Desde os anos 70, temos participado de movimentos sociais: clubes de mães, movimentos de creche, grupos de teatro da Rede Mulher, luta contra a carestia, passeatas pró-Constituição, comemorações do 8 de março, etc. No ano de 1986 formamos a Comissão Pró-Fundação da Associação de Mulheres da Zona Leste, com o apoio da Rede Mulher.
A Amzol foi fundada no dia 24 de maio de 1987 por um grupo de mulheres que vieram de Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica Apostólica Romana e, no processo de conscientização sócio - política, passaram a participar de movimentos sociais populares. Esta organização teve, desde o início, o propósito de promover a organização das mulheres.
A atuação da AMZOL ( Associação de Mulheres da Zona Leste) entidade feminista que atua na Zona Leste da cidade de São Paulo, que tem cerca de 2 milhões e meio de pessoas, sendo que 52% desta população é constituída de mulheres, a maioria delas chefes de família atinge os seguintes bairros da Zona Leste, com os bairros de São Miguel, Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Guaianazes, Itaquera e todos os outros que englobam estes principais bairros.
A AMZOL dispõe de um centro de assistência jurídica às mulheres vítimas de violência
Nestes vinte e oito (28) anos de existência, temos realizado inúmeras atividades de formação: cursos, oficinas, seminários relacionados à temática da mulher numa perspectiva feminista – direitos humanos, violência sexual e doméstica, educação sexual, saúde e direitos reprodutivos, mulher no mundo do trabalho e nos movimentos populares, análise de conjuntura, estratégias de organização, direitos das mulheres (referentes às propostas tiradas na Conferência de Beijing), gênero e religião, fé e espiritualidade, saúde mental, etc. Algumas dessas atividades foram realizadas em parceria com a SOF (Sempre Viva Organização Feminista) e a Coordenação de Mulheres da Zona Leste.
Pelos vários trabalhos que vem realizando em prol dos direitos de cidadania das mulheres da periferia de São Paulo, a AMZOL recebeu no mês de outubro de 2001 o prêmio Betinho de Democracia e Cidadania, instituído pela Câmara de Vereadores de São Paulo para os melhores projetos desenvolvidos na cidade de São Paulo, durante o ano. Este fato foi divulgado em nosso Boletim n. 2, de novembro de 2001.
Dada a importância do nosso trabalho, não podemos deixá-lo morrer, ainda que nossas condições de infra-estrutura sejam precáreas. Pedimos encarecidamente todo o apoio que puderem nos fornecer para que possamos viabilizar a contrução de uma sede digna dos nossos 28 anos de história e de luta contra a violência. Qualquer quantia será bem vinda e será um grande passo para manter vivo o nosso sonho de um mundo melhor e mais justo para as mulheres que hoje sofrem com a violência.
“Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.”
Bezerra de Menezes
É muito fácil participar.
Finalize em segundos!
Mais de 2 milhões de brasileiros
Pagamento seguro
Parcele em até 12X
Campanha Flexível
Destaque
1º Kick
R$ 10,00
Maior Kick
+ Recente
de brasileiros participando na Kickante
Faça parte do movimento Kickante.
São milhões de brasileiros impactados!
Veja o status real de toda contribuição.