Há dois anos temos desenvolvido trabalhos de pesquisa e monitoria como discente do curso de licenciatura em educação física na área de Língua Brasileira de Sinais – Libras. Sempre fomos alunos muito empenhados nas aulas de Libras e ao término da disciplina ficamos bastante interessados em continuar aprofundando os nossos conhecimentos na área. Foi então que a professora da disciplina nos convidou para participar do Grupo de pesquisas sobre o léxico da Libras – o GRUPELL. O grupo tem como objetivo a produção de material didático em libras nas diversas áreas do conhecimento para servir de material de apoio, tanto para o professor que atua com pessoas surdas como para os alunos surdos nos diversos níveis de ensino. Um dos trabalhos do grupo resultou num levantamento de todos os sinais de Libras por áreas específicas (português, matemática, biologia, educação física, história etc) e com isso surgiu a ideia de catalogar os sinais existentes num dicionário. Em princípio estamos organizando uma proposta de dicionário infantil bilingue para ser utilizado na educação bilíngue para surdos e outra de sinais regionais do estado de Pernambuco.
Este ano acontecerá o IIIè Recontres Interdisciplinaires franco-brésiliennes: surdité, singularité et universalité, um colóquio sobre pesquisas em línguas de sinais na cidade de Paris – França, no período de 29 de outubro a 02 de novembro de 2018. Inscrevemos trabalhos com orientadora e o mesmo foram aceitos no formato de apresentação oral e poster, porém, com os cortes de verbas para a educação, a ajuda financeira para alunos é insuficiente para arcar com todas as despesas da viagem a Paris para apresentar o trabalho. Os custos com passagem aérea, hospedagem, alimentação, inscrição e transporte interno chega a mais ou menos R$ 18.000,00 devido ao aumento constante do euro.
As pesquisas na área de Libras no Brasil estão cada vez mais ganhando espaço no âmbito acadêmico e a produção de material didático ainda, infelizmente, é muito escassa. Apresentar estes trabalhs no evento é de suma importância para a formação acadêmica, especialmente pelo interesse na área e pelo empenho no trabalho durante o tempo que estamos desenvolvendo as pesquisas. Além de contribuir também para o desenvolvimento de novas pesquisas na área de Libras por se tratar de trabalhos inéditos, pois não há no Brasil, atualmente, trabalhos semelhantes e com o novo modelo de educação inclusiva e educação bilíngue para surdos no país é urgente a criação de materiais que sejam produzidos e traduzidos em Libras.
Em termos legais, a Libras foi reconhecida em 2002 pela Lei 10.436 como língua oficial da comunidade surda brasileira. Em 2005, através do decreto 5626 a disciplina de Libras é instituída como disciplina obrigatória nos cursos de formação docente e fonoaudiologia e optativa para os bacharelados. Em 2015 é promulgada a Lei Brasileira de Inclusão destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Em seu artigo 27 temos: adoção de práticas pedagógicas inclusivas pelos programas de formação inicial e continuada de professores e oferta de formação continuada para o atendimento educacional especializado; XI - formação e disponibilização de professores para o atendimento educacional especializado, de tradutores e intérpretes da Libras, de guias intérpretes e de profissionais de apoio; XII - oferta de ensino da Libras, do Sistema Braille e de uso de recursos de tecnologia assistiva, de forma a ampliar habilidades funcionais dos estudantes, promovendo sua autonomia e participação.
Diante do exposto acima, gostaríamos de contar com o apoio de vocês para que possamos apresentar os trabalhos no colóquio da França, pois infelizmente não temos condições de arcar sozinhos com todos os custos.
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