A Guarda Mirim é um programa do ‘contra-turno social’ da instituição – chamado atualmente de ‘Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na modalidade de Proteção Social Básica’. As atividades são ofertadas em horários contrários à escola regular e, segundo a Gerente Social do IEDC, Cristiane Maier, o programa tem como objetivo a prevenção de situações de risco, buscando criar oportunidades para o desenvolvimento da criança e do adolescente, bem como proporcionar espaços de convivência e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. O público atendido pela entidade são crianças e adolescentes de 5 a 17 anos.
“O foco é a convivência e o fortalecimento dos vínculos. Através das atividades reguladas, buscamos fortalecer o vínculo entre eles e a família”, explica. O trabalho busca aproximar crianças e jovens da sociedade com atividades e projetos sociais, prevenindo situações de risco pessoal e social.
Para isso, a instituição oferece, para crianças de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, aulas de capoeira, futebol, educação física, coral, banda, encaminhamento para Programa Adolescente Aprendiz e outras atividades. “Assim, acabamos prevenindo situações como o trabalho infantil e outros problemas que, muitas vezes, ficam expostos caso tenham tempo ocioso", conta a Gerente Social.
Cerca de 640 crianças são beneficiadas pelas atividades. “Nossa intenção é criar oportunidades para desenvolver capacidades em crianças e adolescentes, melhorar a convivência e fortalecer os vínculos entre estas crianças/adolescentes, com a família e a comunidade, contribuindo para a construção de uma sociedade melhor, mais justa e igualitária."