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EDUCAÇÃO É DO MUNDO - PROJETO EDOM
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EDUCAÇÃO É DO MUNDO - PROJETO EDOM

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Educação é do Mundo – projeto EDOM

Sou professor de história em uma escola particular e pesquisador de educação. Pesquisei o ensino de História na faculdade e tenho quatro anos de experiência com aulas particulares. Pretendo desenvolver e aplicar métodos que sejam inovadores e transformadores da realidade. Acredito que a educação é o instrumento mais efetivo para melhorar o mundo.

Para uma boa educação, é importante que a sociedade se comprometa a dar todo o incentivo possível. Os professores devem ser valorizados. A valorização não depende apenas da recompensa monetária. Ela depende, também, das condições de envolvimento que os profissionais da área encontram na vida social; depende da infraestrutura de ensino disponível, incluindo meios e recursos didáticos que garantam a participação verdadeira dos estudantes.

Muitos alunos de escolas públicas, principalmente, e por mais proativos e interessados, encontram dificuldades de se desenvolver plenamente somente com o ensino formal e regular, necessitando de apoio complementar. Por razões econômicas, alunos talentosos e de grande potencial, frequentemente, não conseguem atingir um desenvolvimento educacional completo. Aulas de apoio educacional e complementares ao ensino formal têm um papel importante nesse processo e geralmente não são utilizados por alunos de baixa renda. Os alunos de escolas particulares e de renda mais elevada, geralmente, apresentam desempenho escolar superior aos alunos de escolas públicas e, na maioria dos casos, isso está associado à possibilidade de ter aulas de reforço escolar.

Com base nesse contexto, este projeto é criado para formar uma rede de acompanhamento escolar para estudantes de escolas públicas e de baixa renda, que querem aprender, enfrentam dificuldades educacionais e precisam de apoio complementar.

Inicialmente, o projeto funcionará em formato piloto, oferecendo apenas as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Na segunda fase, buscar-se-á parceria com outros professores para a oferta de outras disciplinas.

No longo prazo, a ideia é ter uma escola sustentada pela sociedade e que sirva para a sociedade, oferecendo as disciplinas formais, mas também desenvolvendo temas extracurriculares e transversais, como cidadania, direitos humanos, legislação brasileira, autoconhecimento, e outros.


O projeto “A EDUCAÇÃO É DO MUNDO – PROJETO EDOM”

  1. Como funciona o projeto?

    1. O projeto busca financiamento coletivo para iniciar suas atividades. Por meio de uma plataforma de financiamento colaborativo, a sociedade pode contribuir e adquirir pacotes de educação complementar.

    2. Uma hora/aula custa quarenta reais (R$ 40) e isso inclui (i) o transporte do professor para a aula presencial, (ii) o tempo dedicado para a elaboração do material de ensino, e (iii) o acompanhamento posterior do aluno por meios remotos.

    3. Como apenas uma hora/aula não é viável do ponto de vista educacional, as aulas serão ofertadas por pacotes de cinco horas/aulas. Desse modo, a cada duzentos reais (R$ 200,00) arrecadados por meio da plataforma online Kickante, um aluno será beneficiado.

    4. O pacote inclui: (i) cinco horas/aulas presenciais; (ii) formulação de um plano de estudos personalizado, visando ao desenvolvimento da capacidade de estudo independente; (iii) acompanhamento remoto (internet) durante o ano letivo em que o aluno foi beneficiado.

    5. Nesta fase inicial, apenas as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia serão ofertadas.

  2. Onde serão as aulas presenciais?

    1. Nas residências dos estudantes ou na instituição pública de ensino em que o aluno é matriculado.

  3. Quando ocorrerão?

    1. De segunda a sábado, a combinar entre professor e aluno.

  4. Para quem o projeto serve?

    1. A princípio, para estudantes de baixa renda do ensino médio (1º, 2º e 3º anos) de escolas estaduais, no município de Dourados, MS.

  5. Como os alunos serão selecionados?

    1. Serão escolhidos alunos matriculados nas escolas estaduais de ensino médio que integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) – da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

    2. Os alunos deverão ser indicados pelos professores de ensino médio, observando os critérios de: (i) necessidade de apoio complementar demonstrado por baixo desempenho escolar, (ii) potencial de desenvolvimento, (iii) interesse do aluno.

  6. Como a sociedade e os financiadores do projeto podem acompanhar os resultados?

    1. As doações serão depositadas em minha conta MOIP em Outubro, conforme contrato com a Kickante, plataforma de financiamento colaborativo. A cada R$ 200,00 arrecadados, um estudante ganhará o pacote de acompanhamento e reforço escolar. Essas aulas serão gravadas em vídeo e disponibilizadas em meu blog e página do Facebook, disponível em: <https://www.facebook.com/acompanhamentodehistoria/?ref=aymt_homepage_panel>.

    2. Os alunos também poderão gravar vídeos após o pacote de cinco aulas comentando a experiência e os resultados percebidos por eles.

    3. Além disso, cada aluno terá uma ficha de acompanhamento contendo: (i) o perfil do aluno; (ii) as principais dificuldades educacionais enfrentadas por ele; (iii) o plano de estudos elaborado por professor e aluno; (iv) registro dos atendimentos remotos; (v) registro do desempenho escolar do aluno antes e depois das aulas complementares.

    4. Todo o dinheiro recebido será mostrado na internet, assim como as aulas oferecidas. Buscarei dar transparência total à captação e execução dos recursos, sempre buscando demonstrar como o financiamento coletivo gerou impacto e transformação social.


Informações adicionais

É importante ressaltar que no médio e longo prazo, o objetivo é fomentar experiências que contribuam para a melhoria geral da educação. A proposta é que, passada esta fase inicial em formato piloto e que contará apenas com um professor (eu mesmo), seja formada uma rede de professores financiados coletivamente, que possam oferecer todas as disciplinas curriculares, desenvolver práticas docentes inovadoras e transformar a realidade por meio da educação complementar e extracurricular.


Obrigado pela atenção, conto com sua contribuição.

Professor Guilherme N. M. Muzulon.

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