Você conhece a Shalla? Muita gente passou a saber quem ela é em 2014, quando o Facebook celebrou uma década, escolhendo 10 histórias incríveis sobre conexão humana. Aqui no Brasil a mídia social selecionou a da Shalla e do poeta Raimundo, que morava há 35 anos nas ruas de São Paulo.
Assinando como “O Condicionado”, ele escrevia e distribuía poesias a quem se interessasse. Graças a essa amizade improvável e verdadeira entre uma vizinha recém chegada no bairro e um senhor de quase 72 anos, ele foi encontrado pelo irmão e voltou para junto da família, da qual vivia separado há 51 anos. Se você ainda não assistiu a esse vídeo, prepare os lenços, por que é lindo demais.
Um elemento muito interessante nessa história foi a utilização inédita (estamos falando de 2011!) de uma mídia social, o Facebook, como instrumento para ajudar na ressignificação e reinserção social de uma pessoa em situação de rua.
Nas palavras da Shalla: “o primeiro e mais importante passo é criar um vínculo genuíno de afeto para transmitir amor, pois quem vive nesta situação possivelmente perdeu seus vínculos de afetos. E a partir daí, por meio da criação de uma Página, fazer com que a pessoa se veja e seja vista por outras pessoas, além do invólucro estigmatizante e da barreira quase intransponível que separa quem tem e quem não tem teto”.
Intuitiva e empiricamente, a Shalla criou um método há nove anos, que já foi implementado com outras duas pessoas em situação de rua, tendo todas saído desta condição. A história mais recente foi a do Adriano, o Guardião (foto abaixo), que viveu por 15 anos nas ruas da Vila Madalena, e há quase um ano retornou à convivência familiar.
Eu me chamo Pedro de Luna e conheci a Shalla em 1993, quando ingressamos juntos no curso de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Ela sempre foi uma pessoa simples, amorosa e dona de um coração maravilhoso. Com o passar do tempo cada um seguiu o seu rumo e, quando nos reconectamos novamente, estávamos os dois morando em São Paulo.
Fiquei encantado com as experiências que ela têm com pessoas em situação de rua e seu entusiasmo em falar sobre isso! Recentemente ela me contou que a sua grande vontade e Missão Pessoal é sistematizar o seu aprendizado num Movimento, cujo objetivo é ajudar a encorajar e capacitar qualquer pessoa no mundo a se aproximar de pessoas em situação de rua, utilizando as premissas criadas em 2011: abordagem carinhosa, criação de vínculo de afeto e o bom uso da tecnologia para ressignificação e reinserção social.
Então eu me ofereci a ajudá-la a implementar esse Movimento que começa com a sistematização da Metodologia num livro, que será disponibilizado gratuitamente na internet, para que sua abordagem seja difundida mundialmente e atinja o maior número de pessoas.
Acima, Shalla e Pedro em 1993 na UFF e abaixo nos dias de hoje, ainda grandes amigos.
Estamos cheios de planos e pretendíamos que o Movimento fosse financiado através de convênios, editais, doações e o que mais fosse possível. Mas aí veio a pandemia e tudo ficou mais difícil.
Porém, acreditamos que é justamente no momento de dor que todos estamos vivenciando que faz mais sentido falar de amor e aproximação, quando as pessoas não podem estar fisicamente próximas, e por isso resolvemos lançar agora esta campanha.
Agradecemos muito qualquer contribuição, pois este suporte é fundamental para viabilizarmos o Movimento, que está apenas começando. Cada colaborador terá o seu nome nos agradecimentos do livro e será convidado para as ações que o Movimento fará daqui em diante. Depois a gente conta tudinho pra você.
Pedro de Luna
É muito fácil participar.
Finalize em segundos!
Mais de 2 milhões de brasileiros
Pagamento seguro
Parcele em até 12X
Campanha Flexível
Destaque
1º Kick
R$ 10,00
Maior Kick
+ Recente
de brasileiros participando na Kickante
Faça parte do movimento Kickante.
São milhões de brasileiros impactados!
Veja o status real de toda contribuição.