COMO TUDO COMEÇOU?
Tudo começou e 2015 quando o irmão Pedro Hams, como assim é conhecido por muitos, teve um sonho onde foi direcionado pelo Espírito Santo a deixar sua cidade natal para evangelizar e cursar Ciências Agrárias na Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) campus de Unaí/MG. Ele iniciou a semeadura encorajado pelo Senhor saindo pelas ruas da cidade porta-a-porta pregando o Evangelho do Reino. Mais tarde, percebeu a necessidade de anunciar as Boas Novas também ao seus colegas universitários, surgiu aí o Sal & Luz Movimento Universitário que reunia semanalmente para o “Encontro na Sala 3” os estudantes para oração e estudos bíblicos temáticos. Como fruto deste serviço muitas pessoas se aproximaram de Deus e receberam uma nova carga de Fé em suas vidas. Quase três anos completos de sua ida para o campo, Hams teve um despertamento durante as aulas de Cooperativismo e Associativismo onde percebeu que poderia contribuir mais para expansão do Reino Vindouro, se organizasse a igreja (comunidade cristã) numa espécie de associação como era feito no ministério de Jesus, descrito em Lucas 8:1-3 (ACF):
“E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele, E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens.”
Completando-se os anos, durante uma oração fervorosa na casa da irmã Cidy Martins, junto com ir. Lucas Ariel, seu amigo, o Espírito Santo novamente falou com Pedro que deveria retornar para sua cidade, porque o Senhor faria uma grande obra no meio dos seus. Sem terminar os estudos abandonou o curso e retornou a sua cidade.
Não foi tarefa fácil reunir os irmãos conhecidos de seu antigo ministério para propor-lhes uma forma organizada que financiaria os “evangelistas” a cumprirem seu chamado. Desde então, começou a visitar seus irmãos na fé na tentativa de se ajuntarem para conclusão do propósito de Deus. Uma enxurrada de “nãos”, vieram na sequência para provar-lhe, mesmo assim, meses mais tarde, conseguiu reunir alguns cristãos oriundos em sua maioria do extinto ministério onde congregou por quase quatro anos, além de outros que ganhou para o Senhor durante seus serviços como evangelista itinerante em algumas cidades do país. Finalmente surgiria a AMEIN.
Atualmente a instituição conta com evangelistas, equipe técnica e recursos financeiros advindos dos associados e de doações voluntárias para manutenção dos campos estabelecidos em quatro estados brasileiros: MG, SP, RJ e BA. Além de impactos evangelísticos ao longo do ano, a associação também realiza aditividades de caráter humanitário e voluntário às famílias em vulnerabilidade social nos campos que administra. Somente na total dependência do Mestre (Jesus) e do colaboração da sua Noiva (Igreja) conseguiremos reverberar o Reino de Deus como ordenado:
“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc. 16:15)