Oi, tudo bem?
Nós somos a Cia. Ar Cênico e precisamos da sua ajuda. Sim, você que está lendo essa mensagem. Somos um grupo de teatro sediado em Nova Iguaçu, RJ e TOTALMENTE INDEPENDENTES. Sim, essa vaquinha é para conseguirmos dar continuidade aos trabalhos da Cia. em 2024.
Então, leia atentamente e de coração aberto. Vamos lá?
A Cia. Ar Cênico está com muitos planos para o ano de 2024. Continuar com as temporadas de Proibido, espetáculo sobre a vida e obra de Federico Garcia Lorca, “Tebas Reloaded”, uma releitura dos espetáculos de Sófocles, Ésquilo e Eurípides, dessa vez ambientada na cidade de Nova Iguaçu, o retorno de Universo Íntimo e a estreia de Zimba ou Um novo vestido.
E precisamos da sua colaboração para levarmos esses espetáculos não apenas para municípios do Rio de Janeiro, mas também Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Pernambuco e Paraíba. Para isso abrimos essa vaquinha permanente para colocarmos no palco espetáculos lindos que dependem da sorte de ser aceito em editais, leis de incentivo, que achamos maravilhoso, porém não temos muito tempo a perder.
Já temos nosso primeiro compromisso: o Fetuba que acontece em Março de 2024. Esse festival é um dos mais reconhecidos de Minas Gerais e do Brasil, e participar dele será uma grande honra. Então, bora ajudar a Cia. Ar Cênico a levar esses trabalhos incríveis para todo o Brasil.
Essa campanha é muito importante para a continuidade e sobrevivência da Cia. Estamos trilhando um caminho lindo desde 2019.
Em 2021 os prêmios começaram a pipocar dando uma bem-vinda legitimidade a Cia., mesmo sabendo que ganhar prêmios é incrível, mas ser escolhido e indicado tem o mesmo peso. E é isso que toda companhia nova precisa: estrada. Estamos nela, mas por falta de gasolina, as vezes temos que esperar.
Por isso decidimos criar essa vaquinha, com a esperança de que podemos conquistar muitas coisas e ao mesmo tempo, fomentar arte, gratidão e fé.
Vamos tentar de tudo esse ano: editais, festivais, leis, etc. E a vaquinha. Porque um ator sem palco é um peixe fora d’água. Então bora ajudar?!
Com o dinheiro arrecadado iremos nos locomover de cidade para cidade, estado para estado. Ajudar em corrigir figurinos, cenários, imprevistos que SEMPRE acontecem na vida, e como sabemos, a arte imita a vida e vice-versa. E o transporte dos cenários.
Também estamos preparando BRINDES para quem nos apoiar, desde bottons até canecas. Mas calma, agora é só a vaquinha mesmo. E desde já, nosso MUITO OBRIGADO a todos que participaram, que doaram e que compartilharam.
A Cia Ar Cênico completa em 2024 seus 06 anos de existência e resistência. Iniciada em 2018, estreou o primeiro espetáculo da Cia em abril de 2019 com o espetáculo Os Contos Que Trago, dramaturgia e encenação de Humberto Assumpção. Uma tragicomédia focada nas mazelas do nosso dia a dia que foram normalizadas pela sociedade. Um espetáculo divertido e ao mesmo tempo uma denúncia. No mesmo ano estreava Universo Íntimo, também do mesmo dramaturgo. Esse espetáculo, mais contemporâneo, fora escrito em 2008, dirigido anteriormente por Augusto Vargas, depois por Bia Oliveira e apenas em 2019 o dramaturgo a dirigiu.
Durante a pandemia, escreveu No Motel que foi contemplado com a Lei Aldir Blanc com direção de Júlio Luz. Assim como Proibido, espetáculo sobre a vida e obra de Federico Garcia Lorca. Proibido está em cartaz desde 2021 até hoje. O espetáculo é vencedor de diversos prêmios além de ter sido contemplado pela Lei Aldir Blanc. Em 2023 foram contemplados no Edital de montagens inéditas do Sesi Firjan com Tebas Reloaded, uma distopia trágica que coloca a cidade grega “Tebas” na Baixada Fluminense. O espetáculo também é vencedor de prêmios e selecionado recentemente pelo 13º Fetuba, em Ubá/MG.
Em 2024 estamos preparando a estreia de Zimba ou Um Novo Vestido, espetáculo sobre o homem responsável pela criação do teatro moderno brasileiro, o retorno aos palcos de Universo Íntimo e a continuação de Proibido e Tebas Reloaded. Será um ano LINDO e contamos com você.