O Grupo de Capoeira Angola Ypiranga de Pastinha existe há mais de 20 anos, constando na comunidade da Maré (morro do Timbau) acerca de 19 anos, os quais o mestre Manoel figura conhecida nacional e internacionamente vem se dedicando desde então ao projeto de vida que idealizou, que possui o objetivo de educar, socializar e conscientizar crianças e adolescentes da comunidade através das oficinas de capoeira, jongo, maculelê, vídeos, documentários, dentres outras atividades realizadas dentro e fora do espaço. Mas todas voltadas para ampliar os olhares de nossas crianças e fazer com que as mesmas enxerguem um mundo para além da favela.O trabalho nunca teve o financiamento do Governo sob nenhuma esfera, assim como também nunca contou com políticos, ONGs ou quaisquer meios, que não fossem através de doações, ajuda de amigos do mundo da capoeira e pelo próprio esforço do mestre em manter a tradição viva da Capoeira Angola.
A relevância, se não urgência do projeto se dá pela negação inúmeras vezes do SUS (Sistema Único de Saúde) à cirurgia de coxartrose que o mesmo deve realizar o quanto antes. A artrose é caracterizada pelo desgaste das cartilagens das regiões conhecidas como ligamentos do corpo, que por sua vez dão a flexibilidade para que nos movimentamos sem nenhum dano devido aos ossos estarem ligados. A coxartrose, que é o problema apontado com laudo medíco por especialista na área, é uma artrose de articulação femural, ou seja, ela além de provocar o desgaste na cartilagem, faz com que após este desgaste o ossos da bacia se choquem com os do fêmur, provocando então a lesão e consequentemente dores, dificuldade de locomoção e até um possível atrofiamento dos ossos.
O mestre se encontra num estágio avançado, aonde de fato só a cirurgia resolve, e de acordo com os especialista em traumatologia consultados na rede particular, já que a espera na rede pública se dá a 2 anos e o mesmo não pode mais esperar, a cirurgia fica em torno de R$ 40,000 mil reais. Logo pelo que o mestre representa para o mundo da capoeira, e sobretudo pelo trabalho que o mesmo desenvolve na comunidade da Maré de forma gratuita, nós, seus alunos pedimos a colocaboração de amigos de dentro e de fora do mundo da capoeira, para que assim possamos o quanto antes possibilitar a cirurgia de nosso mestre. Aqueles que conhecem a pessoa de mestre Manoel e seu trabalho sabem de sua importância pela manutenção ancestral da capoeira angola, assim como a imensa perda que seria, talvez de proporções inimagináveis se o mesmo se afastasse deste cenário que é nossa herança cultural sobretudo.
Contamos com a colaboração de todos e estamos disponíveis para quaisquer dúvidas em relação a cirurgia e ao trabalho realizado na Maré. Assim diz meu mestre:
"na favela o meu fuzil é o berimbau"!
É muito fácil participar.
Finalize em segundos!
Mais de 2 milhões de brasileiros
Pagamento seguro
Parcele em até 12X
Campanha Flexível
Destaque
1º Kick
R$ 10,00
Maior Kick
+ Recente
de brasileiros participando na Kickante
Faça parte do movimento Kickante.
São milhões de brasileiros impactados!
Veja o status real de toda contribuição.