Pouco mais de um século e meio atrás, nós mulheres tínhamos a primeira menstruação com uma média de 17 anos. Com o passar do tempo, essa média foi caindo, e hoje, a estimativa é de que esteja na faixa dos 12 anos. E para essas meninas, ainda no começo da adolescência, muitas dúvidas surgem, há muita vergonha e muitos tabus sobre a menstruação, o que leva a começarem a vivenciar seu ciclo sem muita informação e conhecimento.
Além da menstruação mais precoce, as jovens brasileiras também estão iniciando sua vida sexual mais precocemente. A pesquisa Mosaico 2.0, coordenada pela psiquiatra Carmita Abdo, do Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex) do IPq, ouviu 3 mil participantes com idade entre 18 e 70 anos, divididos em cinco faixas etárias. A pesquisa concluiu que adolescentes iniciam a atividade sexual na faixa entre os 13 e 17 anos de idade.
Outro fator importante é de que os pais têm dificuldades de conversar sobre o assunto, postergando a orientação para o sexo seguro e a prevenção de gravidez. Entramos então no terceiro fator preocupante: a gravidez precoce.
Segundos dados da ONU, no Brasil, a taxa é de 62 adolescentes grávidas para cada grupo de mil jovens do sexo feminino na faixa etária entre 15 e 19 anos, e de acordo com dados do IBGE, a alta taxa de natalidade entre adolescentes é mais presente, na maioria dos casos, entre jovens pobres e com menos escolaridade.
Entendemos que para enfrentar esse difícil cenário, adolescentes e jovens precisam de mais acesso à informação. Informação segura, baseada na ciência, em um local seguro de diálogo, de troca de experiências e conhecimento. E foi assim que nasceu o aplicativo Lilla.
Lilla é um aplicativo de promoção de saúde através da educação. São conteúdos desenvolvidos por mulheres para mulheres, baseados na ciência, na medicina e na informação objetiva com linguagem acessível, tudo isso na palma da mão (já que o celular não sai dela, não é mesmo?!)
Cada uma que acessar o app e redes sociais, encontrará um ambiente colaborativo, livre de tabus e preconceitos, onde a educação prevalece, e compartilhar é regra! Isso mesmo, queremos compartilhar, ouvir dúvidas, anseios, expectativas, trocar histórias e experiências (e o time Lilla tem boas histórias pra trocar viu?!). Queremos que cada menina que acessar, possa se sentir mais confiante, mais segura em relação ao seu corpo, e se sentir empoderada para viver uma vida mais saudável e mais feliz. Em tempos difíceis que vivemos, de tantas fake news, preconceitos e tabus, Lilla é mais que um app. É uma causa.
E para que esse sonho nasça e alcance milhares de pessoas, precisamos da sua colaboração nesta campanha, para financiar os custos de programação, publicação e lançamento do app. Podemos contar com você? Vamos mudar a vida das adolescentes e jovens brasileiras juntos? Ajude a construir o app Lilla <3.
É muito fácil participar.
Finalize em segundos!
Mais de 2 milhões de brasileiros
Pagamento seguro
Parcele em até 12X
Campanha Flexível
Destaque
1º Kick
Maior Kick
+ Recente
de brasileiros participando na Kickante
Faça parte do movimento Kickante.
São milhões de brasileiros impactados!
Veja o status real de toda contribuição.