O 1° Mini Mercado Sustentável vem para impactar e inovar, mostrando a capacidade de ser 100% sustentável em energia, captação de água da chuva, embalagens e moeda verde, além de ser um sonho que almejo tirar do papel para a realidade desde o começo da minha graduação em Ciências Biológicas. Baseando-se nos três pilares da sustentabilidade buscamos melhoria social, ambiental e econômico. Contaremos 100% com a troca de plásticos e embalagens por papéis recicláveis e demais produtos sustentáveis. Buscaremos promover melhor qualidade de vida para sociedade com os melhores produtos e com zero desperdícios, tanto com produtos perecíveis como não perecíveis. Captaremos água das chuvas para serem utilizadas na limpeza do comércio.
O projeto além de visar a sustentabilidade, também buscará auxiliar pessoas mais desfavorecidas na sociedade com a troca de recicláveis por moeda verde que poderá ser gasta em nosso estabelecimento, contará com a confecção de sacolas com restos de tecidos que seriam descartados no meio ambiente (cidade em que moro é a Capital Nacional do Bordado, porém, há a falta do descarte correto dos retalhos), conscientização sobre meio ambiente, promoção sobre pequenas atitudes no dia a dia que podem fazer a diferença no micro ambiente. Enfatizando: não serão utilizadas sacolas ou sacos plásticos para embalar e/ou carregar mercadoria (buscaremos alternativas melhores como sacola retornável ou sacos de papel reciclado).
Com o valor arrecadado buscaremos construir o prédio onde será o comércio e mobiliaremos de acordo com as necessidades para ser sustentável ao máximo. Contaremos com painéis de captação de energia solar, locais para descarte e troca de recicláveis como: pilhas, baterias, plásticos e metais por moeda verde que poderá ser gasto em nosso estabelecimento.
Me chamo Lais e estou cursando último ano de Ciências Biológicas - Bacharelado na UNISAGRADO como bolsista 100% pelo Prouni. Durante os anos da minha graduação realizei a Iniciação Ciêntífica com o tema: "Estequiometria de microalgas no tratamento de efluente", que visa o tratamento alternativo e sustentável do esgoto com microalgas. Com este projeto conquistei o prêmio Dra. Berta Lange de Morretes em 3° lugar por melhor Iniciação Ciêntífica pelo CRBio - 01 e menção honrosa pela universidade em que estudo.
Neste último ano de curso venho em busca de um sonho antigo que é fazer a diferença para o mundo e o meio ambiente afim de mudar as perspectivas das pessoas, e é dessa forma que o 1° Mini Mercado Sustentável do Interior Paulista guanhou vida!
Para maiores informações sobre minha carreira acadêmica como pesquisadora e cientista, acessar o Lattes.