O objetivo do jogo “As Chaves do Pensamento” é estimular a fala e a linguagem de crianças e jovens, dando ênfase à crianças surdas ou com problemas auditivos, síndromes, déficit de atenção, crianças da educação infantil com comprometimentos cognitivos entre outros, prepará-las para que saibam dar respostas objetivas e para que saibam perguntar, dando início a interpretações simples e a habilidade de fazer relatos ou de redigir para as pessoas as quais já foram alfabetizadas e pretende capacitar os jovens para que possam fazer associações de sons e imagens, fazer inversões das perguntas e descobrir que elas possam ser feitas de diferentes maneiras. O software será disponibilizado de forma gratuita para ser utilizado em instituições regulares, especiais, clínicas ou até mesmo em casa, com o intuito de auxiliar os tutores no desenvolvimento da linguagem da criança.
A ferramenta auxiliará os usuários a estruturar a linguagem e ordená-la logicamente, em vista que esse processo não ocorre de maneira natural em pessoas com deficiências auditivas. Sabemos que a organização espontânea que damos à nossa linguagem geralmente não apresenta o sujeito em primeiro lugar, depois o verbo e por último, os complementos, em razão de que a língua viva não guarda essas características. A criança surda, porém, não consegue adquirir, de início, essa organização espontânea, por isso, por um tempo, permitiremos que ela ordene sua linguagem por si mesma, mas dando-lhe um ponto de apoio.
É necessário que lhe apresentemos uma linguagem corretamente organizada, para que possa estruturar e fixar também de forma organizada. O trabalho consiste em condicioná-la à palavra chave, ou seja, palavras que sintetizem as diferentes partes de uma oração.
Vivemos em uma realidade em que os jovens brincam cada vez menos uns com os outros o que acaba criando lacunas que futuramente poderão lhes trazer prejuízos. Essa geração está cada vez mais ligada a jogos eletrônicos e este é o momento no qual pode-se adquirir novos conceitos e habilidades em frente a um computador.
As crianças pouco estimuladas, com perdas auditivas (mesmo que temporárias, causadas por otites), surdas, com déficit de atenção, comprometimentos cognitivos entre outros, possuem grande dificuldade em assimilar a linguagem simbólica no dia a dia, mesmo os indivíduos sem maiores dificuldades sentem falta dessa habilidade para formular perguntas ou dar respostas objetivas e, assim, ampliar o seu vocabulário. Isso poderá interferir na capacidade de interpretar textos.
O jogo é recomendado para jovens e adultos de todas as idades, em especial por indivíduos surdos ou com perdas de audição, protetizadas, implantadas ou que utilizam a língua de sinais, assim como com atrasos cognitivos, dislexia, déficit de atenção, alterações do processamento auditivo, em casos de autismo, afasias ou doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer.
Existem linhas de trabalho voltadas para a oralização e outras que visam exclusivamente o uso de libras, essa ferramenta respeita todas as linhas de trabalho e sua maior preocupação é com a linguagem que será possível desenvolver fazendo o uso desse material. A forma de expressão dessa linguagem e desse vocabulário é uma opção do usuário, visto que o jogo oferece as três opções (auditiva, leitura labial e libras), as quais podem ser executadas individual ou simultaneamente. O benefício será grande independente da escolha. No caso de usuários com perdas auditivas variadas e que usam o apoio da leitura labial, tivemos o cuidado de não juntar na mesma tarefa palavras semelhantes por meio da articulação do som, como é o caso de “gato”, “rato” ou “pato” e entre outros, pois sabemos que, dependendo da perda de audição, o jovem terá maior dificuldade sempre no momento das vogais. Abaixo você acompanha uma pequena lista de funcionalidades do jogo:
Vídeo para interpretação de Leitura Labial;
Vídeo para interpretação de Libras;
Áudio dos exercícios;
Múltiplos níveis;
Auxílio no desenvolvimento cognitivo por meio de palavras chave;
Usabilidade intuitiva;
Disponível digitalmente de forma gratuita.
A linguagem é um sistema de símbolos organizados que podem ser auditivos ou visuais. Esse complexo sistema de símbolos é uma característica cultural humana e que deve ser adquirido. A linguagem receptiva e expressiva irá formar o pensamento organizado. É de forma inconsciente que a criança assimila todos os seus princípios. Ademais, ao mesmo tempo em que os adquire, dá a eles uma organização espontânea, sempre guardando sua logicidade. Poderá então comunicar-se com os demais.
Os indivíduos surdos não chegam a adquirir esse complexo sistema, pois não possuem a via natural que a conduziria a compreensão da linguagem falada. Possui apenas a imagem dos objetos que vê e sente, formando um conceito próprio. Ela não ouve, por isso não sabe, interna ou expressivamente, dizer-lhes os nomes, nem expressá-los numa estrutura lógica.
Assim que o jovem passa a ter o conhecimento dos nomes e seus significados, isto é, quando a sua linguagem começa a crescer no dia a dia, surge a necessidade de organizar tudo logicamente, primeiramente na sua linguagem interna e a seguir, como consequência, expressivamente.
É fundamental que seu pensamento se forme de maneira lógica. Por isso precisamos apresentar ao indivíduo surdo uma regra fixa de organização, um modelo que guie seu pensamento, e que, no início, para melhor condicionamento, deve ser estático. Devemos estruturar a linguagem de acordo com a sintaxe da língua.
Esta metodologia de ensino é utilizada há muitos anos, e foi estruturada para ser uma ferramenta de aprendizado com ênfase nas crianças com dificuldades auditivas. A ferramenta deu tão certo no tratamento das crianças que achamos uma forma de contribuir ainda mais com a comunidade e deixá-lo de fácil acesso. Foi então que pensamos em criar um jogo de computador, e por isso é preciso profissionais em cada área para deixar o jogo o mais profissional e educativo possível. Dessa forma, com o auxílio de pessoas interessadas em ajudar o aplicativo, poderemos alcançar as nossas metas e criar uma ferramenta de ensino 100% funcional. Para que seja dada uma melhor ideia de como os custos são organizados, abaixo foi preparado um gráfico que ilustra os pontos importantes:
A campanha estará disponível até 9 de Janeiro de 2017. Você pode doar agora mesmo. Basta escolher o valo desejado.
O projeto será finalizado em Março de 2017.
O pagamento é totalmente seguro e é realizado por meio do Kickante em até 6 vezes (para valores acima de 50 reais) sendo possível utilizar cartão de crédito, boleto ou PayPal.
O jogo será distribuído gratuitamente aqui em nosso site.
R$ 20,00
Quero Ajudar
Estamos torcendo por vocês! <3
É muito fácil participar.
Finalize em segundos!
Mais de 2 milhões de brasileiros
Pagamento seguro
Parcele em até 12X
Campanha Flexível
Destaque
1º Kick
Maior Kick
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R$ 20,00
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R$ 50,00
Fazer a Diferença
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R$ 100,00
Presente Natalino
Cara Maria Izabel, obrigada por sua contribuição e comentário
R$ 2.000,00
Seja Patrocinador
Seja patrocinador. Músicas autorais da Laryssa e Rayssa. Vídeo aula sobre a utilização do método as chaves do pensamento, com a fonoaudióloga e idealizadora do projeto Karen Balen. Sua logomarca será exposta durante a abertura e créditos do jogo, e também aparecerá como parceiro no site www.aschavesdopensamento.com.br.
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