Funcionando como Clube Treze de Maio desde 1903 e como Museu Comunitário Treze de Maio desde 2002, este espaço histórico do Movimento Negro de Santa Maria passa por graves problemas estruturais em seu prédio, o que ocasionou (em agosto de 2014) a sua interdição, suspendendo assim as atividades desenvolvidas no local e deixando vários ativistas, dinamizadores, alunos e membros da comunidade em geral sem espaço para suas tividades.
Para nós do movimento negro a interdição do prédio não significa só o fechamento das portas, mas a interdição de uma história de 113 anos de luta e resistência do Movimento Negro de Santa Maria que desde a sua fundação em 1903 ocupou aquele espaço e deu a ele o significado que tem hoje, um espaço de identidade e de autoafirmação.
O Museu Treze de Maio é o local aonde aconteciam oficinas de dança afro, capoeira, percussão, samba, encontros da juventude negra e do grupo vocal de mulheres negras, trabalhando com a autoestima e autoimagem positivas de homens, mulheres e crianças negras. Este é um dos lugares aonde o Movimento Negro se encontrava, bem como os alunos da educação básica e do Ensino Superior realizavam suas pesquisas e seus estágios acadêmicos, cuidando e preservando com a comunidade o acervo do Museu Comunitário Treze de Maio.
A interdição do prédio tira mais do que o espaço da comunidade negra de Santa Maria, tira sua identidade, seu espaço de diálogo e de construção, de uma cidadania plena, positivada e autoafirmada.
É muito fácil participar.
Finalize em segundos!
Mais de 2 milhões de brasileiros
Pagamento seguro
Parcele em até 12X
Campanha Flexível
Destaque
1º Kick
R$ 10,00
Maior Kick
R$ 150,00
+ Recente
de brasileiros participando na Kickante
Faça parte do movimento Kickante.
São milhões de brasileiros impactados!
Veja o status real de toda contribuição.