doações para o Terceiro Setor, pois permite que a ONG arrecade doações dos mais diversos estados do Brasil e até do mundo. Esses doadores, se tornam fiéis à ONG e com muita frequência passam a contribuir de forma recorrente. Isto contrasta com a teoria de que doadores e Instituições precisam estar perto ou que as Instituições só devem arrecadar doações pela comunidade ou de pessoas próximas.

Para que a sua ONG se beneficie desta forma de arrecadação é muito fácil. É só criar a sua campanha de crowdfunding, defender o seu projeto social ou a sua causa e divulgar a campanha. A plataforma de crowdfunding da Kickante possui assessoria de marketing gratuita e ajudará você em todo o processo, desde a criação até o lançamento e divulgação!

Recorde de arrecadação do Terceiro Setor

O recorde latino-americano de arrecadação de fundos agora pertence à campanha “Santuário Animal”, que arrecadou mais de R$ 1 milhão em prol dos animais que habitam o Rancho dos Gnomos, através da Kickante, plataforma líder nesse tipo de arrecadação no Brasil. A ASERG – Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos lutou pela arrecadação de fundos para comprar um novo terreno para abrigar os animais resgatados e com R$10 reais o contribuidor ajudava a comprar 1m².

Analisando os resultados, percebemos o crescimento exponencial anual do financiamento coletivo para Terceiro Setor. A campanha #Torcida MSF, realizada pelo Médicos sem Fronteiras, que arrecadou R$140 mil, era um recorde filantrópico até 2014 – 14% do recorde atual.

A tendência é que cada vez mais ONGs utilizem o crowdfunding para viabilizar projetos sociais – já que não exige o período de maturação de 2 anos que o Governo impõe -, e também que as plataformas inovem para se adaptar cada vez mais às necessidades do Terceiro Setor.

O que é o terceiro setor?

O "terceiro setor" é um termo amplo que abrange organizações com diferentes estruturas e propósitos, não pertencendo ao setor público (ou seja, o estado) nem ao setor privado (empresa privada lucrativa). Inclui organizações voluntárias e comunitárias (instituições de caridade registradas e outras organizações, como associações, grupos de auto-ajuda e grupos comunitários), empresas sociais, mútuas e cooperativas.

O foco das atividades do Terceiro Setor deve, sempre, estar voltado para a sociedade, com entidades comprometidas com determinadas causas. Estas entidades são, muitas das vezes, mecanismos fundamentais de construção da cidadania, atuando como agentes de fiscalização da sociedade civil sobre a sociedade política, no gerenciamento dos assuntos públicos.

Mas, na verdade, não é somente na fiscalização que o Terceiro Setor atua. Em diversos casos, as entidades também atuam em prol de projetos em que o poder público é deficiente ou até inexistente, como na assistência às crianças carentes e aos idosos, projetos culturais em comunidades e a na defesa aos animais. 

O Terceiro Setor cria campanhas de crowdfunding para diferentes objetivos:

  • Arrecadar doações para viabilizar ações humanitárias;
  • Arrecadar doações para custear a manutenção de abrigos e tratamento de animais;
  • Apoio financeiro para o pagamento despesas operacionais da ONG;
  • Arrecadar recursos financeiros para a compra de materiais, equipamentos, meio de transporte, entre outros itens a serem utilizados pelas ONGs.

Vantagens de arrecadar doações para o Terceiro Setor via crowdfunding com a Kickante:

  1. Tecnologia americana com soluções brasileiras, premiada internacionalmente por sua inovação e credibilidade 
  2. Temos Campanha Tudo ou Nada (que é normal no Brasil) mas também Campanha Flexível (Você leva o que arrecada)
  3. Aceitamos doações parceladas em até 6x e adiantamos o valor para você
  4. Menor taxa do mercado, sem valores escondidos!
  5. Temos um painel de controle financeiro 100% transparente ligando sua campanha às instituições financeiras para que acompanhe com segurança suas contribuições em tempo real
  6. Fazemos todo o follow up administrativo para você com pagamentos não concluídos! Permitindo que você foque na divulgação.
  7. Aqui, você é VIP. Atendimento em tempo real via whatsapp com nossa CEO e fundadora!
  8. Temos um apoio de imprensa, email marketing e mídias sociais para nossas campanhas.
  9. Temos solução de Eventos do Bem acoplado às campanhas de crowdfunding. Com esta solução, seus doadores se tornam captadores para você nas suas festas de aniversário.
  10. Oferecemos um mini blog, onde você consegue atualizar seus seguidores e doares, além de criar vínculo mesmo após a campanha haver acabado.
  11. Ao término da campanha você gera uma lista em excel com os dados dos contribuidores, fomentando sua base.
  12. Temos time no Brasil, Europa e EUA e trabalhamos muito conjuntamente com nossos criadores fomentando sua campanha com dicas que aumentam as chances de sucesso da sua campanha ao redor do mundo.

Veja todas as ONGs que estão arrecadando doações com a Kickante!

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Geralmente, quando se arrecada doações para uma causa nos métodos tradicionais, é preciso contratar uma equipe para gerenciar a campanha. No entanto, a Kickante realiza todos os papéis: recebe e registra as contribuições por você; contabiliza a quantidade já arrecadada e estima quanto ainda falta para alcançar o objetivo financeiro; oferece dicas e estratégias de divulgação; a Kickante também registra os dados dos doadores da causa para o seu controle e para, eventualmente, ao final das arrecadações, retribuir quem doou com recompensas simbólicas; e o melhor, a base de doadores é sua, assim você poderá contatá-los para os próximos projetos da ONG!

Mãos para cima

Com campanha Flexível, Terceiro Setor bate recorde de arrecadação

O grande aumento de campanhas de crowdfunding do Terceiro Setor foi devido ao surgimento da opção de Campanha Flexível trazida pela plataforma da Kickante. Antes, no Brasil, só a havia a opção de Campanha Tudo ou Nada, em que a ONG só recebia o valor arrecadado se batesse ou ultrapassasse a meta. Porém, sabemos que qualquer valor de doação é bem vindo para as ONGs. E, com a opção de Campanha Flexível, a ONG leva o que arrecadar, independente de atingir a meta.  Este é um diferencial que vem atraindo ONGs grandes como Médicos Sem Fronteiras, mas também ONGs pequenas que sabem que qualquer doação faz a diferença.

“escolhemos a plataforma da Kickante, pois é mais focada em fundraising (captação de recursos) do que as plataformas de crowdfunding tradicionais, em que só há o processo de ‘tudo ou nada’. Qualquer valor é bem vindo, não podemos perder as doações!” Médicos Sem Fronteiras.

Box das campanhas de crowdfunding de Médicos Sem Fronteiras na Kickante

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A Kickante é detentora dos 5 maiores recordes de arrecadação do Terceiro Setor do Brasil:

Mais vantagens Kickante para o Terceiro Setor:

Kick Solidário: Seja um voluntário digital e faça o bem!

Com o Kick Solidário, você pode criar um Evento do Bem e arrecadar fundos para uma das 300 ONGs cadastradas na Kickante! E, se você é uma ONG, divulgue essa ideia entre seus colaboradores e doadores. Todos juntos em prol de uma causa!

Senhores sentados num banco no parque

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Ainda tem dúvidas? Saiba mais...

Organizações do terceiro setor:

  • Não governamentais: são as organizações do terceiro setor independentes do governo, como Médicos Sem Fronteiras.
  • Sem fins lucrativos: são as organizações do terceiro setor que não visam lucro. Elas geram fundos para investir em projetos sociais, ambientais ou culturais. 
  • Orientado a valores: são as organizações do terceiro setor que perseguem objetivos específicos, que geralmente estão alinhados com perspectivas sociais e políticas específicas. Elas podem estar associadas ou trabalhar com partidos políticos, mas um partido político não é uma organização do terceiro setor.

As organizações do terceiro setor incluem:

  • Instituições de caridade
  • Organizações voluntárias e comunitárias
  • Empresas sociais e cooperativas
  • Centros de reflexão e institutos de pesquisa privados (isto não inclui universidades e faculdades)

O que é uma ONG?

Uma ONG é uma organização não governamental. Trata-se de um agrupamento de pessoas, estruturado sob a forma de uma instituição da sociedade civil, sem fins lucrativos, tendo como objetivo comum lutar por causas coletivas e/ou apoiá-las.

Betinho define as organizações não governamentais da seguinte forma:

"Uma ONG define-se por sua vocação política, por sua positividade política: uma entidade sem fins de lucro cujo objetivo fundamental é desenvolver uma sociedade democrática, isto é, uma sociedade fundada nos valores da democracia – liberdade, igualdade, diversidade, participação e solidariedade. (...) As ONGs são comitês da cidadania e surgiram para ajudar a construir a sociedade democrática com que todos sonham"

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