A construção do conhecimento é bastante enriquecida pela abordagem experimental, pois a formação do pensamento e das atitudes do sujeito dá-se majoritariamente no decorrer da interação com os objetos e com o outro.
Sabe-se que o acesso a materiais comuns aos Laboratórios de Ciências não é realidade na maioria das escolas públicas do Brasil. Inclusive, de acordo com dados do último Censo Escolar do MEC, cerca de 27 milhões de estudantes da Educação Básica estudam em escolas públicas e privadas que não possuem estas instalações.
Na Educação de Jovens e Adultos e, sobretudo, na situação de estudantes privados de liberdade (regime fechado ou semi-aberto), a carência instrumental alia-se a outros muitos desafios. Nesta modalidade de ensino, diminui-se o espaço de oferta, acesso, participação, divulgação e fomento das políticas de alfabetização científico-tecnológicas efetivas e isto, queridos (as), isto não pode!
Microscópio? MICROSCÓPIO pode. Contudo, nunca nem viram. "Din din din. Assume, pega na nossa mão". São caros, não consigo sozinha. Por isso, eu e meus alunos, hoje das Unidades Prisionais, mas de toda a VIDA contamos com vocês.
Tks.