A Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Lorena (AACAL) foi fundada no dia 27 de dezembro de 1960 pelo Dr. Epitácio Santiago e a Irmã Santiago com a finalidade de desenvolver um trabalho educacional e assistencial à criança e ao adolescente em situação de risco social e pessoal. Na época, a Instituição era conhecida como Abrigo de Menores e funcionava como um internato masculino.
Desde a sua fundação, muitos representantes da Sociedade Lorenense participaram desta Instituição como membros da Diretoria ou como associados, oferecendo seus préstimos humanos e profissionais e exercendo seus compromissos enquanto cidadãos.
Em 1984, a Instituição mudou sua razão social para Associação de Atendimento aos Menores da Comarca de Lorena. Na ocasião, muitos pensaram que a instituição havia sido extinta, pois esta também sofreu mudanças em relação à sua forma de atendimento. O regime passou a ser de externato, atendendo crianças e adolescentes de ambos os sexos na faixa etária entre 7 e 17 anos de idade. Em novembro de 1991, alterou-se novamente sua razão social, continuando com o regime de externato.
Em 1995, assumiu através de convênio com Prefeitura Municipal a gestão do programa “Casa Abrigo Provisório”, este de responsabilidade primeira da Prefeitura Municipal, conforme previsto pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e tem como objetivo acolher crianças e adolescentes de ambos os sexos desde o nascimento até 17 anos e 11 meses de idade. Tais transformações ocorreram em consonância com a Política de Atendimento Institucional Infanto-Juvenil, também prevista no ECA. Após 18 anos de vigência do convênio com a Prefeitura de Lorena, este foi rescindido no dia 19 de dezembro de 2013.
A partir daí, em 2014, a AACAL iniciou o "Projeto Esperança" destinado a crianças em condição de vulnerabilidade social, em regime de funcionamento no contra-turno escolar, sendo obrigatório que o educando esteja devidamente matriculado e frequentando a escola, além de ser acompanhado constantemente por seus responsáveis.
O projeto abre a possibilidade de acolher 30 crianças num programa educacional que visa não apenas o fortalecimento do desempenho escolar na educação formal, mas contempla igualmente pela educação informal o desenvolvimento global de cada criança.
O "Projeto Esperança" oferece as oficinas de Inglês, Espanhol, Esportes, Recreação, Higiene, Estudo, Música, Artesanato, Capoeira, Judô, Informática, Brinquedoteca e Natação. Além de acompanhamento psicopedagógico dos educandos e orientações para pais através de um psicólogo.
Em 2017 completamos quatro anos de realização do projeto, orientados pelas avaliações realizadas individualmente com cada educando por todos educadores responsáveis pelas oficinas.
Graças a estas avaliações, foi possível constatar nesses anos um avanço significativo no desempenho individual das crianças participantes do projeto.
Atualmente, o bazar da AACAL, o Telemarketing e a horta, são as únicas fontes de recursos financeiros que a instituição possui.
Graças ao bazar é possível realizar a compra e a manutenção do lanche diário oferecido para as crianças na chegada delas ao projeto (café da manhã) e no intervalo entre o reforço escolar e as demais oficinas.
Nossa campanha visa arrecadar recursos suficientes para realizarmos a reforma e ampliação do bazar, de modo que possamos atender melhor nossos frequentadores, ampliar o espaço para a colocação de novas prateleiras e um provador e garantir melhores condições de trabalho aos nossos colaboradores que são responsáveis pela recepção, triagem e destinação de todo o material recebido por doações, seja reaproveitando o material na própria instituição ou expondo à venda.
É muito fácil participar.
Finalize em segundos!
Mais de 2 milhões de brasileiros
Pagamento seguro
Parcele em até 12X
Campanha Flexível
Destaque
1º Kick
Maior Kick
+ Recente
de brasileiros participando na Kickante
Faça parte do movimento Kickante.
São milhões de brasileiros impactados!
Veja o status real de toda contribuição.