São 3 e 30 da manhã e decidi escrever esse texto em meio ao desespero. Já fazem 10 anos que recebi o diagnóstico e convivo com esta inflamação crônica mas hoje certamente cheguei no limite que não consigo mais ultrapassar sozinha. A espondilte anquilosante já me impede de viver muitas coisas em plenitude. Sair da cama pela manhã é um desafio colossal pois uma das principais caracteristicas dessa condição é piorar com o repouso, nos ultimos dias preciso tentar por cerca de 30 minutos a uma hora apenas para me levantar. Hoje já não consigo mais dormir uma noite inteira já que qualquer movimento desencadeia uma dor lancinante que me desperta à força.
A Espondilite também é caracterizada por crises cíclicas e na primeira delas, que me levou ao diagnóstico após alguns meses, eu já não conseguia andar ou fazer muitos movimentos com o braço direito. Qualquer tentativa de repousar meu peso sobre a perna direita me causava uma dor que transformava caminhar em uma luta contra meus instintos de auto preservação, pois a dor era tão intensa que parecia tortura. Após dois anos de tentativas consegui o tratamento especializado e tive uma melhora de cerca de 90% nas dores, em troca de efeitos colaterais muito desconfortáveis e por isso após 3 anos decidi tentar outras maneiras de aliviar meu sofrimento. Desde então, mudei hábitos e consegui amenizar e aprender a conviver com a dor(nunca fiquei completamente livre dela, principalmente pela manhã) e consegui por 5 anos sem remédios, mas hoje depois de uma sequencia terrivel de fatos eu estou novamente em crise, sofri golpes, moto furtada, indenização do seguro não é liberada por transfobia e desonestidade da empresa, uma sequencia cruel de abandonos por pessoas que acreditei que podia confiar em meio a um quadro depressivo que se agrava desde 2019 com a morte da minha mãe e finalmete uma tentativa frustrada de suicídio no último dia 7 de abril: Está muito pior. Não consigo fazer movimentos simples como levantar a cabeça mesmo com doses regulares de codeína. Não consigo olhar para a direita ou levantar a perna direita o suficiente pra me vestir. Meu cotovelo direito está inchado(4cm de inchaço) e dolorido de tal forma que não consigo levar a mão a altura da cabeça. Caminhar mais que alguns metros ou me abaixar pra pegar algo no chão está fora de questão. Não dá pra respirar fundo, nem mesmo inspirar por mais de 1 segundo, todo o lado esquerdo da caixa torácica dói. E mesmo sabendo que se você que está lendo não tem uma condição crônica nunca poderá nem chegar perto de imaginar o que eu estou sentindo, essa é a única forma que eu encontrei de pedir ajuda, por que sinceramente, eu preferiria estar morta, só que eu não consegui nem isso.
Esses são só alguns detalhes do que tem acontecido e de como eu estou me sentindo. Eu não aguento mais lutar sozinha. E após eu me cortar me disseram no hospital que as pessoas que se importam comigo também ficam tristes se eu estiver sofrendo.. pois eu estou sofrendo muito e não sei mais o que fazer, não sei mais pra quem pedir dinheiro emprestado. Decidi fazer essa vaquinha para pagar os custos dos exames particulares e o meu deslocamento para consultas e procedimentos para conseguir os medicamentos especializados (sua venda é proíbida e mesmo que fosse permitida seria impossivel, chegam a 10 mil reais por dose, semanal). Então por favor, compartilhe essa vaquinha. Ou pelo pix amorajuno@gmail.com. Qualquer valor ajuda.