version: 250513-b5ecca68
ESTUDANTES BRASILEIRAS NA CIÊNCIA: RUMO A EISF!
ESTUDANTES BRASILEIRAS NA
-
Vaquinha OnlineEducação
R$ 430,00 da meta de R$ 70.000,00
0%

ESTUDANTES BRASILEIRAS NA CIÊNCIA: RUMO A EISF!

A plataforma mais premiada do Brasil

EDUCAÇÃO E CIÊNCIA NO BRASIL!

No Brasil não há um incentivo a cultura da inovação, vemos o desenvolvimento cientifico e tecnológico sendo deixado em segundo plano, através de cortes cada vez mais expressivos no orçamento destinado a essa área.

O investimento em educação, pesquisa e inovação científica é fator decisivo para o desenvolvimento econômico e social de uma nação. O Brasil não investe em ambas as áreas, contrastando com as grandes nações.

Vivenciamos uma crise na educação, que engloba todos os ciclos, desde a educação básica à educação superior.  Não nos preocupamos com a formação de cabeças pensantes e inovadoras que possam contribuir com o desenvolvimento do país, apenas focamos na entrada dos alunos em faculdades, tentando corrigir uma educação defasada no ensino médio.

Quando nossos jovens conseguem resultados positivos, como a chance de participar da maior feira de ciências da Europa, encontram inúmeras barreiras, e logo são frustrados, pois não se preocupam com a formação de uma postura pró-ativa, principalmente no ensino médio.

Os cientistas brasileiros sofrem com a falta de recursos para manutenção de suas pesquisas e enquanto não buscarmos mudar tal situação, apenas seremos compradores e utilizadores de tecnologia exportada, onde pagamos um alto preço e continuamos subordinados as potências desenvolvidas.

O QUE É A EISF?

O Edinburgh Internacional Science Festival – EISF é um dos mais prestigiosos e tradicionais festivais científicos do mundo e o maior da Europa. O evento é uma iniciativa da Edinburgh Internacional Science Festival Foundation com apoio da Prefeitura Edinburgh, do Governo Escocês, da Universidade de Edinburgh, da Royal Academy of Engineering, da Scottish environment Protection Agency e de várias outras empresas, fundações e instituições acadêmicas britânicas.

Com objetivo de mostrar as belezas da Ciência e sua importância para a nossa vida, ele utiliza os projetos inovadores de jovens do mundo inteiro, e uma vez julgado interesse nos trabalhos, passa a apoiá-los, realizando assim, incontáveis sonhos das mentes criativas. É através desse evento que se pode demonstrar o potencial dos alunos do Brasil, uma vez que o represente e mostre ao mundo que somos um país com pessoas capazes de ultrapassar as expectativas e alcançar os sonhos mais altos para mudar o mundo.

RIQUEZA DA FLORA BRASILEIRA!

Desde tempos remotos, as plantas são utilizadas para diversos fins, sendo na alimentação, moradia, ornamentação, vestimenta, para fins medicinais e outros. O conhecimento tradicional diz respeito às informações acumuladas ao longo do tempo por uma determinada comunidade em relação às suas práticas, seus valores, sua cultura, enfim, suas vivências e experiências.

O conhecimento popular que envolve as plantas faz parte de nossa cultura e vem sendo transmitido de geração a geração e para muitas pessoas, as plantas ainda são a principal forma para tratamento de doenças e para a prevenção das mesmas. Na sociedade contemporânea, mesmo com o grande desenvolvimento da indústria farmacêutica, é fato comum à utilização de plantas medicinais. Recorrer à utilização de plantas medicinais é prática de longa data, especialmente no Brasil, em função da riqueza da flora, conforme Camargo (2010, p. 38).

A diversidade da flora brasileira não é explorada conforme seu grandioso potencial, os estudos científicos nessa área ainda são insuficientes, havendo recursos que trariam benefícios inimagináveis para a população brasileira.

POR QUE USAR PROTETOR SOLAR?

O Brasil é um país tropical e possui alta incidência solar. Os raios UV, se em contato com à pele em excesso, podem causar queimaduras, manchas, e, em casos mais agressivos, o câncer de pele. Deste modo, faz-se necessário o uso de um protetor solar. Além disso, o mesmo pode evitar a insolação, envelhecimento precoce, flacidez, lesões, entre outras complicações, como mostra a pesquisa realizada pela CIPA FASETE.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a radiação ultravioleta é o principal responsável pelo desenvolvimento do câncer da pele. O efeito da radiação ultravioleta é cumulativo podendo ter alterações da pele muitos anos depois, mesmo sem estar em contato imediato com os raios solares. Devido ao crescente numero de usuários de protetor solar que, nos últimos nos, tornou-se objeto de indiscutível importância (PROTETORES SOLARES Quim. Nova, Vol. 30, No. 1, 153-158, 2007 ) , faz-se necessário o desenvolvimento de protetores solares de maior eficácia para cada tipo de pele e que,  primordialmente, não impedissem a absorção de vitamina D ao usuário, visto que tal vitamina é de suma importância para o corpo humano, tendo em mente  que não é produzida pelo mesmo e que sua maior fonte, provém dos raios solares.

Além disso, outro ponto pouco retratado é o uso de protetores solares ainda na infância. A infância é uma fase em que a criança fica mais vulnerável ao efeito nocivo por ter várias atividades recreativas e esportivas ao sol. A prevenção primária do câncer da pele deve ter como principal população-alvo a infantil, uma vez que as crianças se expõem ao sol três vezes mais que os adultos. (Proteção solar para crianças: estudo preliminar sobre conhecimentos e atitudes dos pais. Silva LR et al)

O uso de protetores solares deve ser feito por cada pessoa de acordo com suas características físicas, pessoas muito brancas necessitam de valores superiores de FPS, sendo assim, é necessário a disponibilidade destes produtos nos mais variados graus de proteção.

IMPORTÂNCIA FEMININA NO MEIO CIENTÍFICO!

No século XXI, as mulheres vêm ganhando espaço, principalmente, no meio científico, porém o imaginário popular ainda tem a ciência como um clube masculino (Heroínas da ciência: brasileiras de sucesso incentivam garotas a seguirem seus sonhos acadêmicos)  o que dificulta o desenvolvimento da área, devido ao preceito do  estereótipos feminino ser inadequado para promover ciência. De acordo com dados da ONU (Organização das Nações Unidas), apenas 30% dos pesquisadores de todo o mundo são mulheres. Obviamente, as pesquisadoras são tão competentes quanto os homens cientistas, porém, infelizmente, são restringidas de desenvolver as áreas.

Além disso, o país possui mentes brilhantes, que são desmotivadas pela falta de investimentos nas áreas científicas, dificuldades para encontrar vagas como pesquisadores e a influência política em decisões que deveriam ser técnicas (Heroínas da ciência: brasileiras de sucesso incentivam garotas a seguirem seus sonhos acadêmicos), o que, por fim, faz com que o indivíduo deixe o país para se desenvolver no exterior, ou, por vezes, venda o projeto.

Estas duas vertentes, como muito frequentes, causam déficit no desenvolvimento científico do país, que acaba por não se desenvolver, tornando o mesmo, dependendo do exterior.

A representação do país no  exterior, juntamente a voz feminina na área científica, mostra que o Brasil, mesmo estando com uma política conturbada, ainda possuem jovens que querem mudar esta realidade e trazer novos feitos nacionais. É de responsabilidade dos jovens de hoje, trazer novamente a dignidade e desenvolvimento ao país, que agora reflete totalmente o oposto.

Segue o link da credencial:

http://eventos.caf.ufv.br/feiraciencias/wp-content/uploads/Of%C3%ADcio-048_-oficio-Indica%C3%A7%C3%A3o-trabalho-da-FECITEC-para-feira-de-Ci%C3%AAncias-na-Esc%C3%B3cia1.doc

Após a indicação, o projeto foi enviado para a segunda avaliação e aprovado. Deste modo, fomos convidadas a ingressar a delegação brasilleira na EISF.

Referências Bibliográficas

MORENO, Ana Carolina . Brasil cai em ranking mundial de educação em ciências, leitura e matemática. Disponível em: <https://g1.globo.com/google/amp/https://g1.globo.com/educacao/noticia/brasil-cai-em-ranking-mundial-de-educacao-em-ciencias-leitura-e-matematica.ghtml>. Acesso em: 27 dez. 2017.

ASCOM. CIPA Informa: A importância do Protetor Solar. Disponível em: <http://www.fasete.edu.br/noticias/568/cipa-informa-a-importancia-do-protetor-solar>. Acesso em: 27 dez. 2017.

PINTO, Jéssica Evelyn Santiago et al. ESTUDO DA ATIVIDADE FOTOPROTETORA DE DIFERENTES EXTRATOS VEGETAIS E DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÃO DE FILTRO SOLAR. 2013. 8 p. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) ( Farmácia)- Centro Universitário Cesumar – UniCesumar,
Paraná,2013. Disponívelem: <http://www.cesumar.br/prppge/pesquisa/epcc2013/oit_mostra/Jessica_Evelyn_Santiago_Pinto.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2017

DRECHSEL, Denise. Por que o ensino no Brasil forma pessoas pouco inovadoras?. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/por-que-o-ensino-no-brasil-forma-pessoas-pouco-inovadoras-acy8vg1hx92pbbrvwtev6x2eb/ampgp>. Acesso em: 27 dez. 2017.

SMAILI , Soraya. Sem investimento em ciência, o Brasil não terá solução. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/sociedade/sem-investimento-em-ciencia-o-brasil-nao-tera-solucao/@@amp>. Acesso em: 27 dez. 2017.

ORDÉAS, Jean. Por que Temer está contra a ciência?. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/blogs/vanguardas-do-conhecimento/temer-contra-a-ciencia-por-que/@@amp>. Acesso em: 27 dez. 2017.

ALCANTARA, Tiago . Heroínas da ciência: brasileiras de sucesso incentivam garotas a seguirem seus sonhos acadêmicos. Disponível em: <https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/heroinas-da-ciencia-brasileiras-de-sucesso-incentivam-garotas-a-seguirem-seus-sonhos-academicos-03022017?amp>. Acesso em: 27 dez. 2017.

PB, G1. Preço do protetor solar varia mais de 77% em João Pessoa, diz Procon. Disponível em: <http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2015/01/preco-do-protetor-solar-varia-mais-de-77-em-joao-pessoa-diz-procon.html>. Acesso em: 27 dez. 2017.

KOVALSKI, Mara Luciane; OBARA, Ana Tiyomi; FIGUEIREDO, Marcia Camilo. Diálogo dos saberes: o conhecimento científico e popular das plantas medicinais na escola . 2010. 13 p. Diálogo dos saberes (Diálogo dos saberes: o conhecimento científico e popular das plantas medicinais na escola )- Universidade Estadual de Maringá/UEM, Maringá, 2010.

DA SILVA, Luana Rosa; FRANÇA-BOTELHO, Aline do Carmo. Proteção solar para crianças: estudo preliminar sobre conhecimentos e atitudes dos pais. 2015. 6 p. Proteção solar para crianças (Proteção solar para crianças: estudo preliminar sobre conhecimentos e atitudes dos pais)- UNIARAXÁ, Araxá, 2015.DA SILVA, Luana Rosa; FRANÇA-BOTELHO, Aline do Carmo. Proteção solar para crianças: estudo preliminar sobre conhecimentos e atitudes dos pais. 2015. 6 p. Proteção solar para crianças (Proteção solar para crianças: estudo preliminar sobre conhecimentos e atitudes dos pais)- UNIARAXÁ, Araxá, 2015.

R$ 10,00

Agradecimentos no Facebook e Twitter.

Olá Mauro, tudo bem e você? Agradeço muito sua contribuição e se quiser visitar o projeto, é possível se tiver intenção de vir a Nairóbi, no Quênia. A escola fica em uma das favelas daqui. Obrigada mais uma vez!

É muito fácil participar.

Finalize em segundos!

Mais de 2 milhões de brasileiros

Pagamento seguro

Parcele em até 12X

Fale com a Kickante

A mais completa plataforma de
Crowdfunding do Brasil

R$ 430,00
da meta de R$ 70.000,000%

Encerrado!

ESTUDANTES BRASILEIRAS NA

-

Vaquinha Online

Educação

Campanha encerrada em 08/02/2018

Campanha Flexível

Destaque

Giselle Vaz Sousa

1º Kick

Carlo Possemato Cosso Alves

Maior Kick

Anônimo

+ Recente

R$ 10,00

Agradecimentos no Facebook e Twitter.

Olá Mauro, tudo bem e você? Agradeço muito sua contribuição e se quiser visitar o projeto, é possível se tiver intenção de vir a Nairóbi, no Quênia. A escola fica em uma das favelas daqui. Obrigada mais uma vez!

R$ 30,00

Sorteio de 2 canecas trazidas de Edimburgo

Parabéns pela iniciativa!!

+ 2 milhões

de brasileiros participando na Kickante

Meta: 1 bilhão para o Brasil.

Faça parte do movimento Kickante.

+ 100 mil projetos

São milhões de brasileiros impactados!

Painel Transparente

Veja o status real de toda contribuição.