Concorrendo com outras 4.716 equipes, o projeto Gutta foi um dos 3 projetos selecionados para a final, em sua categoria, na Talent and Innovation Competion of the Americas 2018. E também somos a única equipe brasileira participante dessa edição.
O Gutta tem como objetivo a fabricação e venda de produtos como velas e sabões, reutilizando óleo de cozinha que seria descartado. Essa produção tem a finalidade de criar uma consciência ambiental e melhorar a qualidade de vida para todos na Vila Residencial, bem como empoderar e complementar a renda familiar dos moradores diretamente engajados na produção. A Vila é uma comunidade localizada na Ilha do Fundão, dentro do campus da Cidade Universitária da UFRJ. Devido à sua proximidade com a região do mangue, a comunidade sofre com os efeitos do aumento da maré, com incidência de enchentes que podem chegar a até 5 vezes ao ano. As galerias de esgoto, prejudicadas pelo descarte indevido de óleo, recebem manutenções periódicas, a fim de limpar a caixa de gordura e reverter os danos causados por essa prática.
O projeto funciona da seguinte forma: são feitas campanhas de conscientização ambiental constantemente na Vila, para que os moradores criem o hábito de entregar seu óleo no ponto de coleta. Já em relação à produção, algumas moradoras, que demonstram interesse em participar da marca de produtos artesanais, recebem capacitações diversas sobre empreendedorismo e gerenciamento de negócios e participam de oficinas de produção. Assim, ocorre o desenvolvimento de suas habilidades e a estruturação, junto com o time Enactus UFRJ, de toda a marca de produtos.
É importante ressaltar que toda a pesquisa de fórmulas e procedimentos para a confecção dos produtos, bem como as capacitações voltadas para o empreendedorismo são feitas pelos alunos participantes em parceria com outras iniciativas da universidade, o que colabora para o desenvolvimento do conhecimento e trabalho em rede.
As atividade hoje exercidas pelo projeto Gutta, se baseiam nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta agenda é formada pelos 17 objetivos, que devem ser implementados por todos os países do mundo durante os próximos 15 anos, até 2030. O Gutta é responsável por implementar 11 dos 17 objetivos buscados pelas Nações Unidas. Sendo eles:
1. Erradicação da pobreza; 3. Saúde e bem estar; 4. Educação de qualidade; 5. Igualdade de gênero; 8. Trabalho decente e crescimento econômico; 10. Redução das desigualdades; 11. Cidades e comunidades sustentáveis; 12. Consumo e produção responsáveis; 14. Vida na água; 15. Vida terrestre; 16. Paz, justiça e instituições eficazes.
A Competição de Talento e Inovação das Américas (TIC Americas) - organizada pela Young Americas Business Trust (YABT), é uma plataforma de aceleração de negócios para jovens empreendedores que promovem suas ideias de negócios e Startups. TIC Américas fornece orientação, treinamento, mentoria, capital de semente, investimento e acesso a uma ampla rede internacional.
Independentemente do nível da solução e do modelo de negócios, este programa é adaptado para ajudar os empreendedores na sua jornada de escalabilidade e sustentabilidade. Todos os anos, as principais soluções de negócios inovadoras são identificadas; os empreendedores são treinados e recebem orientação para promover um desenvolvimento mais sustentável e inclusivo na América Latina e no Caribe.
Desde 2009, o TIC Américas, em aliança com a PepsiCo Beverages América Latina, desenvolveu o Eco-Desafio, uma categoria ambiental especial dentro da TIC Américas que apoia o desenvolvimento sustentável no Hemisfério Ocidental através da inovação ambiental e do empreendedorismo. Através de suas oito edições, o Eco-Desafio ajudou a desenvolver 9,397 propostas de negócios em 31 países. Em 2018, o edital alcançou um recorde de submissões, com 4,716 propostas de 41 países entre todas as suas categorias.
O Eco-desafio busca o desenvolvimento de soluções inovadoras desenvolvidas por jovens que permitem a melhoria da qualidade de vida. Possível através de uma abordagem tripartida dividida nas subcategorias: Nutrição, Meio Ambiente e Mulheres. Na categoria Mulheres, na qual o Gutta é finalista, o objetivo é buscar soluções que reduzem a desigualdade de gênero, especialmente apoiando o acesso ao mercado de trabalho e o empoderamento econômico e social para mulheres, em resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Este ano, a final do TIC Americas 2018 acontecerá nos dias 11 e 12 de abril, em Lima, Peru. A competição faz parte do programa do V Fórum de Jovens Americanos, uma atividade oficial da VIII Cúpula das Américas.
Nosso projeto conta com cinco membros e apenas um deles terá sua passagem e hospedagem custeadas pela organização do evento. Portanto, para que toda a equipe possa participar, serão necessários os seguintes serviços:
*Dados obtidos em 01/03/2018
É muito fácil participar.
Finalize em segundos!
Mais de 2 milhões de brasileiros
Pagamento seguro
Parcele em até 12X
Campanha Flexível
Destaque
1º Kick
Maior Kick
de brasileiros participando na Kickante
Faça parte do movimento Kickante.
São milhões de brasileiros impactados!
Veja o status real de toda contribuição.