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Minha História - resumo - :

Nasci numa periferia em Caxambu/MG. E de uma gestação nenhum pouco planejada, meus pais tiveram de me criar em condições escassas.

Moramos num bairro marginalizado da cidade, onde dispunhamos de poucos recursos financeiros, e  sendo assim, tive de estudar todo meu ensino fundamental e médio em escola públicas, das quais infelizmente, como todos sabem, são de baixa qualidade no meu país. No ensino médio mesmo, muitas disciplinas não me foram se quer apresentadas.

No entanto, nunca me contentei com as realidades a mim apresentadas, e desde sempre me engajei em lutas em prol da educação e bem estar social e coletivo. 

Criei por exemplo, um cursinho popular na minha escola durante o ensino médio, onde baixava nos computadores da escola vídeo-aulas para disponibilizar e transmitir aos alunos interessadas numa das salas da escola durante o período da tarde, através de um retroprojetor.

Participei também do Interact Club, uma célula do Rotary Club que como tal luta em prol de causas sociais e mundiais, colaborando para grandes projetos de impacto soacial na minha cidade.

Sempre em frente, e com auxílio financeiro e suporte emocional de muitos amigos e familiares consegui conquistar uma vaga numa universidade pública, no caso a Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto. 

Onde me deparei novamente com inúmeros desafios como: depressão, falta de dinheiro entre outros suportes, mas que não foram sufientes para que eu perdesse a fé, e caminhasse rumo aos meus sonhos que é mudar a educação no meu país, sendo pesquisador na áera, assim como ser escritor e pintor. 

Sendo assim fui em busca e consegui uma bolsa trabalho na faculdade de medicina do campus, procurei ajuda de psicólogos também dentro do campus, criei laços com amigos e professores que foram de extrema imporância pra meu crescimento pessoal e profissional durante todo esse tempo. 

Por fim, depois de muito esforço e dedicação, me empenhando bem e alcançando notas altas no meu curso, desenvolvendo pesquisa e participando de atividades extra-curriculares no campus, como entidades estudantis, uma de estudo de data science e IA, e outra de jogos e suas aplicações no mundo moderno, fui abençoaodo com a oportunidade de estudar por seis meses na Northeastern University em Boston nos EUA. 

Num laboratório de pesquisa sobre comportamento humano e educação em plataformas online de gamificação. Pesquisas nessas áreas vem sendo citadas recorrentemente como promissoras para o avanço educacional, e como sabemos, nosso país é carente no eixo educacional como um todo.

 

Barreira/Desafio a ser vencido:

Sou de uma família muito humilde, da qual não pode me ajudar financeiramente com os custos para a viagem entre outros. Tenhos dois irmãos pequenos, e minha mãe é desempregada, tem problemas de sáude e mal tem dinheiro para financiar seus exames e remédios, assim como minha vó paterna. Meu pai recebe muito pouco sendo enfermeiro técnico e até agora pra conseguir só o passaporte foi sufoco.

Recebi uma bolsa de $ 8.299,00 dólares da USP para o intercâmbio, mas a minha universidade de destino exige um mínimo de $ 14.000,00 dólares para aprovar meu DS2019 que é necessário para que eu tire o visto ou seja, faltam R$ 22.800,00 que é equivalente aos $ 6.000,00 dólares que faltam. Fora que ainda preciso pagar minhas passagens e seguro saúde.

Como preciso estar lá no início do ano de 2019, podendo postergar muito pouco com relação a isso, precisaria levantar esse suporte financeiro o quanto antes. Até porque, após levantá-lo ainda demoraria uns dias para tirar por fim o visto, seguro saúde e afins, dado as burocracias. 

 

Porque acredito ser um projeto de pesquisa importante:

A sociedade digital em que vivemos é marcada pela rápida inserção dos seus indivíduos no contexto das tecnologias, mídias digitais, suas plataformas, jogos e aplicativos. Concomitante a essa situação, temos que a educação no nosso país tem dificuldades em se adaptar frente as mudanças da era digital  como aproveitar possivéis suportes que este ramo pode vir a oferecer para saltos de aprendizados dentro das salas de aula. 

Nos últimos anos os índices do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) demonstra uma queda contínua nos nossos níveis de educação, onde os estudantes não vem alcançando o nível básico de proficiência nas áreas avaliadas. O resultadoda avaliação de 2016, aponta que 56,6% dos estudantes não demosntraram ter o mínimo de conhecimento em ciências , assim como 50,99% em leitura, e 70,25% em matemática.

Nesse sentido, a busca por novas estratégias inovadoras na área de educação que venham a ser atrativas a indivíduos que acabam por se envolver cada vez mais com as tecnologias e midias digitais no seu cotidiano, se torna uma dificuldade que a gamificação tem muito a colaborar e auxiliar nas questões didáticas, principalmente a reformular os métodos tradicionais, passivos e desmotivadores de aprendizagem ainda adotados por grande parte de nossas escolas.

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